Edit: para consultar os dados atualizados, segundo o relatório final, clique aqui

A segunda edição da campanha Mobiliza Campinas, de combate à insegurança alimentar e nutricional, encerrou sua captação de recursos no dia 30 de setembro. Após seis meses, a campanha arrecadou R$ 3.275.400, que foram convertidos em cartões alimentação para famílias em situação de vulnerabilidade, agravada pela pandemia da Covid-19.

O valor captado beneficiou 6.823 famílias com cartões alimentação de R$ 120, carregados mensalmente por quatro meses. Ao todo, mais de 27 mil moradores de comunidades vulneráveis de Campinas foram impactados.

“Os resultados dessa edição foram muito positivos. No início da campanha, as doações tinham sido reduzidas consideravelmente em relação ao ano passado. Porém, com o esforço da mídia informando sobre a fome que ainda está agravada na nossa região, conseguimos recuperar o ritmo das doações”, analisa Camila Stefanelli, líder do programa Cidadania Ativa, da Fundação FEAC.

A primeira edição do Mobiliza Campinas foi realizada em 2020, como resposta emergencial ao agravamento das vulnerabilidades sociais decorrentes da pandemia. Em 2021, as desigualdades sociais seguiram escancaradas, mas a solidariedade continuou: a segunda edição da campanha mobilizou 40 empresas e 1.681 pessoas físicas.

Camila Stefanelli aponta que um destaque neste ano foi o número de doações de pessoas físicas: 27% a mais do que no ano passado. “Além disso, grande parte das empresas que estiveram com a gente em 2020 voltaram a apoiar a campanha em 2021, o que mostra a confiança no projeto e a importância dele na região”, diz.

Os beneficiados

Uma novidade dessa edição foi a criação do Comitê Executivo, que atua em rede com 70 organizações da sociedade civil (OSC) parceiras da FEAC, distribuídas em 102 unidades, possibilitando um olhar atento que permitiu à campanha chegar até os mais vulneráveis. Como resultado, 81,6% das famílias beneficiadas não haviam sido atendidas em 2020, e conseguiram o cartão pela primeira vez.

“Contamos com uma escuta qualificada com as OSC para ajustar rotas para esta nova edição. Ouvi-las foi fundamental para planejarmos uma ação mais coesa e um monitoramento ágil mais próximo dos desafios enfrentados pelas famílias”, explica Sílnia Prado, líder do Programa Fortalecimento de Vínculos, da FEAC.

Assim como na primeira edição, mais de 90% dos cartões foram emitidos em nome de mulheres, chefes das famílias. Além disso, 45% das famílias beneficiadas são monoparentais e 68% têm crianças e adolescentes.

Em relação à situação profissional, 42,6% dos beneficiados não tinham empregos formais e 37,9% estavam sem nenhuma fonte de renda.

Além dos cartões alimentação, a edição de 2021 contou com a arrecadação de diversos produtos, doados por onze empresas: 1,4 tonelada de itens de higiene 2,5 toneladas de alimentos, uma tonelada de leite e 14 mil litros de água. A distribuição foi feita de forma estratégica por todas as OSC da rede.

“Muitas situações agravadas pela pandemia ainda levarão tempo para serem superadas, como o desemprego e a crise econômica”, reforça Sílnia.

Sobre o Comitê Executivo Mobiliza Campinas

O Comitê Executivo Mobiliza Campinas é responsável por planejar, executar, comunicar e monitorar o projeto Mobiliza Campinas criando processos transparentes e eficientes, com representatividade e participação democrática.

O comitê é formado por seis organizações sem fins lucrativos de Campinas/SP: Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, Centro Comunitário do Jardim Santa Lúcia, Centro Educacional de Assistência Social Menino Jesus de Praga, Fundação FEAC, Grupo Primavera e Projeto Gente Nova. A sua atuação se dá em rede, por meio de organizações da sociedade civil presentes nos territórios mais vulneráveis da cidade de Campinas/SP, responsáveis por identificar e cadastrar as famílias – de acordo com os parâmetros de seleção –, distribuir e monitorar o uso dos cartões.

Sobre a Fundação FEAC

A Fundação FEAC é uma organização independente que atua em Campinas (SP) com o objetivo de contribuir para criação de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades. Para isso, investe em ações de educação, assistência social e promoção humana com foco nas regiões e nas populações mais vulneráveis, especialmente crianças e jovens, e no impulsionamento de organizações da sociedade civil, empresas e pessoas para as causas sociais.

A Fundação FEAC apoia o Mobiliza Campinas.

Mais informações

Fundação FEAC
Camila Mazin – Analista de Comunicação
[email protected]