fbpx
NOVO OLHAR2018-08-10T16:38:18+00:00

Reconhecemos que cada criança é única e que há processos contínuos, intencionais e integrados que podem contribuir com o  desenvolvimento de cada uma delas na primeiríssima infância. Através de acompanhamento e apoio constante  criamos condições para o  desenvolvimento adequado.

Com isso, o Projeto Novo Olhar visa assegurar que as instituições parceiras da Fundação FEAC que atendem crianças de 0 a 3 anos monitorem o desenvolvimento infantil para garantir que todas as crianças se desenvolvam adequadamente de acordo com sua faixa etária (considerando eventuais peculiaridades e limites).

Orientamos as instituições para que, por meio de uma observação fundamentada, possam atuar de maneira individualizada e em parceria com as famílias, reconhecendo pontos fortes ou abordando fatores de risco que impedem o pleno desenvolvimento da criança.

O Novo Olhar acompanha o desenvolvimento infantil por meio de fichas que documentam avanços e dificuldades experimentadas pelas crianças ao longo de sua trajetória.

Convidadas a terem um novo olhar em relação a criança, as educadoras das entidades participantes do projeto utilizam as fichas que contêm os marcos de desenvolvimento e, por meio de observação e registro, conseguem acompanhar de perto vários aspectos que fazem parte deste processo de mudanças pelo qual a criança passa.

Esse monitoramento permite uma reflexão sobre a prática das entidades identificando barreiras atitudinais e físicas que impedem o pleno desenvolvimento, tais como: rotinas e práticas pedagógicas, diálogo e parceria com as famílias, qualificação dos profissionais, aquisição de mobiliários adequados, entre outras.

CRIANÇAS ACOMPANHADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

5 instituições participantes 
(Associação dos Amigos da Criança – AMIC – Village, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida e Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES).

CRIANÇAS ACOMPANHADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

14 instituições participantes 
(Casa da Criança de Sousas, Associação dos Amigos da Criança – AMIC – Monte Cristo, Village e Campo Belo, Casa da Criança Madre Anastácia, Centro Infantil Tia Nair, Creche Mãe Cristina, Casa da Criança Meimei, Creche Menino Jesus de Praga, Centro de Formação Semente da Vida, Serviço Social da Paróquia São Paulo Apóstolo – SPES, Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia, Instituto Educacional Dona Carminha e Creche Bento Quirino – Unidade I).

É um processo vivido pela criança desde seu nascimento até os seis anos de idade que engloba aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. Para um bom desenvolvimento nesta fase, a criança precisa de um ambiente acolhedor, harmonioso e rico em experiências. O cuidado começa já no período pré-natal, quando é preciso ter especial atenção com a mãe e com o ambiente em que ela está inserida, e segue de forma intensiva até que a criança chegue aos seis anos de idade. Também são essenciais nesta fase o envolvimento e a participação da família, da rede social de apoio e das políticas públicas que organizam serviços para apoiar as necessidades de famílias e crianças, e para respeitar os seus direitos.


O Programa Primeira Infância em Foco é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em esforços para promover o desenvolvimento da primeira infância com objetivo de assegurar que todas as crianças tenham desenvolvimento adequado à sua faixa etária.

X