Área externa foi gramada por voluntários que uniram força e determinação

(Por Ingrid Vogl)

A tarefa foi desafiadora: gramar uma parte do talude da área externa da Associação Evangélica Assistencial (AEA) Conviver, mas animação e força de vontade não faltaram para os voluntários que doaram tempo e determinação em mais uma edição do Mutirão Voluntário (MUVO). Eles fizeram da ação uma verdadeira lição de que a união pode trazer benefícios coletivos.

O trabalho que aconteceu no sábado, dia 6 de outubro, começou logo às 8h e os voluntários que foram chegando escolheram suas ferramentas, entre pás, enxadas, picaretas e carrinhos de mão. E organizados em grupos, prepararam o talude que posteriormente recebeu terra e grama.

Cristina de Oliveira Souza, coordenadora técnica da AEA Conviver, colocou as mãos na terra junto com voluntários da própria comunidade e de pessoas que vieram de vários lugares da cidade. “A tarefa foi desafiadora, mas também é um sonho da instituição. Faz um tempo que estávamos procurando uma solução para o talude e para a gramar o campo de futebol e encontramos no projeto da FEAC um caminho para isso”, disse Cristina, explicando que com as chuvas, o barro do talude invade o campo de futebol.

Thyago Leonardo Dias Santos, 13 anos, frequenta as oficinas da AEA Conviver há quase dois anos e levou toda a família para ajudar no MUVO. “O trabalho foi pesado, mas o benefício é para meu filho e outras crianças da comunidade, por isso a gente ajuda sempre que pode. Sabemos que ele está sendo bem cuidado e se desenvolvendo aqui na instituição, então ajudar é gratificante. Sempre que for preciso, estaremos presentes”, disse a mãe, Eliane Dias Veloso dos Santos.

Muito à vontade ajudando nas tarefas do mutirão, Thyago estava feliz em poder ajudar a instituição que frequenta todos os dias. “É a primeira vez que ajudo em um mutirão e está sendo muito legal. Aqui me sinto bem, faço amizades e aprendo muitas coisas sobre a vida e me preparo para o mundo e meu futuro. Então, participar do mutirão é como se eu estivesse cuidando da minha própria casa”, afirmou.

O colega de Thyago, Ítalo Alexandre Matos, 12 anos, se juntou ao grupo e ajudou com entusiasmo nas tarefas do MUVO. “Eu poderia estar em casa, mas estou ajudando aqui. Todo mundo está participando, e isso é muito legal. Nosso quintal vai ficar bonito e tenho orgulho de ter ajudado a fazer o campo”, contou.

Quando o trabalho já estava adiantado, Andreia Rodrigues, educadora social e responsável pelas aulas de artes na instituição, já imaginava a grande possibilidade de atividades que poderão ser desenvolvidas com os usuários na área externa revitalizada.

“Poderemos explorar muito mais a área gramada, e isso ajuda no desenvolvimento de nossas crianças, que em muitas ações, aprendem brincando. Além disso, a área nova despertará o cuidado e o senso de pertencimento das crianças e da comunidade por esse espaço, e isso também é incentivar a cidadania em cada um deles”, explicou Andreia.

União

No fim da ação, o sentimento era de satisfação e dever cumprido. “A ação voluntária é incrível, porque nos dá o sentimento de que não estamos sozinhos, e unimos forças com pessoas da comunidade e as que vem para cá para somar esforços. Porque o trabalho social é feito de mãos dadas”, concluiu Cristina. 

Marcela Doni, técnica responsável pelo MUVO, concorda com Cristina sobre o trabalho em equipe em que os voluntários se uniram para resolver a questão do barro que, quando chovia, descia do talude para a quadra.

“Os voluntários trabalharam em conjunto e se dedicaram muito na realização da tarefa, fazendo correntes para passar materiais e ferramentas. Foi bonito de ver como juntos, podemos ter um trabalho final significativo. Foi muito divertido também, porque o grupo se entrosou rapidamente”, avaliou Marcela.

Segundo a coordenadora técnica da AEA Conviver, o próximo passo da revitalização da área externa será a criação de uma área verde. “Queremos que a instituição fique mais apresentável, em um bairro que tem pouca área verde”, disse.

A AEA Conviver tem apoio institucional da Fundação FEAC através do Programa Fortalecimento de Vínculos e atualmente atende 120 crianças e adolescentes de 6 a 14 anos e 11 meses de idade e suas famílias, no contra turno escolar. São oferecidas diversas oficinas como Saúde e Cidadania, Informática, Artes Cênicas, Artesanato, Educação Física, acompanhamento Psicológico e Assistência Social.

MUVO

O MUVO é um dos projetos que integra o Programa Cidadania Ativa, iniciativa da FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Especificamente no MUVO, são realizadas ações de voluntariado por meio de mutirões que engajam, mobilizam e inspiram pessoas a realizar trabalhos pontuais que tragam impacto social a Organizações da Sociedade Civil (OSC). Para realizar as ações voluntárias, a FEAC providencia e disponibiliza todos os materiais necessários.

Nesta ação, as entidades interessadas em receber algum tipo de trabalho no formato mutirão se inscrevem por meio de edital e a seleção é feita a partir de diversos critérios, como impacto social, custo, viabilidade, entre outros. Em 2018, 57 instituições foram inscritas, das quais 9 foram selecionadas para receber o mutirão entre abril e novembro. A chamada para Mutirões Voluntários aconteceu entre janeiro e fevereiro.

Até o fim de 2018, mais dois mutirões estão previstos para novembro. Um para dia 10, na Associação Beneficente Direito de Ser, e outro dia 24/11, no Lar Escola Jesus de Nazaré. Em ambos, os voluntários irão trabalhar para a revitalização de área externa e criação de espaços de convivência e lazer.

Mais informações sobre o MUVO podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou (19) 3794 3544.