(Por Laura Gonçalves Sucena)

Alguém duvida que as competências socioemocionais são importantes ao longo da vida? Seja no âmbito pessoal, escolar ou profissional, o autoconhecimento, o controle das emoções, a sociabilidade, os relacionamentos saudáveis e as tomadas de decisões conscientes são importantes para a boa convivência e desenvolvimento de projetos de vida.

Pensando nisso, a segunda oficina para os grupos de alunos e professores das nove escolas vencedoras do Atitude Educação 2018 trouxe o tema “Competências Socioemocionais”. O objetivo foi discutir e aprofundar as habilidades necessárias para que os projetos dos jovens protagonistas possam evoluir com sucesso em suas escolas e, ainda, como utilizar esse conhecimento para a vida.

Para aquecer as atividades, os alunos assistiram a um vídeo que mostrava a importância do controle entre a razão e a emoção. “Ao longo do nosso dia, temos diversos sentimentos, como raiva, alegria, angústia e outros, mas temos que nos controlar e por isso é importante falarmos sobre as competências socioemocionais. A intenção é mobilizar atitudes, valores, conhecimentos e habilidades que possam estimular soluções criativas e criar uma sociedade socialmente mais justa e humana”, definiu Cristiane Stefanelli, coordenadora de projetos para o Protagonismo da Fundação Educar DPaschoal.

De acordo com Raika Aquino, técnica responsável pelo projeto Atitude Educação, nesta etapa os vencedores do Atitude Educação são convidados a mergulharem e vivenciarem a tomada de decisão responsável e o senso de resolução de problemas tanto na atuação na escola quanto no âmbito social. Essa experiência se dá por meio de dinâmicas que têm o intuito de chamar a atenção para importância de competências que possibilitem a percepção de importantes questões.

“Não só o mercado de trabalho e o ambiente escolar, mas o mundo todo sofre com as mudanças geradas pela tecnologia. Por isso, proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais é essencial para que os participantes se adaptem a esse contexto instável”, falou Raika.

Competências, habilidades e diversão

A primeira competência apresentada foi a do Autoconhecimento, que é o ato de reconhecer as próprias capacidades, valores, motivações, emoções e compreender como os outros nos percebem e nos interpretam. “Toda competência está relacionada a habilidades. E para nos conhecermos, precisamos, por exemplo, identificar e reconhecer nossas emoções e a dos outros, o que causa cada uma das emoções, reconhecer nossas facilidades e dificuldades e identificar valores”, apontou Cristiane.

Para que os jovens e seus professores compreendessem ainda mais as competências, a equipe da Fundação Educar, parceira do Projeto Atitude Educação, propôs a dinâmica Fuga dos Quadrados. Os jovens unidos se divertiram, em meio as dificuldades propostas pela dinâmica, para alcançar o objetivo proposto.  A intenção foi mostrar a importância de uma boa escuta, a confiança, o entendimento e  interpretação.

Outra competência abordada foi a Autorregulação – capacidade de gerenciar emoções, pensamentos e comportamentos. Assim, é possível planejar e trabalhar os objetivos; passar por obstáculos; monitorar o próprio progresso; controlar atenção e ignorar distrações e muito mais.

A Sociabilidade também foi tema entre as competências. “É permitir que os indivíduos levem em consideração perspectivas alheias e sejam empáticos com outras pessoas. É perceber o que acontece ao nosso redor e o quanto nos importamos com isso”, contou Cristiane.

As competências de Relacionamento também são eficazes, permitindo que os alunos desenvolvam e mantenham relações saudáveis com os outros, incluindo as habilidades de resistir a pressões negativas, resolver conflitos interpessoais e buscar ajuda quando necessário.

“No nosso projeto, contar com uma boa comunicação e ter relacionamentos saudáveis é essencial. Cada dia que participo de uma oficina aprendo mais. Hoje estamos aprendendo a nos conhecer e a ter uma comunicação efetiva e isso realmente faz a diferença”, contou a estudante, Emili Fortunato.

Uma última competência, a de Decisões Responsáveis, também se mostrou necessária. “A tomada de decisões permite que os estudantes pensem sempre em múltiplos fatores, tais como ética, valores, respeito e segurança, na tomada de decisões. Essa competência inclui a capacidade de resolução de problemas, sejam eles sociais ou escolares”, apontou Cristiane.

Para que as competências sejam aplicadas, a equipe do Atitude Educação propôs um exercício de escuta. Com muita atenção e uma pitada de diversão, os alunos e professores, em duplas, trocaram experiências vividas e essas foram reproduzidas pelos seus pares. A ideia é mostrar a importância da escuta, que acontece em cinco níveis: ignorar; fingir escutar; escuta seletiva; escuta atenta; e escuta empática.  

Para a estudante Lana Ferreira, as oficinas estão trazendo experiências que serão sempre úteis. “Esse aprendizado será levado para toda minha vida. Estou me conhecendo melhor, percebendo que sou protagonista e que é preciso escutar o próximo com atenção”, disse.

Atitude Educação

Com o tema “Participação: Transformar ideias em ações”, o Atitude Educação 2018 é um dos projetos integrantes do Programa Juventudes da Fundação FEAC e visa conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades.

Correalizado em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual do município de Campinas/SP.

Ao todo, nove escolas tiveram projetos vencedores, que receberão recurso financeiro de até R$ 5.000,00 cada, a ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento das ideias e ações selecionadas.

As oficinas visam orientar os grupos e qualificar os projetos que serão desenvolvidos em cada uma das escolas. As próximas capacitações acontecem nos dias 26 de outubro, 12 e 30 de novembro.

Sobre o Programa Juventudes

Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

Confira as escolas vencedoras do Atitude Educação 2018 e seus projetos:

Rede Municipal

EMEF Benevenuto de Figueiredo Torres: “Horta do Benê”
EMEF Maria Pavanatti Fávaro: Intervalo Participativo
EMEF Padre Leão Vallerie: #Papodemenina

Rede Estadual Oeste

EE Prof. Newton Pimenta Neves: Quadra em Foco
EE Jornalista Roberto Marinho: Mais Lazer na Escola
EE Prof. Luiz Galhardo: Leitores em ação

Rede Estadual Leste

EE Culto à Ciência: Manejo de resíduos sólidos: Bio, Esfera – Engenheiros mirim
EE Adalberto Prado e Silva: Projeto INMI – Interagindo na Melhor Idade
EE Prof.ª Castinauta de Barros Mello e Albuquerque: Amigos do Recreio