fbpx
Programa Primeira Infância em Foco2018-08-10T16:37:44+00:00

O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.

Primeira Infância é o período da concepção até os seis anos de idade. Nesta etapa, as interações e experiências vivenciadas pelas crianças influenciam a arquitetura do cérebro e, consequentemente, seu desenvolvimento ao longo da vida. Para assegurar o desenvolvimento adequado são necessários vínculos saudáveis, proteção e estímulo qualificado.

Quando a criança estabelece vínculo, através do amor e afeto com aqueles a sua volta, aumenta sua capacidade de aprender. O vínculo saudável propicia segurança e contribui com o processo de independência e autonomia.

Outro desafio encontra-se em proteger as crianças de experiências negativas associadas à negligência, maus-tratos, abandono, doenças, dentre outras que, quando vivenciadas de forma recorrente, são responsáveis pelo chamado estresse tóxico. Isso porque a ativação constante da resposta ao estresse impacta significativamente no desenvolvimento da criança.

O Programa também fomenta ações que, de forma planejada e intencional, estimulam as crianças a vivenciarem experiências significativas que contribuem para o desenvolvimento saudável. Este processo se dá principalmente por meio do brincar, que oportuniza relações humanas afetivas, instigantes e encorajadoras, tendo papel fundamental neste processo.

Adicionalmente, incentiva a construção de espaços seguros, estimulantes, desafiadores e acolhedores, assim como a efetivação de políticas públicas articuladas, que priorizem os direitos da criança ao seu pleno desenvolvimento.

A Fundação FEAC investe na infância há muitos anos, apoiando institucionalmente organizações de educação infantil e formações continuadas aos profissionais destes serviços. A partir de 2013 intensifica sua ação com o projeto ‘Educação: Conquista Coletiva’, com vistas a ampliar investimentos técnicos e financeiros, especialmente nas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com serviço de creches em Campinas.

Garantir que todas as crianças tenham o seu pleno desenvolvimento nos aspectos cognitivo, emocional, físico e social

  • Promover adoção de processos de monitoramento do desenvolvimento infantil, baseados em marcos objetivos;
  • Fomentar a eliminação de barreiras físicas, atitudinais e institucionais que prejudicam a promoção da proteção, dos vínculos saudáveis e do estímulo adequado as crianças.

Assegurar que a primeira infância seja reconhecida pela sociedade como período de extrema relevância para o desenvolvimento humano.

  • Incentivar o debate público acerca da importância do desenvolvimento da primeira infância;
  • Trazer a temática da primeira infância para a centralidade dos debates sobre os investimentos públicos.

Reforçar o papel da família como promotora prioritária do pleno desenvolvimento da primeira infância

  • Sensibilizar e orientar as famílias com relação à importância dos vínculos saudáveis;
  • Disseminar conhecimento sobre práticas que contribuem para o pleno desenvolvimento da primeira infância.

Apoio Institucional às OSCs que executam Educação Infantil
Apoia 30 Organizações da Sociedade Civil executoras de Educação Infantil (1ª etapa da Educação Básica).


Construção da Creche AMIC Campo Belo
Promover espaço seguro, acolhedor, que oportunize o livre brincar e estimule o desenvolvimento integral da criança na creche. 


Construção da Creche SPES
Promover espaço seguro, acolhedor, que oportunize o livre brincar e estimule o desenvolvimento integral da criança na creche. 


Projeto Novo Olhar para o Desenvolvimento da Primeira Infância
Promover o desenvolvimento adequado das crianças à sua faixa etária nas creches parceiras da FEAC.


Reforma Creche Bento Quirino
Promover espaço seguro, acolhedor, que oportunize o livre brincar e estimule o desenvolvimento integral da criança na creche. 


Reforma Instituição Dona Carminha
Promover espaço seguro, acolhedor, que oportunize o livre brincar e estimule o desenvolvimento integral da criança na creche.


Reforma Creche Santa Rita de Cássia
Promover espaço seguro, acolhedor, que oportunize o livre brincar e estimule o desenvolvimento integral da criança na creche. 


Educação: Conquista Coletiva (concluído)
Contribuiu com as creches conveniadas à FEAC para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas a participação efetiva da família no desenvolvimento da criança.


Brincar é Coisa Séria (concluído)
Promoveu formação de professores e educadores, nas instituições de educação infantil, para implementação, planejamento e na rotina das crianças, do brincar como estratégia de aprendizagem.


O Direito de Brincar (concluído)
Ofereceu às instituições que atendem crianças e adolescentes embasamento técnico e teórico para que tivessem brinquedotecas organizadas, funcionando com brinquedistas treinados e fazendo uso de metodologia adequada, priorizando através do lúdico o desenvolvimento infantil.

PARCERIAS

X