fbpx
Programa Juventudes2018-10-11T16:33:13+00:00

O Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

O programa promove a participação juvenil, incentivando a valorização da opinião dos jovens nas questões que lhes afetam individual e coletivamente.

Investe para que os jovens possam ter espaços de reflexão, debate e construção de propostas que incentivem a autoproteção e a construção de projetos de vida. Contribui também para que os jovens sejam referências positivas nas suas comunidades.

Neste sentido, estimula o protagonismo juvenil propositivo fomentando a capacidade de liderança e cooperação para atuarem como agentes de transformação de suas realidades. Para isso, é necessário colocar o jovem na centralidade da construção da sua própria história e ainda ampliar o senso e pertencimento, melhorar o clima nas escolas, estimular a adoção de práticas conscientes em relação à saúde, incentivar a resolução de conflitos através de meios pacíficos, fomentar o respeito as diferenças.

Adicionalmente, o programa também propõe projetos que contribuam com a concretização destes projetos de vida nos seus mais diversos aspectos, em especial que possibilitem ampliar oportunidades de inserção no mundo do trabalho.

Desde 2014, a Fundação FEAC já vem se dedicando à criação de espaços apoiando 31 instituições que desenvolvem trabalhos com jovens. A Fundação FEAC também apoiou a criação da Rede Articula Juventude (REAJU) e a criação do Conselho da Juventude, em 2015. Em 2016 iniciou o projeto Atitude Educação, com o objetivo de conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas.

Incentivar a criação de espaços de participação e aprendizado social no qual os jovens tenham papel de protagonistas


Fomentar que os jovens sejam referências positivas e agentes de transformação social em suas comunidades

Apoio institucional às OSCs que executam ações com Juventude

Apoio institucional a 28 Organizações da Sociedade Civil executoras de serviços e ações para público Juventude.


Atitude Educação

Jovens e adolescentes protagonistas, capazes de transformar suas realidades e gerar impacto positivo na sociedade.


REAJU – Rede Articula Juventude

Rede de educadores, serviços e referências juvenis, articulada, mobilizada e fomentando políticas e projetos com metodologias inovadoras e inclusivas que atendam a juventude.


Identidade & Saberes

Educadores Sociais jovens engajados no processo de construção um Caderno Prático de Atividades e Oficinas para Público Jovem a partir de concepções e ideias criadas entre pares, com propósito de contribuir para que profissionais da área social tenham subsídios e ferramentas em sua atuação com a juventude.


Projeto Comunica Aí – Agência Comunica-Ação

Jovens atuantes nos espaços de participação e aprendizado social, por meio do uso de ferramentas tecnológicas, com o objetivo de produzir campanha de comunicação para a Xl Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Campinas.


Jovens Mobilizadores para Saúde Sexual e Reprodutiva

Jovens capacitados e preparados para atuarem como multiplicadores sobre os deveres e direitos em relação a temática saúde sexual e reprodutiva.


Trampo Social

Jovens capacitados a atuarem no mercado de trabalho como educadores sociais visando a transformação de sua própria vida e serem referência para outros jovens que se interessam em ser educadores sociais.

PARCERIAS

X