Diversas atividades gratuitas agitaram a região Leste de Campinas  

(Por Claudia Corbett e Laura Gonçalves Sucena)

Um dia repleto de danças, brincadeiras, atrações musicais, esporte, alimentação e muita animação. Assim foi a 1ª edição da ação “Nós na Praça”, realizada pela Fundação FEAC e rede Intersetorial Mosaico, que reuniu cerca de duas mil pessoas da região Leste de Campinas/SP, no último 21 de outubro, na praça Marlene Truzzi Sibila, no Jardim Flamboyant.

Das 9h às 17h, moradores do local e bairros vizinhos participaram do Lian Gong – alongamento e relaxamento, capoeira, danças diversas, oficinas de piaba, grafite, ateliê de pintura e espaços de recreação. Houve ainda apresentação de corais infantis e shows musicais. Para quem visitou o local, ainda foi possível receber orientação sobre o câncer de mama, colocar a carteira de vacinação em dia e agendar a retirada do kit conversor digital, além de aproveitar da pipoca, sorvete, lanche, suco, frutas e algodão doce que eram gratuitamente distribuídos.

O operador de máquinas, Sidnei Cardoso, levou o neto Davi de 3 anos para as oficinas de pintura, piaba e para brincar no pula-pula. “O ambiente está muito bom, já encontrei vários vizinhos e amigos. Hoje é um dia para a criançada se divertir e para os pais aproveitarem. Tudo perfeito”, avaliou.

Dona Mercedes Ribeiro Gomes, moradora da Vila Lafayette, estava feliz da vida. “Nossa, isso aqui está muito bom. Eu trouxe minha filha e acho que estou me divertindo mais que ela. Estamos aproveitando”, falou animada. A dona de casa Maria Gomes concordou. “Nunca vi nada parecido com isso aqui na praça. É uma maravilha a gente poder aproveitar um lugar que fica bem perto da nossa casa. Tem diversão para toda família e de graça, o que é ainda melhor”, confirmou.

O minicircuito de trânsito montado pela EMDEC também fez sucesso entre os pequenos. Leandro Vinicius Salazar, de 9 anos, gostou da aula educativa. “É bacana aprender sobre o que é certo e o que é errado e hoje o dia está muito legal. Vou brincar bastante”, falou. Para a analista de educação da EMDEC, Maria Cristina Maciel, levar a estrutura de trânsito gera o interesse da criançada. “É uma grande oportunidade participar de eventos como esse e poder dividir informações sobre o trânsito seguro com a população e com crianças e jovens. Já fazemos esse trabalho educativo nas escolas, mas toda nova oportunidade é valiosa”, resumiu.

As aposentadas Lures Siba e Eunice Cassaro, moradoras do Jardim Flamboyant, participaram do Lian Gong e aproveitaram o dia para passear pela praça. “Ficamos muito contentes de ver essa praça repleta de gente. Deveria ser sempre assim, repleto de coisas para fazer. A praça tinha que ser revitalizada e usada com frequência pelos moradores. É isso que queremos”, admitiram.

O dono da barbearia local, Dé Lopes, também entrou no espírito comunitário e mesmo trabalhando, resolveu vestir a camisa do Nós na Praça. “A intenção de aproximar as pessoas e levar lazer para a comunidade é louvável. Aqui somos carentes de atividades e traz uma alegria presenciar essa ação”, analisou.

Na barraca Outubro Rosa, Márcia Almeida, médica do Centro de Saúde Boa Esperança, aprovou a iniciativa. “As pessoas estão interessadas e querem aprender a fazer o autoexame. Estamos mostrando a importância do exame e trouxemos materiais lúdico, o que deixa a atividade mais interessante. É uma grande oportunidade poder falar sobre a prevenção numa ação desse porte”, resumiu.

Unindo forças

Planejada por cerca de 46 parceiros da rede pública, privada, movimentos sociais e coletivos organizados, a ação garantiu a articulação da rede, o protagonismo dos grupos e, principalmente, a convivência e socialização entre as pessoas, contribuindo para a qualidade de vida da população.

