NOSSA HISTÓRIA2018-07-30T17:22:37+00:00

A trajetória da Fundação FEAC é marcada pela inovação. Sua origem foi inspirada pelo pensamento de vanguarda e pelos esforços coletivos convergidos numa mesma direção: a promoção humana. Ao longo de sua história reinventou-se muitas vezes, sempre buscando gerar contribuição relevante ao desenvolvimento social e legado para o município de Campinas.

Seu início marca da década de 1960, época em que as instituições dedicadas às causas sociais agiam isoladamente. O envolvimento da sociedade em geral se limitava aos eventos beneficentes, os quais eram responsáveis pela arrecadação de fundos para as, então chamadas, obras sociais. As limitações que essas práticas apresentavam acabaram impulsionando uma busca imediata por outras referências na área de mobilização social.

Esta inquietação abriu as portas para um projeto pioneiro de atuação articulada entre as entidades de Campinas. A proposta era combinar a centralização da arrecadação de recursos ao apoio técnico profissional e o estímulo ao voluntariado. Era a criação de algo totalmente novo no cenário brasileiro.

A ideia foi apresentada ao Conselho das Entidades de Campinas e, dado seu caráter inovador, não deixou de, inicialmente, encontrar alguma resistência. Pouco a pouco, porém, a proposta cativou a comunidade e conquistou adeptos. O apoio à iniciativa de integração da ação social de Campinas só crescia. Foi quando o casal Sra. Odila e Sr. Lafayette Álvaro ofereceu a doação da Fazenda Brandina, dando origem ao patrimônio da Fundação FEAC.

O projeto se fortaleceu, impulsionado pelo espírito comunitário que o nutria. Na década de 1970, a Fundação FEAC já contava com 35 entidades parceiras integradas ao seu modelo de atuação em rede. A adoção de causas relacionadas à defesa dos direitos das crianças e adolescentes era evidente, direcionando sua missão: “A promoção humana, a assistência e o bem-estar social, com prioridade à criança e ao adolescente, em Campinas/SP”.

O trabalho era dedicado à eficiência e ao aumento do impacto nas ações sociais. Logo, na década de 1980 a Fundação passou a dispor de recursos próprios, decorrentes do início do desenvolvimento do seu patrimônio imobiliário. Isso possibilitou a ampliação da rede de entidades parceiras, chegando a 95 em 1990. A operação se concentrava no compromisso da FEAC em prestar serviços e assessoramento técnico, administrativo e financeiro às entidades.

A década de 1990 trouxe consigo uma nova postura. A Constituição e o Estatuto da Criança e do Adolescente fizeram com que a perspectiva assistencialista desse lugar à defesa dos direitos. A Fundação FEAC, acompanhando os novos ares trazidos pela democracia, incorpora a visão da criança e do adolescente como cidadãos de plenos direitos.

Amplia sua atuação e se volta à importância da educação, estruturando sua atuação sobre esse eixo. Passa a dedicar esforços na melhoria da educação pública em Campinas, contribuindo tecnicamente para o Programa pela Educação em Tempo Integral e mais tarde articulando o Compromisso Campinas pela Educação.

A atuação na Assistência Social também foi renovada com a transformação da lógica beneficente para um olhar em termos de contribuir para a eficiência da política pública. Foi um momento em que a FEAC atuou intensamente no suporte às entidades de Campinas apoiando na adaptação ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC).

A partir de 2013 a Fundação FEAC passa a atuar também na temática do desenvolvimento da primeira infância (0 a 6 anos). As unidades de educação infantil parceiras começaram a ser estimuladas a ampliar seu repertório acerca deste período tão importante. O foco inicial foi incentivar um envolvimento efetivo da família no processo de desenvolvimento da criança. Era o início de uma série de iniciativas que trabalhavam o tema, destacando a importância de um olhar integral para o desenvolvimento.

Em 2018 a Fundação FEAC se renova mais uma vez. Em consonância com as novas demandas sociais e acompanhando as referências mundiais para o terceiro setor, reorganiza sua atuação em Programas. A atuação em rede é potencializada pela cocriação de vários projetos que fortalecem antigas e possibilitam novas parcerias. Sem receio de inovar, as propostas acompanham linhas de pensamento de vanguarda em cada um dos temas, buscando aprofundar os impactos sociais positivos alcançados. (Veja mais em PROGRAMAS)

Assim, a Fundação FEAC mantém-se em sua trajetória. Um trabalho constante pela promoção humana, sempre renovado, visando contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento social em Campinas.

 

 
1965

ERRADICAÇÃO DA MENDICÂNCIA

Atuação a partir de estudos, ações planejadas e envolvendo diversos setores da comunidade. Levantamento por amostragem da situação do problema da mendicância em Campinas, 2914 entrevistas para obtenção de dados sobre a população de rua. Organização de quatro serviços: Setor de atendimento à família, Setor de atendimento a menores, Setor de assistência Médica e Setor de assistência em geral, serviço de amparo a mulher e especializado para alcoólicos.

