(Por Claudia Corbett) 

Um prédio histórico na área do Lar dos Velhinhos de Campinas (LVC), entidade parceira da Fundação FEAC, será o espaço onde acontece a inédita Mostra+Sustentável, programada para o mês de setembro. A iniciativa tem como mote a sustentabilidade e busca demandas reais nas entidades assistenciais de Campinas e região, beneficiando-as com a proposta. Esta primeira edição promoverá a reforma e readequação do pavilhão mais antigo do LVC, deixando para a entidade um legado físico.

“O objetivo é fazer projetos de acordo com a necessidade das organizações da sociedade civil e adaptar locais para que o evento aconteça”, explicou o engenheiro Fernando Caparica, idealizador da Mostra.

No caso do Lar dos Velhinhos, o espaço a ser restruturado abrange 2.950 metros quadrados, sendo 850 de edificação, 1.500 de paisagismo e 600 de pavimentação. O projeto arquitetônico envolveu alunos do curso de Arquitetura da Faculdade São Francisco.

Por intermédio desta iniciativa, o LVC recebeu um sistema de energia solar doado pela ENGIE Solar, como parte das intervenções. O sistema fotovoltaico, avaliado em R$25 mil, será instalado no prédio que está sendo revitalizado pela Mostra+ Sustentável, para atender parte da demanda de energia consumida durante a reforma e realização do evento. Posteriormente, resultará ainda numa economia anual de 20% para o Lar dos Velhinhos, pois segundo Mauro Calais, presidente da entidade, a intenção, pós encerramento da Mostra, é centralizar os setores administrativos no local. Com esta mudança, a instituição terá a possibilidade de ampliar a academia de ginástica, criar um ateliê de pintura e uma sala zen. “Para o Lar dos Velhinhos esta obra foi de grande importância. O espaço nunca havia passado por grandes intervenções como a que está acontecendo e nem seria possível por causa da escassez de recursos da entidade”, comemorou a gerente de comunicação e marketing da instituição, Natália Rodrigues Chaves.

“Além do legado físico, o que queremos proporcionar com a Mostra é que mais pessoas conheçam a instituição de perto e não só pelo nome”, destacou o idealizador do evento.

Reforma da entidade

As obras no local já estão a todo vapor. O prédio em estilo colonial estava bastante deteriorado, sendo utilizado pela instituição apenas como depósito. Suas características originais, incluindo as paredes externas, serão mantidas. Na estrutura do telhado somente algumas ripas e telhas serão trocadas. Os sistemas elétrico e hidráulico serão totalmente refeitos, assim como o piso. O pavilhão terá, a partir de agora, uma cisterna para captação de água de chuva e um filtro biológico, que irá tratar a água que vai para as torneiras.

Durante a Mostra, esta nova estrutura do pavilhão do Lar dos Velhinhos de Campinas receberá cerca de 32 ambientes, especialmente montados para a Mostra+ Sustentável, que serão decorados com o envolvimento de 70 profissionais, entre arquitetos e decoradores.

A iniciativa, que conta com o apoio institucional da FEAC, acontece de 7 de setembro a 12 de outubro e será totalmente inclusiva. Além da acessibilidade a todos os espaços, as decorações terão a técnica de áudio descrição para que as pessoas com deficiência visual também possam participar efetivamente do evento.

A Intuição contemplada para a segunda edição da Mostra, a realizar-se em 2018 já foi escolhida, e mais uma vez será uma parceira da FEAC, o Instituto Padre Haroldo.

Saiba mais:
http://www.mostra.com.br/#home
http://lvc.org.br/site/