Para a assessora social do Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação FEAC, Aline Figueiredo, a ação “Nós na Praça” foi um marco para o território do Jardim Flamboyant no que diz respeito ao fortalecimento de vínculos e à convivência familiar e comunitária. “Houve a mobilização e articulação do território visando a garantia de direitos como a liberdade, acesso ao lazer, à cultura, ao esporte e a possibilidade de ocupação dos espaços públicos. Com esse trabalho, a rede Intersetorial Mosaico se fortalece para pensar novas propostas de intervenção motivada por este momento muito significativo para a população”, frisou.

Gisele Fialho Gervazio, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Flamboyant e participante da Rede Intersetorial Mosaico, elogiou a união de instituições públicas, organizações, lideranças comunitárias e moradores para garantir o sucesso da ação. “Queremos promover a convivência comunitária e familiar nesse espaço público. Essa praça tem que ser um lugar de convivência e estamos chamando a atenção para isso. A união de todos que garantiu o sucesso dessa ação comunitária. Temos aqui pessoas ligadas à cultura, ao esporte e lazer, à saúde e a Fundação FEAC, e estamos felizes em ver que existem pessoas que não desistiram da transformação social”, admitiu.

Para Valéria Ruggeri, diretora educacional da creche Semente da Vida, parceira da Fundação FEAC, a união fez o sucesso do evento. “É uma alegria ver que tudo deu certo, trouxemos a contação de história, oficinas de piaba, bolha de sabão e ainda teve o grafite no muro da escola.  Esperamos que agora a comunidade se fortaleça e busque as melhorias na praça, com espaço para caminhada, ginástica de idosos e que todos possam frequentar o local”, afirmou.

Colocando a mão na massa

O Nós na Praça contou com a participação de cerca de 200 voluntários que durante todo o período do evento ajudaram nas atividades, recreação, registro das imagens, montagem e distribuição dos lanches. Hildebrando Marcelino Silva, atendido pelo Instituto Padre Haroldo, se voluntariou para a distribuição das águas. “Sou de Minas, cheguei na cidade há pouco tempo. Estava em situação de rua quando fui encaminhado para a Instituição que fica aqui perto. Fiquei sabendo do evento e resolvi participar, isso me faz bem”, contou.

Marcela Doni, assessora técnica do Centro de Voluntariado FEAC, avalia como um sucesso a contribuição dos voluntários neste evento tão grandioso. “A organização foi perfeita, uma verdadeira rede de solidariedade. As pessoas que se inscreveram para trabalhar como voluntários contribuíram para que todas as atividades funcionassem a todo vapor das 9h às 17h e assim todos que estiveram  na praça neste sábado puderam se divertir”, enalteceu.

E o trabalho foi tomando grandes proporções por parte dos voluntários. Quase no final do dia, Carlos Eduardo e Lúcia Francisco, além das funções para as quais foram destinados, ainda tomaram a iniciativa de chamar as crianças para ajudar a pegar o lixo jogado no chão. “Esta ação é para que eles sintam que a praça também pertence a eles, e que por isso precisam deixar o local agradável”, explicou Lucia. E a iniciativa do casal deu certo.

Nós na Praça

O “Nós na Praça” é uma ação do Programa FEAC Arte e Cultura que, em 2017, prioriza sua atuação nos territórios buscando proporcionar a convivência entre os diversos públicos, o protagonismo e a articulação das Organizações da Sociedade Civil (OSC), instituições públicas, movimentos sociais, lideranças comunitárias e moradores, que de maneira integrada, consigam contribuir para a qualidade de vida das pessoas, por meio da ocupação de espaços públicos, com vistas a potencializar e qualificar a oferta de manifestações artísticas, culturais e esportivas no território, como ferramentas de mobilização e socialização.

FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de ações socioculturais e esportivas como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto direito fundamental de todos os cidadãos.