1965

AÇÃO REGIONAL

Facilitar o processo de articulação e integração da rede de relações dos recursos sociais e serviços existentes no município de Campinas, estimulando a atuação integrada e otimização de resultados para os próprios recursos, usuários e comunidade.

1966

1ª SEMANA DO VOLUNTÁRIO EM CAMPINAS

1967

MULHER, ARTE E CIDADANIA

Fortalecer as lideranças e auxiliares de coordenação para estimular o exercício da cidadania às mulheres que participam do Projeto em suas comunidades; Propiciar a comercialização do artesanato confeccionado pelos grupos buscando parcerias para viabilizar a ação; Incentivar a busca de métodos que possibilitem a geração de renda para as participantes e a sustentabilidade para os grupos.

1968

SERVIÇO SOCIAL VOLUNTÁRIO

FEAC se torna a 1ª instituição brasileira e segunda na América Latina a ingressar no Serviço Social Voluntário Internacional da Unesco

1969

SEMINÁRIO

Realização do Seminário Internacional do Voluntariado.

1970

PROBLEMA DE MENORES

Semana de Estudos do Problema de Menores da Região de Campinas.

1971

PROMOÇÃO DO MENOR

Formulação do Plano decenal de Coordenação de Entidades para Promoção do Menor.

1972

PESQUISA VILA YPÊ

Pesquisa socioeconômica da Vila Ypê – Coleta de dados para subsidiar o plano de ação social e de saúde do bairro.

1973

DIVISÃO DE DEFESA SOCIAL

Aprofundamento do diagnóstico realizado em 1972 pela Divisão de Defesa Social da FEAC, com objetivo de fortalecimento da comunidade.

1975

CENTRO DE RECUPERAÇÃO DE MENORES

Inauguração do Centro de Recuperação de Menores em Campinas, iniciativa com participação da Fundação FEAC, FEBEM e Funabem.

1979

VALORIZAÇÃO DO IDOSO

Criação do Projeto Valorização do Idoso na Comunidade em convênio com a Secretaria de Estado da Promoção Social.

1979

OFICINA DE BRINQUEDOS

Lançamento do Projeto Oficina de Brinquedos pelo Departamento de Serviço Social da FEAC (construir ou reformar brinquedos para crianças de creches e demais entidades filiadas).

1980

VALORIZAÇÃO DO IDOSO

Projeto Valorização do Idoso na Comunidade é transformado no Programa de Atendimento Integrado à Terceira idade.

1981

“UM RAIO DE LUZ”

FEAC financia produção do filme “Um raio de Luz”, integrando o Ano Internacional do Deficiente.

1981

HOSPITAL ÁLVARO RIBEIRO

Aquisição do imóvel e investimento para finalização do Hospital Álvaro Ribeiro.

1983

CARTÃO DE NATAL

Proporcionar às entidades filiadas um instrumento que possibilitasse o seu relacionamento com a comunidade e, ainda, que gerasse receita com a venda do produto.

1991

EQUIPAMENTOS SOCIAIS

Elaboração de estudo de custos para a manutenção de equipamentos sociais destinados ao atendimento de crianças na faixa etária de 0 a 4 anos e de crianças e adolescentes na faixa etária de 7 a 14 anos, bem como dos locais com solicitação e/ou demanda para instalação dos mesmos

1992

COLMEIA

Prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e AIDS, através da formação de multiplicadores.

1994

BID – PROGRAMA DE APOIO A MENORES EM CIRCUNSTÂNCIA ESPECIALMENTE DIFÍCEIS NA CIDADE DE CAMPINAS

Diminuição no número de crianças e adolescentes vivendo em situação de risco nas ruas de Campinas.

1996

ALIANÇA DE CAMPINAS PELA EDUCAÇÃO

Foi um movimento de mobilização social pela educação. A Aliança procurou unir os diversos setores sociais em torno do lema: “nenhuma criança fora da escola e ensino de qualidade”.

1996

INICIAÇÃO PROFISSIONAL

Despertar, motivar e desenvolver as habilidades necessárias nos jovens para que tenham condições de buscar uma colocação no mercado de trabalho que lhes ofereça perspectivas de pleno desenvolvimento social.

1996

O DIREITO DE BRINCAR

Oferecer às instituições que atendem crianças e adolescentes, embasamento técnico e teórico para que tenham suas Brinquedotecas organizadas, funcionando com brinquedistas treinados e utilizadas dentro de uma metodologia adequada, priorizando através do lúdico o desenvolvimento infantil.

1996

VOLUNTÁRIOS

Fortalecer a ação voluntária em Campinas e em todo o Brasil. Ser o elo entre quem quer realizar um trabalho voluntário e as entidades sociais filiadas à FEAC. Oferecer oportunidades de intercâmbio de experiências e de formação para voluntários e organizações parceiras.

