Formação acontece no dia 27 de outubro e inscrições gratuitas podem ser feitas pelo link https://www.feac.org.br/motiva

Estimular jovens a compor diretorias de Organizações da Sociedade Civil (OSC). Este é o objetivo do Motiva a Gerir, que acontece no sábado, dia 27 de outubro, às 9h, na Fundação FEAC. O encontro será ministrado por Dettlof Von Simson, presidente do Centro Promocional Tia Ileide (CPTI), instituição que tem apoio institucional da FEAC. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.feac.org.br/motiva

O Motiva (Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários) prepara e orienta pessoas para atuação em iniciativas de cidadania ativa e de apoio às OSC. A iniciativa promove formações para quem está disposto a atuar doando tempo e talento por meio do trabalho voluntário.

O Motiva a Gerir será realizado em parceria com o projeto ColetivaMente, do Programa Qualificação da Gestão de OSC, que oferece assessoramento de forma coletiva para instituições parceiras. Os encontros visam promover melhorias e inovações com a atualização e orientação sobre normativas, projetos e processos.

Segundo Nathalia Garcia, técnica responsável pelo ColetivaMente, a escolha do tema para o Motiva foi uma solicitação das instituições sociais. “Há uma enorme dificuldade em captar voluntários para compor diretorias de OSC, e muitas vezes isso ocorre porque as pessoas não sabem como fazer, por falta de conhecimento. Então essa parceria com o Motiva visa estimular esse tipo de voluntariado, que é fundamental para uma boa gestão e práticas na instituição”, disse.

Marcela Doni, responsável técnica pelo Motiva, ressaltou que a formação também estimula e possibilita a renovação das diretorias formadas nas instituições sociais e assim oxigena a gestão das OSC.

Durante o encontro, serão abordados aspectos como quais são as funções e responsabilidades de um diretor de OSC e a importância de uma boa gestão que impacta nos serviços sociais oferecidos aos usuários das instituições.

Motiva direcionado

O Motiva a Gerir faz parte das formações temáticas de uma série de encontros para voluntários que a FEAC já realiza. Segundo Marcela, a ideia é que os encontros temáticos qualifiquem ainda mais a formação oferecida a quem pretende desenvolver trabalho voluntário.

“Um dos benefícios para o voluntário é o enriquecimento do aprendizado e a possibilidade de inovar seu trabalho, já que a ação terá ainda mais impacto social com uma formação mais direcionada”, explicou Marcela.

O Motiva é um dos projetos do Programa Cidadania Ativa, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Serviço: Motiva a Gerir

Data: sábado, 27 de outubro

Horário: 9h

Local: Auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Sousa Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)

Inscrições gratuitas e mais informações: https://www.feac.org.br/motiva