Motiva inspira e mobiliza pessoas para o trabalho voluntário

(Por Ingrid Vogl)

Para inspirar e mobilizar alunos do ensino médio, o Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo aos voluntários) aconteceu na tarde desta quarta-feira, dia 21 de fevereiro, no colégio Objetivo, unidade da Vila Industrial. A partir de uma demanda da escola, o Motiva reuniu cerca de 100 alunos e abordou diversas temáticas relacionadas à cidadania ativa e ao trabalho voluntário, com objetivo de esclarecer dúvidas e informar os estudantes dispostos a atuar voluntariamente.

O encontro abriu a edição 2018 do Projeto Bem Eficiente, que é desenvolvido pelo colégio e tem como meta desenvolver a cidadania entre os alunos. Segundo Lara Cristina de Medeiros Belette, diretora, professora e coordenadora do Bem Eficiente, a ideia de levar o Motiva até os alunos pretende que eles entendam o trabalho voluntário com seriedade. “Os alunos precisam compreender que o trabalho voluntário é algo sério e, portanto, precisa ser desenvolvido com responsabilidade. Trazer uma profissional de fora para falar sobre o assunto traz respeitabilidade ao trabalho que eles vão desenvolver”, disse.

Bem eficiente

O projeto do Objetivo existe há seis anos e em 2018 atuará com crianças atendidas pela Associação Beneficente Salém e Obra Social João Bosco, unidade da Gleba B, além do Lar dos Velhinhos de Campinas. A ação pretende que a cidadania ativa – conceito que se aplica a pessoas que integram e se comprometem com uma comunidade – seja uma prática entre os adolescentes e jovens e que promova transformação pessoal e troca de experiências entre alunos e público atendido nos serviços oferecidos pelas entidades.

“Por meio do projeto, os alunos conhecem o território onde a instituição social atua, conversam com os moradores, vivenciam o bairro e iniciam o trabalho voluntário com crianças e idosos das instituições. Posteriormente, toda essa experiência é trazida para a sala de aula e tratada como tema transversal. O voluntariado educativo vem ao encontro da questão relacionada a habilidades socioemocionais, e fazemos questão de ter essa prática para que as competências sejam desenvolvidas em nossos estudantes”, afirmou Lara.

Os bons resultados ao longo dos seis anos praticando o voluntariado estão presentes na mudança de visão de mundo dos alunos, que impactam inclusive nas carreiras que eles querem seguir. “Temos muitos relatos de pais que dizem que os filhos passaram a ser mais focados, se interessam mais pelos estudos e começam a assumir responsabilidades dentro de casa. Isso também leva as famílias a se engajarem nas ações voluntárias”, explicou a diretora.

Motivação

Aluna do primeiro ano do ensino médio, Ana Clara Arruda, 15 anos, acompanhou com atenção o Motiva e disse estar pronta e cheia de expectativas para começar a desenvolver o trabalho voluntário. “Espero conseguir ajudar as pessoas no que elas precisarem, e que isso as deixe felizes. Se isso acontecer, eu já estarei ganhando”, afirmou.

Há dois anos participando do Bem Eficiente, Douglas Alexandre Francisco, 18 anos, participou ativamente do Motiva e já é consciente de seus atos no desenvolvimento da cidadania e do voluntariado.

“É primordial ter a experiência com trabalho voluntário. A gente sai da nossa zona de conforto e do nosso mundo, e passa a perceber e compreender o que está à nossa volta.  Acabamos fazendo uma ação que nos beneficia e ajuda pessoas que necessitam. Quando participei do projeto no primeiro ano, entendi que as pessoas precisam ser ouvidas, porque nossa tendência é falar mais do que escutar. Para mim, ser voluntário traz crescimento pessoal. A gente muda conceitos, principalmente na adolescência, que é o momento em que ainda estamos tentando nos encontrar e entender o mundo. “, disse Douglas.

Motiva

O Motiva é um dos projetos do programa Cidadania Ativa, da Fundação FEAC. O objetivo do programa é incentivar e consolidar a cultura e o trabalho voluntário em Campinas, contribuindo para que o cidadão tenha condições de atuar como agente transformador da sociedade. Somente em 2017, 295 novos voluntários participaram do Motiva, dos quais 73% procuraram Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para trabalhar voluntariamente e 50% deles continuam atuando como voluntários.

No Motiva são promovidos encontros de mobilização para quem está disposto a atuar doando tempo e talento através do trabalho voluntário. Este ano, estão previstos 16 encontros somente na Fundação FEAC (confira as datas e a ficha de inscrição aqui www.feac.org.br/quero-ser-voluntario).  Instituições públicas e privadas, empresas e outros grupos interessados, também podem entrar em contato com o Centro de Voluntariado da FEAC para agendar os encontros, como aconteceu no colégio Objetivo.

Segundo Marcela Doni, técnica de referência e responsável pelo Programa Cidadania Ativa, este ano, o Motiva já formou mais de 100 pessoas em palestras que aconteceram na APACC – Casa Ronald em Campinas, colégio Objetivo e SOS Ação Mulher e Família. Em janeiro houve ainda o primeiro encontro de 2018 do Motiva que mensalmente acontece no auditório da FEAC. O próximo Motiva acontece no sábado, dia 24 de fevereiro, às 9h30, na sede da FEAC.

“O Motiva foi totalmente repaginado em 2018, e inclusive ganhou uma nova identidade visual, mas a essência continua a mesma, com ênfase no comprometimento e valores do voluntariado e a essência do trabalho voluntário. Estamos sempre em busca de inovar e melhorar, porque nosso objetivo este ano é atingir, inspirar e motivar o maior número de pessoas para o trabalho voluntário”, disse.

Serviço: MOTIVA
Data: sábado, 24 de fevereiro
Horário: 9h30
Local: auditório Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)
Acesse aqui para se inscrever e ter mais informações. (http://www.feac.org.br/quero-ser-voluntario/ )

2018-05-17T11:11:02+00:0023 de fevereiro de 2018|Categories: NOTÍCIAS|Tags: , |