1997

APRENDENDO COM O ESPORTE E COM O LÚDICO

Assegurar a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer com vistas ao desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo das crianças e adolescentes.

1997

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

Programa destinado a preparar jovens com escolaridade mínima de 6ª série e pertencentes a famílias de baixa renda para os novos desafios da cultura do trabalho, proporcionando condições de auto-desenvolvimento a jovens normalmente separados das melhores oportunidades.

1997

INICIAÇÃO ESPORTIVA E CULTURAL

Assegurar a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer com vistas ao desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo das crianças e adolescentes.

1998

AME A VIDA

Fortalecer, por meio de atividades artísticas e culturais, a autoestima e o protagonismo juvenil, como sólida plataforma de prevenção a situações de risco como as drogas.

2000

CUIDAR

Promover, junto às rede pública de ensino fundamental e médio, um projeto de educação baseado na cultura e na ética de amor a vida, como forma de preparação dos adolescentes para enfrentar as situações de risco de seu cotidiano, inclusive as condições para a geração da violência.

2000

QUALIDADE NA ESCOLA

Capacitação sistemática dos professores para o aprimoramento do ensino em Português e Matemática

2001

ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA

Criado em 1997 a partir do Conselho do Comitê da Comunidade Solidária, tinha por objetivo diminuir o alto índice de analfabetos no Brasil

2001

NOVOS RUMOS

Conscientizar os educadores das entidades participantes no programa quanto a necessidade de investir no potencial dos usuários, enquanto sujeitos de direitos e deveres; e Proporcionar aos usuários das entidades participantes, maior auto-conhecimento e consequente elevada auto-estima e a crença de suas amplas perspectivas de futuro.

2002

CIDADÃO DO FUTURO

Oferecer aos educadores a vivência de atividades práticas e teóricas para que ele possa enriquecer seu planejamento, qualificar sua ação junto aos usuários e a proposta socioeducativa da entidade.

2002

NUTRIR

Refeições balanceadas que previnem a desnutrição.

2003

ABRIGAR

Apoiar e fortalecer rede de abrigos que acolhem crianças e adolescentes vítimas de variados tipos de violência.

2006

EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL

Articular redes, em territórios específicos, envolvendo escolas, organizações sociais, poder público e outros recursos, no sentido de oferecer vários espaços e alternativas de aprendizagem a crianças e adolescentes.

2006

TRABALHO, EDUCAÇÃO E CIDADANIA – TEC

Preparar jovens para o primeiro emprego, através do desenvolvimento de competências básicas para o ingresso e permanência no mercado de trabalho e exercício da cidadania. E estimular o jovem a ter uma atitude mais pró-ativa, autônoma e criativa.

2007

CO-MOVER

Ampliar o universo de possibilidades de movimento e expressão, favorecendo a educação e interação social

2007

CCE – COMPROMISSO CAMPINAS PELA EDUCAÇÃO

Sensibilizar e mobilizar a sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente na cidade de Campinas.

2007

IDENTIDADE COMUNITÁRIA

Identificar o papel da entidade através de pesquisa de opinião com a comunidade.este projeto pretende identificar o perfil da comunidade atendida pela entidade , bem como expor os interesses e expectativa desta comunidade com relação à entidade.

2007

LEITURA EM FOCO

Realizar ações voltadas ao fomento à leitura, de modo a incorporá-la como uma prática espontânea e natural no cotidiano das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano e cultural e o exercício da cidadania.

2008

EDUCAÇÃO

Incubar iniciativas de criação e desenvolvimento de projetos sociais ligados à prática esportiva, como meio de desenvolvimento integral e de transformação social para crianças e adolescentes, através de assessoria sistemática e garantia de participação em práticas esportivas regulares.

2009

EDUCAÇÃO: CONQUISTA COLETIVA

Contribuir com a formação integral de crianças e adolescentes através do apoio institucional e técnico para projetos de instituições escolares e sociais instaladas na cidade de Campinas, que tenham como eixos norteadores: a educação integral, a matricialidade sócio familiar, a compreensão de trabalho em rede, o alinhamento com as políticas públicas e a busca da sustentabilidade.

2012

CALENDÁRIO CULTURAL

Difundir e valorizar ações e projetos artístico culturais, implementados pelas entidades conveniadas, junto aos público interno (quadro de colaboradores FEAC) e externo.

2013

EDUCAÇÃO: CONQUISTA COLETIVA – 2ª FASE

Contribuir com as entidades de educação infantil conveniadas à FEAC para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas a participação.

2014

FEAC NA ESCOLA

Qualificar processos pedagógicos (plano de ensino, plano de aula, recuperação, avaliação e valores de convivência) que contribuam para uma escola acolhedora, estimulante e eficaz na promoção da aprendizagem.

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