Programa Qualificação da Gestão de OSC2018-11-27T16:45:40+00:00
TESTE

O Programa Qualificação da Gestão é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe para que organizações da sociedade civil adotem boas práticas com objetivo de operarem de forma autônoma, com processos de gestão eficientes, conformidade, regularidade e, principalmente, impacto social significativo.

Neste sentido, o Programa se dedica a provocar nas organizações da sociedade civil uma reflexão sobre seus propósitos, práticas e efetividade. Incentiva a avaliação continuada das estratégias adotadas pelas organizações a partir do preconizado nas respectivas missões.

A relevância das organizações da sociedade civil está diretamente associada à capacidade de fazerem frente a complexos desafios sociais, cujas soluções exigem mais do que boas intenções. Vontade de ajudar o próximo e habilidade de mobilizar recursos são apenas o ponto de partida deste percurso. 

Organizações da sociedade civil devem se posicionar como articuladoras do processo de transformação social buscando, de forma objetiva, resultados mensuráveis e impactos positivos e duradouros. Assim sendo, o Programa propõe que as organizações passem cada vez mais a pautar sua atuação nas boas práticas, inovação e processos de gestão eficientes.

O Programa também investe em lideranças positivas para que atuem como empreendedores sociais, desenvolvendo e implantando soluções que promovam o bem-estar e o desenvolvimento social.

Em sua trajetória, a Fundação FEAC teve como um dos pilares de atuação a qualificação da gestão e da operação das organizações. Foram múltiplas iniciativas neste sentido, com diversos formatos, buscando sempre atender às demandas das organizações.

Organizações da sociedade civil capazes de propor, desenhar, testar, implantar e escalar soluções geradoras de impacto social positivo e duradouro

  • Desenvolver capacidade organizacional;
  • Reconhecer e disseminar boas práticas;
  • Incentivar a inovação social;
  • Promover a cultura institucional de monitoramento, avaliação e aprendizado contínuos, sistêmicos e cíclicos.

Organizações da sociedade civil consolidadas e reconhecidas como promotoras do bem-estar e desenvolvimento social

  • Inspirar líderes sociais a serem críticos, articuladores, capazes de mobilizar recursos e engajar pessoas para uma causa;
  • Provocar Organizações da Sociedade Civil a terem clareza de propósito, foco no impacto e na construção de legado;
  • Incentivar a adoção de processos estruturados e robustos de governança e transparência;
  • Promover a universalização dos mecanismos de sustentabilidade baseados na responsabilidade e ética das práticas de gestão.

Fomentar o desenvolvimento do terceiro setor em Campinas

  • Estimular o empreendedorismo social;
  •  Motivar a formação e estruturação de coletivos, movimentos e demais modelos de sociedade civil organizada;
  •  Apoiar a atuação articulada entre as organizações;
  •  Ampliar e intensificar projetos e iniciativas nas áreas de vulnerabilidade e risco social.

Gerir

Lideranças aptas a adotarem ferramentas e processos que qualifiquem a gestão e a operação das OSC.


Gerir estratégico

Lideranças instrumentalizadas a promover mudanças organizacionais que passem a gerar impacto social significativo.


Incubadora de OSC

Preparar e fortalecer lideranças de modo a pensarem estrategicamente como empreendedores sociais focados em gerar impacto social com ações positivas.


Assessorias coletivas

Iniciativas que qualifiquem a operação e os projetos das OSC.


Curso de gestão (concluído)

Investiu na qualificação da gestão das Organizações da Sociedade Civil.


Seminários (concluído)

Série de seminários que evidenciou temas relevantes e atuais, como governança e planejamento estratégico no Terceiro Setor.

PARCERIAS

X