Atitude Educação2018-08-13T15:56:41+00:00

FINALISTAS
REGULAMENTO
EDITAL RETIFICADO
BANCO DE ATITUDE
EDIÇÕES ANTERIORES

Jovens e adolescentes protagonistas, capazes de transformar suas realidades e gerar impacto positivo na sociedade!  Essa é a proposta do projeto Atitude Educação, iniciativa do Programa Juventudes da Fundação FEAC, que tem como tema neste 2018 a “Participação: Transformar ideias em ações”. 

Liderado pela Fundação FEAC e a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação pretende conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades.

Visando reconhecer, apoiar, divulgar e investir na formação e consolidação de núcleos de protagonismo, o Atitude Educação 2018 tem como foco principal o processo formativo que ocorrerá por meio de encontros para os integrantes dos núcleos selecionados.

A ideia é que eles experimentem vivências que propiciem visão sistêmica, o despertar para o empreendedorismo, desenvolvimento de liderança, entre outras habilidades e competências para o desenvolvimento integral do indivíduo no século XXl.

Os núcleos serão formados por alunos do ensino fundamental ll e/ou ensino médio e educadores de escolas públicas de Campinas.

Período de Inscrição:
De 30 de abril a 08 de junho de 2018.

Categoria 1: Rede Municipal de Ensino de Campinas


Categoria 2: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Leste


Categoria 3: Rede Estadual de Ensino – Diretoria Regional de Ensino Campinas Oeste

Quem pode participar?

Poderão inscrever-se ideias/ações de núcleos protagonistas mistos (aluno e educador) do Ensino Fundamental ll e Ensino Médio das Redes Públicas de Ensino Municipal e Estadual da cidade de Campinas/SP.


A minha escola não possui grêmio, podemos participar?

Sim. O projeto é voltado para núcleos de protagonistas mistos (composto por alunos e educador). Se sua escola não possui grêmio, junte seus amigos e participe!


Como fazer a inscrição?

A inscrição deverá ser feita AQUI.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e gravar um vídeo com no máximo três minutos, explicando qual ideia/ação será desenvolvida, seus objetivos e os resultados pretendidos futuramente. O vídeo deverá contar com a participação da unidade escolar (diretor) e/ou o representante legal da Associação de Pais e Mestres – APM* validando o apoio institucional ao desenvolvimento da ideia/ação.


Existe outra forma de inscrição além do site?

Não, as inscrições deverão ser realizadas somente AQUI.


O que fazer caso o núcleo de protagonistas tenha alguma dificuldade de acesso a computadores e internet?

Uma opção seria o acesso por meio de um dos Telecentros Comunitários localizados na cidade de Campinas.


É preciso ter um projeto estruturado, para participar do Projeto Atitude Educação?

Não, a proposta é que os alunos inscrevam ideias que gerem impacto positivo na escola ou comunidade, mesmo que ainda não tenha um planejamento estruturado.  


Quais informações devem estar no vídeo?

O vídeo deverá conter as seguintes informações:

Escola participante;

Objetivo da Ideia/ação;

Relevância/impacto na escola e ou comunidade, da Ideia/ação;

Deverá responder à questão: Por que a ideia/ação merece investimento para o desenvolvimento em 2018?

Também deverá conter a participação do representante legal da unidade escolar (diretor) e/ou da APM apoiando a execução do projeto.


Todos os participantes do grupo precisam participar do vídeo?

Não. Os alunos terão liberdade de desenvolver o material, desde que sigam as orientações do regulamento.


O vídeo precisa ser feito com qualidade profissional?

Não. A ideia é que os alunos possam fazer os vídeos com nenhum gasto, utilizando seus celulares e computadores. Para isso, é permitido o uso de aplicativos e/ou softwares que possibilitem a edição do material. Sugerimos que acessem as DICAS PARA FAZER O VÍDEO.


É necessária a fala do diretor no vídeo apoiando o projeto?

Sim. O vídeo deve ser feito com a participação do diretor, afinal ele é o responsável legal pela instituição.


Como saber se a inscrição foi realizada com sucesso?

Em até 24 horas a partir do envio da inscrição a escola deverá receber um e-mail de conformação enviado pela equipe do Projeto Atitude Educação.


O que fazer caso a escola não receba em até 24 horas o e-mail de conformação da inscrição?

Deverá enviar um e-mail para o endereço eletrônico [email protected] solicitando o envio da confirmação da inscrição.


Como será o processo de seleção?

A seleção das ideias/ações ocorrerão em três etapas:

1 – Triagem

Todas as inscrições serão avaliadas e aquelas que não atenderem aos critérios desse regulamento serão automaticamente desclassificadas.

2 – Avaliação técnica para seleção das escolas finalistas

Todas as ideias/ações que passaram pela etapa da triagem serão avaliadas por uma comissão técnica no período de 28/05 a 01/06, que indicará 18 (dezoito) finalistas.

Estas finalistas receberão mentoria para qualificação de suas ideias/ações.

3 – Banca final para definir os vencedores

Após processo de mentoria, os 18 (dezoito) grupos núcleos protagonistas mistos apresentarão suas ideias/ações a uma banca examinadora que selecionará as 9 (nove) melhores iniciativas, necessariamente 3 (três) de cada categoria, que deverão ser desenvolvidas ainda em 2018.

  1. Como gravar o vídeo – Não tem uma câmera? Não tem problema! Use o celular.
  2. Pense antes na forma e no conteúdo– O momento de criação do vídeo é um dos mais importantes. Escolha o tema, abordagem e planeje cada passo para criar o vídeo que você desejaria assistir. (leia as normas do regulamento)
  3. Faça um roteiro antes de filmar –  A mensagem deve ser transmitida de maneira clara e objetiva com uma narrativa que conte a história de forma cadenciada.
  4. Atenção com a luz – A cena deve estar bem iluminada. Problemas de iluminação podem distrair o público e comprometer a qualidade do vídeo.
  5. Atenção com o áudio – Grave o vídeo em local silencioso para que ruídos externos não comprometam a qualidade final do material.
  6. Atenção com a trilha sonora – Use somente trilha sonora autorizada – Cuidado para não utilizar músicas protegidas por direitos autorais, o que poderá fazer com que o seu vídeo seja retirado do Youtube, por exemplo, por contrariar as regras de utilização.
  7. Crie títulos e chamadas atrativas – As descrições precisam definir bem a ideia/ação proposta de forma criativa.
  8. Atenção aos prazos – Desenvolva o trabalho sempre com atenção às datas estabelecidas no regulamento. Não deixe para última hora! Lembrando: as inscrições estão abertas do dia 03 a 25 de maio de 2018.

E-mail: [email protected]
Telefone: (19) 3794-3547

CORREALIZADOR

PARCEIRO

X