O Museu da Imagem e do Som (MIS) de Campinas recebe, a partir da próxima terça-feira (5), o projeto “Memórias Vestidas”, que realizará oficinas gratuitas de moda para idosos, entre o dia 5 de julho e 4 de agosto, nas tardes de terças e quintas-feira, das 14h às 17h. As inscrições poderão ser feitas no local, no primeiro dia de aula.

O objetivo do projeto é desenvolver a reconstrução histórica e poética de um traje, que será desenhado e confeccionado a partir das memórias dos participantes.

O nome do projeto, que é produzido pelo VID Estúdio Criativo, aponta, poeticamente, para seu objetivo: vestir memórias. A ideia é que os alunos consigam reconstruir um traje marcante da sua história de vida, passando por todas as etapas inerentes à criação em moda.

As oficinas serão divididas em duas partes: na primeira, o foco será um trabalho sobre a memória, procurando formas de expressão para imagens, sentimentos e momentos marcantes da história de vida do participante; na segunda etapa, serão realizadas aulas de design de indumentária, cor, textura e desenho. além das pesquisas de fotos e objetos que remetam a lembranças da infância, adolescência ou começo da maturidade.

A partir dessa pesquisa e com os conhecimentos adquiridos, os alunos desenharão e confeccionarão o traje, em uma fase que contará com a presença da professora convidada Rosângela Rubbo, para orientações no campo da modelagem e costura. Todo o processo desenvolvido durante a oficina será documentado em fotos e vídeos, que serão compartilhados nas redes sociais e no diário de bordo do site do projeto.

Estando prontos os figurinos, a fase final do projeto prevê uma sessão fotográfica, que será realizada pelos fotógrafos Andrea de Lima e Maycon Soldan, em que os participantes usarão os trajes criados e contarão com caracterização de cabelo e maquiagem. As fotos serão feitas no próprio MIS ou em uma locação nas proximidades, podendo ser um local que se relacione com a memória do participante.

Por fim, todo o material produzido ao longo do projeto – os trajes e fotografias – será organizado em uma exposição que retrate, por meio dessas “memórias vestidas”, aspectos de épocas passadas. A previsão é que seja aberta ao público no fim de agosto.

Serviço:

Curso de moda para idosos
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS). Palácio dos Azulejos. Rua Regente Feijó, 859, Centro – Campinas
Datas: 5, 7, 12, 14, 19, 21, 26 e 28 de julho
Horários: terças-feiras e quintas-feiras, das 14h às 17h. As inscrições poderão ser feitas no primeiro dia de aula. Incialmente, são 15 vagas
Entrada: gratuita