Mobilização para Autonomia ganha campanha publicitária

O MOB ganhou uma campanha publicitária, denominada Reveja seus Conceitos, que visa conscientizar a sociedade e dar visibilidade às pessoas com deficiência.

A criação foi assinada por alunos do 2º ano do curso de Propaganda e Marketing das Faculdades de Campinas (Facamp), orientados pelos professores Fábio Wanderley e Leopoldo Azevedo, coordenadores da Agência Júnior da Facamp, também apoiadores por meio da Agência Sala.

Inspirados pelo lema “nada sobre nós, sem nós” – utilizado pelas pessoas com deficiência desde 1986, os estudantes envolvidos realizaram, durante dois meses, pesquisas e entrevistas com pessoas com deficiência para que fosse desenvolvido o conceito das peças publicitárias como outdoor, anúncio para mídia impressa, banners para sites e portais, spots de rádios e filme para TVs.

A apresentação das peças em primeira mão e do conceito criativo aconteceu na noite de 02 de dezembro, quando do lançamento da publicação LBI – comentada (Veja aqui).

Segundo o gerente do Departamento de Assistência Social, Lincoln Moreira, a campanha contribuirá para a visibilidade das pessoas com deficiência e evidenciará os direitos das mesmas na sociedade. “O envolvimento do Programa com uma universidade nos possibilitou ainda trabalhar com alunos uma concepção de sociedade até então desconhecida por eles, e com isso passaram a ter um outro olhar para pessoas que tenham qualquer tipo de diferença, até porque todos nós somos diferentes”, concluiu.

Além das peças publicitárias inclusivas, foi sugerido pelos estudantes uma outra ação de conscientização que adapta em Braille cardápios de restaurantes. O slogan da campanha chama as pessoas para que “revejam seus conceitos”, utilizando palavras como atitude, comunicação e respeito para completar a frase: “A falta de ___ gera barreira. A maior deficiência é não incluir”.

Por um período de 60 dias, desde o último 03 de dezembro, as peças da campanha estarão expostas e divulgadas em veículos de comunicação que gentilmente cederam espaços: Grupo RAC; Grupo Bandeirantes de Comunicação; TVB – Record; EPTV; Portal Campinas.com.br; rádios Globo-CBN, Educativa, Educadora, Nativa e Brasil Campinas; PUC-Campinas; e Iguatemi Campinas.

Para conferir a campanha completa acesse o site: www.revejaseusconceitos.org.br

Sobre o MOB

O programa Mobilização surgiu em 2015, após a realização de uma pesquisa sobre o panorama da pessoa com deficiência no município de Campinas. O resultado e suas recomendações deram contorno ao programa no ano de 2016, cujo objetivo é ativar processos de melhorias públicas e procura empreender com suas ações o fortalecimento e conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Este programa faz parte do rol de programas e projetos próprios da Fundação FEAC, entidade de assessoramento do município de Campinas, que atua nas áreas de assistência social, educação e saúde, conforme estabelecido pela Resolução n° 27/2011.

Atualmente, o MOB realiza seu trabalho, em busca de atingir seu objetivo, por meio de três eixos:

Eixo 1 – Ações de formação à rede de atendimento, pessoas com deficiência, familiares e interessados no tema para aprimoramento no novo paradigma da pessoa com deficiência.

Eixo 2 – Ações de incidência pública para efetivar e aprimorar as políticas públicas para pessoa com deficiência, através das seguintes atividades:

  •        Reuniões sistemáticas nos conselhos setoriais e de direitos; participação e fomento de audiências públicas sobre os temas pertinentes.
  •        Elaboração da publicação “Lei Brasileira da Inclusão – Comentada” (Lei n° 13.146/2015), composta por 18 artigos escritos por 24 especialistas do Brasil, que emitiram análises, observando possíveis avanços e desafios.

Eixo 3 – Comunicação e divulgação a fim de informar à sociedade sobre a pessoa com deficiência e seus direitos, visando quebrar o atual paradigma de incapacidade por meio de campanha publicitária e criação e veiculação de boletim periódico com informações sobre deficiência.

2018-04-17T10:46:20+00:0029 de novembro de 2016|Categories: Diversos, NOTÍCIAS|Tags: |