(Por Laura Gonçalves Sucena)

Mais de 600 pessoas aproveitaram a tarde do último sábado, dia 13 de abril, nas diversas atividades realizadas durante a 1ª edição de 2019 do projeto UrbaniZarte. Desta vez, a iniciativa que visa incentivar a identidade e o pertencimento local e ainda estimular a socialização e a convivência comunitária, aconteceu na região do Vila Olímpia.

Realizada em parceria com o Instituto SEMEAR, a iniciativa da Fundação FEAC contou com a participação ativa do Instituto Cidas (Centro Integrado de Desenvolvimento em Apoio Social), que fez parte do núcleo criativo, e ainda compôs as atividades da Virada Sustentável de Campinas, evento cultural, social e esportivo, baseado nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, teve programação na mesma data.

“Tivemos o desafio de pensar e realizar o UrbaniZarte em apenas 40 dias, para que o evento pudesse fazer parte da Virada Sustentável.  Apesar da correria, acredito que o dia de hoje foi um sucesso. Trouxemos muitas atrações, serviços e atividades para toda a família e conseguimos agitar o pessoal”, garantiu Sandoval de Brito, fundador do Cidas.

De acordo com a líder do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação Feac, Sílnia Prado, o UrbaniZarte cumpriu seu papel. “Reconhecer o que é importante para o território, ressignificar espaços e articular lideranças e equipamentos locais para pensar e criar coletivamente para os outros são os desafios deste projeto. Afinal, desenhar uma ação desse porte implica em diálogo e integração”, contou.

Para Gabriela Domingues de Castilho, assistente social do SEMEAR e uma das responsáveis pela organização do UrbaniZarte, a ação veio ao encontro da demanda do território. “Estamos num local muito carente de atividades socioculturais e trazer essas atividades para a população é colaborar com a cidadania e o fortalecimento de vínculos. A Praça de Esportes precisa oferecer atividades para que as pessoas se apropriem dela, caso contrário é utilizada para outros propósitos”, comentou.

A ação ainda visa incentivar ações coletivas para fortalecimento de vínculos que já acontecem isoladamente, identificando lideranças e potencializando atuação de grupos que possuem diversidade em expressão cultural, artística e esportiva. A FEAC executa e viabiliza o UrbanizZarte, gerando oportunidades para que instituições que estão nos territórios em que a ação acontece sejam parceiras técnicas dessa intervenção e até líderes protagonistas das iniciativas.

Participação e diversão

A tarde ensolarada inspirou as famílias que aproveitaram cada minuto do evento e das apresentações. A criançada que lotou a Praça de Esportes brincou, correu e ainda participou das oficinas de pipa,  origami e abayomi. Também teve brincadeiras antigas, recreação com bexigas e pintura de rosto.

Com o propósito de incentivar a identidade e o pertencimento local e estimular a socialização e a convivência comunitária, o UrbaniZarte do Vila Olímpia surpreendeu pela plateia que se reuniu para assistir as apresentações culturais ocorridas no teatro de arena a céu aberto da praça.  

“Está tudo muito bonito e as apresentações dessa moçada são demais. Hoje estou com toda a família para ver minha neta. É muito bom ter atração para a gente ver no final de semana”, contou dona Risonete Maria do Nascimento.

Rosana Graciano da Silva, comerciante, também trouxe a família para se divertir. “Aqui somos carentes de atividades culturais e esportivas. Precisamos de atividades nos finais de semana aqui na praça porque as famílias acabam não frequentando esse espaço. Hoje o dia foi muito agradável”, comentou. 

A dona de casa Patrícia Pereira também elogiou o dia. “Eu moro nos predinhos aqui perto e quando chega o final de semana a gente não tem o que fazer. As crianças precisam de espaço para correr e brincar e ter um dia como esse foi muito bom. Precisa ter mais vezes”, disse.

E além das apresentações de hip hop, show dog da Guarda Municipal, capoeira, dança circular e Taekwondo, a tarde ainda contou com a apresentação do Maculelê, da Casa Maria de Nazaré (unidade Casa dos Anjos), instituição do bairro Campo Grande. “Recebemos o convite da FEAC para fazer a apresentação fora do nosso território e ficamos muito felizes. É uma experiência única que permite aos nossos adolescentes uma nova vivência. Foi muito positivo porque eles aprendem a respeitar o espaço do outro, conhecem novas culturas e isso traz um crescimento cultural”, apontou a pedagoga da instituição Rafaela Canela.

Os participantes também puderam desfrutar de diversos serviços gratuitos como corte de cabelo, informações sobre cursos profissionalizantes, roda de conversa sobre drogas e tendas do Conselho Local de Saúde, do Hospital do Amor e sobre prevenção e direitos sexuais e reprodutivos.

“Fomos convidados para divulgar nosso serviço gratuito de mamografia orque estamos com uma carreta percorrendo o distrito Norte. Estamos informando às mulheres entre 40 e 69 anos que desejam fazer o exame para procurarem o centro de saúde local e fazer o cadastro. Está sendo muito produtivo participar do UrbaniZarte”, contou a enfermeira Sueli Razo.   

Virada Sustentável

No clima da sustentabilidade, o UrbaniZarte Vila Olímpia esteve na agenda da Virada Sustentável e fez por merecer. No evento, a criançada entrou no clima do cuidado com o meio ambiente e fez um mutirão para cuidar do lixo.

Eric de Oliveira, 7 anos, curtiu muito o dia repleto de atrações e na hora de ir embora foi recolher o lixo que ficou espalhado. “A gente tá deixando tudo limpinho. O dia hoje foi muito legal e agora vamos cuidar da praça”, contou.

E esse foi o clima, incentivar e inspirar as ações em prol do meio ambiente por meio de atividade culturais.

UrbaniZarte

O UrbaniZarte, projeto do Programa Fortalecimento de Vínculos da Fundação FEAC, tem como objetivo incentivar a identidade e o pertencimento local e estimular a socialização e a convivência comunitária, consolidando assim as redes locais dos territórios de Campinas para o pleno desenvolvimento humano.

Sobre o Programa Fortalecimento de Vínculos

Iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

 Confira a programação do UrbaniZarte Vila Olímpia:

Oficinas

Origami

Construção de Pipa

Montagem de Abayomi

 

Recreação

Pega Corrente

Rabo de Cavalo

Resgate de Brincadeiras

Recreação com bexigas

Pintura no Rosto

 

Apresentações

Hip Hop

Aulão de Capoeira e Roda

Dança Circular

Lian Gong

Movimento Vital Expressivo

Taekwondo

 

Serviços

Corte de Cabelos Masculinos

Cursos Profissionalizantes

Roda de Conversa sobre Drogas e Redução de Danos

Tenda do Conselho Local de Saúde

Tenda Informativa sobre Prevenção e os Direitos Sexuais e Reprodutivos

Alimentação Gratuita

 

Parceiros nesta ação:

C.S San Martin

SEMEAR Vila Olímpia

Grupo Raça

Cordão de Ouro Capoeira San Martin

Grupo Estar Bem

AESCISP

Instituto CIDAS

Casa da Criança MEIMEI

Instituto Federal de São Paulo – IFSP

 

Apoio

 

EMDEC

Guarda Municipal