(Por Laura Gonçalves Sucena)

 

Uma manhã dedicada a promover conexões, oportunidades e parcerias entre empresas socialmente responsáveis e Organizações da Sociedade Civil (OSC). Assim foi a Rodada Social, iniciativa da Fundação FEAC no âmbito do Programa Qualificação da Gestão de OSC, em parceria com a Amcham Campinas (Câmara Americana de Comércio), ocorrida no último 11 de abril, durante o Amcham Talks – maior festival de inovação e tendências da região.

O encontro reuniu instituições com projetos transformadores, propositivos e com condições de gerar impacto social positivo com líderes de empresas socialmente responsáveis, que visam o desenvolvimento social.

Para a líder do Programa Qualificação da Gestão, Nathalia Garcia, a edição especial do Rodada Social cumpriu seu papel. “Tivemos a incrível oportunidade de participar deste evento que reúne muitas empresas dispostas a incluir projetos qualificados de responsabilidade social e que geram impacto positivo. Trazer as organizações do projeto Rodada e apresentá-lo nesse evento abre portas e promove encontros que podem resultar em boas parcerias”, observou.

“A ideia é que este momento seja de um bate-papo entre as organizações e empresas para que possam surgir bons frutos para ambos os lados”, comentou a líder de comitês estratégicos da Amcham Campinas, Camila Merhi.  

Para a apresentação dos projetos sociais das OSCs às empresas, as instituições foram selecionadas de acordo com diversos critérios, como impacto da proposta nos serviços prestados e resolutividade da iniciativa. Após a seleção das iniciativas para a Rodada Social, o próximo passo foi a promoção de uma oficina para desenvolvimento dos projetos, quando houve a orientação para que os representantes das OSC transformassem as propostas selecionadas em projetos bem estruturados, objetivos, claros e convincentes. Também houve uma palestra sobre networking para reforçar a importância de manter os contatos com as empresas após a apresentação dos projetos.

Além dos projetos das instituições qualificadas para a Rodada, a novidade ficou por conta da apresentação de algumas instituições que promovem projetos em parceria com a FEAC. Sorri, Associação de Educação do Homem de Amanhã (Guardinha), Coletivo Sem Rótulo, Instituto Educacional Dona Carminha, Amigos da Criança (AMIC), Serviço de Promoção Social da Paróquia de São Paulo Apóstolo (SPES) e Casa da Criança Paralítica puderam apresentar às empresas visitantes os projetos e programas que atuam, como o Novo Olhar, Lab Inclusão, iniciativas dos Programas Juventudes e Cidadania Ativa. 

As iniciativas do Programas Juventudes da Fundação FEAC, por exemplo, foram apresentadas pela líder do programa, Tatiane Zamai, e pelo jovem Miguel Araújo, participante de dois dos projetos. “Durante o diálogo com os representantes das empresas enfatizamos que para a construção de uma sociedade melhor é necessário garantir aos jovens experiências que possibilitem a aquisição de habilidades fundamentais para seu desenvolvimento integral e contribuam para a mobilidade social. Também destacamos que a empresa pode se tornar parceria de diferentes maneiras: oferecendo apoio técnico, financeiro, experiências e formações in loco, apoio de infraestrutura, além de oportunizar a inserção de jovens no mercado de trabalho, através do programa de Aprendizagem Profissional ou via CLT”, contou Tatiane.

Conexões

Os empresários que passaram pela Rodada Social gostaram dos projetos apresentados e se surpreenderam com as propostas. “Cheguei aqui focado em encontrar um projeto que pudesse se encaixar num plano que temos em relação à sustentabilidade, especificamente na área de suprimentos, que é relacionado a compras inclusivas. Porém, me deparei com diversas ideias interessantes que estão ligadas aos nossos objetivos. Agora vamos levar à empresa o que conhecemos e verificar como podemos atuar”, contou o gerente da Arcor, Fernando Amma.

Para o gerente geral da Elobau Brasil, Rafael Giust, a Rodada Social veio ao encontro das expectativas da empresa. “Temos interesse em investir em projetos sociais e conhecer o que está acontecendo nas instituições é essencial. A partir dessa conexão, pretendemos entrar em contato com a Fundação FEAC e conhecer ainda mais os projetos que estão sendo desenvolvidos com as organizações. Assim nasce uma parceria”, comentou.

Outro empresário que se interessou pelos projetos foi o representante das Óticas Canaã, Israel Gonçalves. “Estou conhecendo os projetos porque nossa intenção é investir na infância. Queremos elaborar um projeto em que a cada óculos vendido, possamos doar outro. Agora vou levar à empresa o que conheci aqui para que possamos estudar uma futura parceria”, garantiu.

As instituições também se animaram com as propostas e contatos. “Esse networking que a Rodada proporciona é excelente. Pudemos apresentar nossos projetos e explicar mais sobre a instituição. Creio que serão realizadas boas parcerias”, contou Amanda Donadon, coordenadora técnica da Guardinha.

Raquel Martins, presidente do Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo (SPES), contou que a experiência foi muito positiva. “Recebemos diversas propostas, muitas pessoas falaram que querem conhecer a entidade e até recebemos a oferta de um trabalho de marketing. Além disso trocamos ideias, contatos e experiências”, falou. 

“Essa foi nossa primeira vez na Rodada e ficamos impressionados como as pessoas estavam disponíveis. Este espaço amplia a visibilidade da instituição e garante contatos valiosos. Além disso, pudemos mostrar nosso trabalho e mostrar que muita coisa está acontecendo”, disse a coordenadora técnica da Casa da Criança Paralítica, Lílian Robbi.

Instituições que participaram da Edição Especial da Rodada Social

  • Associação de Assistência Social São João Vianney – projeto ContAção;
  • Grupo de Oração e Esperança -projeto Horta Vertical;
  • Associação Nazarena Assistencial Beneficente – ANA DIC IV -projeto Adolescente em Ação;
  • Associação Cornélia Vlieg – projetos Mídia Transforma e Retratando a Rua;
  • Centro de Educação Especial Síndrome de Down – CEESD – projeto Inclusão no Mercado de Trabalho;
  • Centro Socioeducativo Semente Esperança – projeto Informação que leva à ação;
  • Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira – projeto Padaria Artesanal.

Sobre a Rodada

A Rodada Social é um dos projetos do Programa Qualificação da Gestão, iniciativa da FEAC que investe para que organizações da sociedade civil adotem boas práticas com objetivo de operarem de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/qualificacaodagestao/