‘Lab Inclusão’ propicia acesso de jovens e adultos com deficiência por meio da metodologia do Emprego Apoiado

 

Aumentar a empregabilidade e incluir as pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Esse é o objetivo do projeto ‘Lab Inclusão’ que propõe um trabalho inovador em Campinas fundamentado na metodologia do Emprego Apoiado. A iniciativa é uma parceria da Fundação FEAC com as instituições Sorri Campinas e Associação de Educação do Homem de Amanhã (AEDHA) – Guardinha. Financiado pelo Programa Mobilização para Autonomia (MOB) da Fundação FEAC, o projeto promove qualidade de vida e transformação social.

Para engajar as empresas na iniciativa, será promovido um café da manhã no dia 26 de setembro, às 8h, na Faculdade Mackenzie, em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). O evento é gratuito e aberto a todas as empresas de Campinas e Região Metropolitana.

 

A deficiência não deve ser fator de exclusão, restrição ou empecilho ao trabalho, assim como afirma o Art. 34 da ‘Lei Brasileira de Inclusão (LBI) Comentada’. Um direito social que, além de prover uma fonte renda, é instrumento de reconhecimento, autonomia e inclusão social. Desta forma, o Lab Inclusão’ visa contribuir com a superação de diversas barreiras encontradas pelas pessoas com deficiência, com a preparação social e técnica para o trabalho, possibilitando maior qualificação e melhores oportunidades de remuneração, fortalecendo a autoestima e vínculos sociais. 

 

“Geralmente são as mesmas pessoas com deficiência que acabam por transitar entre uma empresa e outra. É preciso dar oportunidades à todos com deficiência. Quando estudamos metodologias e propostas que pudessem ser reaplicadas no município, notamos que a do emprego apoiado era a que mais viria ao encontro com a solução que buscamos”, observa Regiane Fayan, líder do Programa MOB, sobre a ampliação de oportunidades. Para jovens com deficiência, de 16 a 24 anos, há ainda a possibilidade de ser realizada a Aprendizagem Profissional executada pela Guardinha. Já para as demais pessoas, a partir de 18 anos, a Sorri realiza a inclusão via CLT.

 

Emprego Apoiado

 

As equipes das instituições que executam o projeto foram preparadas para aplicar a nova metodologia por meio de uma capacitação oferecida por consultores especializados do Instituto de Ensino e Pesquisa da Apae de São Paulo/SP. Além de participarem de uma semana de curso com carga horária diária de 6 horas, realizaram uma imersão presencial, de 20 horas semanais, para conhecer de perto como a metodologia é aplicada pela instituição na prática.

 

Uma tecnologia social que é aplicada de forma personalizada para que haja uma inclusão de qualidade, a metodologia do Emprego Apoiado promove a inserção no mercado de trabalho de forma assistida, ou seja, conta com o acompanhamento individualizado, desenvolvimento técnico das pessoas com deficiência e adequação do ambiente de trabalho (acessibilidade dos espaços, artefatos e relações sociais).

 

Primeiro incluir, depois capacitar. Este é o princípio básico do Emprego Apoiado. O foco de todo processo é a pessoa e suas potencialidades e habilidades. Com uma equipe multidisciplinar capacitada, são realizadas diversas etapas em três fases: ‘Perfil Vocacional’, ‘Desenvolvimento do Emprego’ e ‘Acompanhamento’.

 

O ponto de partida se dá com entrevistas e acompanhamento para observar as habilidades vocacionais, interesses e capacidades, com o trabalho de orientação durante o processo. Num segundo momento, de ‘Desenvolvimento do Emprego’, são mapeadas as vagas de acordo com o perfil vocacional, adequando se necessário a vaga e viabilizando as adaptações com o empregador. Após a contratação, é elaborado um plano individual de treinamento e inclusão social.

 

Com o mapeamento dos processos de trabalho são implantados os variados apoios para facilitar a realização do trabalho e garantir a acessibilidade. A empresa é orientada a buscar a tecnologia assistiva, com recursos, equipamentos, objetos e espaços físico adaptados para reduzir as barreiras arquitetônicas e proporcionar maior mobilidade.

 

Na última fase de ‘Acompanhamento’ pós-colocação, são realizadas visitas às empresas e suporte de instrumentos específicos para avaliação do processo de desenvolvimento de cada pessoa. O monitoramento permite observar a adequação das atividades e melhorias e depois, progressivamente, o técnico que acompanha se distancia a fim de que a pessoa consiga autonomia e independência na empresa.

 

Mercado de trabalho

 

Segundo dados do Censo 2010 há 153.097 pessoas com deficiência em idade de trabalho em Campinas. Já os dados da  RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) do Ministério do Trabalho e Emprego de 2015 apontam 3.260 pessoas com deficiência/reabilitadas contratadas, o que significa apenas 51,5% das cotas preenchidas na época. Porém, se todas as empresas do município com mais de 100 funcionários cumprissem a Lei de Cotas, a previsão seria de 6.336 pessoas contratadas.

 

Além de haver a necessidade do cumprimento da Lei de Cotas pelas empresas no Brasil, é uma iniciativa para dar possibilidades às pessoas com deficiência e mostrar que todas as pessoas são capazes.

 

Existe ainda uma estratégia que foi lançada em 2008 pelo Ministério do Trabalho e Emprego para potencializar a inclusão de pessoas com deficiência na Aprendizagem Profissional, o Projeto Piloto de Incentivo à Aprendizagem Profissional. Nele é possível firmar um Termo de Compromisso com o Ministério do Trabalho e Emprego adiando a cobrança da multa relativa a Lei de Cotas caso essas vagas não sejam preenchidas. Diante da assinatura é possível preencher vagas de aprendizes com pessoas com deficiência e mantê-las por até dois anos, com contratação posterior, uma forma de experienciar a relação.

 

Programa MOB

O Programa Mobilização para Autonomia (MOB) é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em soluções com o objetivo de assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.

 

CAFÉ DA MANHÃ LAB INCLUSÃO


EVENTO GRATUITO
Data: 26/09
Horário: 8h às 11h
Local: Faculdade Mackenzie Campinas – Av. Brasil, 1220 – Campinas/SP

INSCRIÇÕES: http://bit.ly/LabInclusaoInscricao


Programação
8h às 9h – Café
9h – Apresentação LAB Inclusão – Fundação FEAC
9h20 – Lei de cotas e suas possibilidades – Dr. José Carlos do Carmo, Auditor Fiscal do Trabalho e Coordenador do Programa de Inclusão da Pessoa com Deficiência da SRTE/SP
10h – Emprego apoiado: uma metodologia eficaz na inclusão – Flávio Gonzalez, Psicólogo, Supervisor do serviço de qualificação e inclusão profissional da APAE DE SÃO PAULO
10h40 – Apresentação das equipes Sorri Campinas e Guardinha (AEDHA)
11h – Encerramento

 

Informações: (19) 3794.3552