fbpx
Programa Fortalecimento de Vínculos2018-07-18T17:48:07+00:00

O Programa Fortalecimento de Vínculos é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na qualificação de ações integradas de cultura, esportes e cidadania com o objetivo de prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e reforçar os vínculos familiares e sociais protetivos.

Para isso atua na construção de alternativas emancipatórias aos ciclos de vulnerabilidade social. Busca investir em iniciativas voltadas à acolhida, escuta e ação para garantir o acesso aos recursos de proteção socioassistencial.

Promove ações para todos os públicos, que incentivem a identidade e o pertencimento local e estimulem a socialização e a convivência comunitária a fim de propiciar o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais protetivos.

Como estratégia, fomenta ações integradas de cultura, esporte, lazer e cidadania que contribuam para o pleno desenvolvimento humano na perspectiva da construção de um percurso com oportunidades e liberdade de escolha.

Este conjunto de esforços se integra numa rede de proteção que deve prevenir o agravamento da vulnerabilidade social e criar condições para o bem-estar, mobilidade e desenvolvimento social.

A Fundação FEAC já vem investindo em entidades que atuam na proteção básica visando a qualificação dos serviços prestados aos usuários e comunidades e o estreitamento de laços.

Entre 2015 e 2016, apoiou a qualificação de educadores sociais que atuam nas entidades da proteção básica. Em 2017, passou também a incentivar a articulação das organizações de base para utilização de espaços públicos a fim de legitimá-los como locais de promoção de cultura, esporte, lazer e cidadania.

Consolidar uma rede de proteção que previna o agravamento da vulnerabilidade social

  • Fomentar a atuação coordenada, integrada e articulada da rede de proteção social básica;
  • Estimular as entidades a terem como foco de atuação o usuário, com uma abordagem individualizada e longitudinal (ao longo da vida), garantindo inclusive o acesso aos recursos de proteção socioassistencial;
  • Incentivar que as entidades ampliem a aderência das ações em consonância com a realidade das comunidades atuando nas raízes da vulnerabilidade social;
  • Apoiar a atuação das entidades para construção de alternativas emancipatórias aos ciclos de vulnerabilidade social.

Desenvolver nos indivíduos o senso de pertencimento local e o reconhecimento de sua identidade na comunidade

  • Incentivar a convivência como estratégia de fortalecimento do tecido social;
  • Disseminar a cultura de coletividade e solidariedade como estratégia para promover o desenvolvimento social a partir das potencialidades locais;
  • Fomentar a participação ativa nas entidades e movimentos locais;
  • Ressignificar o papel das entidades nas comunidades com processos de governança e tomada de decisão participativos, transparentes e legítimos.

Apoio institucional às OSCs que executam Fortalecimento de Vínculos

Apoia 28 Organizações da Sociedade Civil executoras de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes e centro convivência para adultos e idosos.


Urbanizarte

Oportuniza espaços de integração, convivência e fortalecimento de vínculos que consolidem as redes locais e fomentem o pleno desenvolvimento humano.


Arte e Cultura

Proporciona a inclusão e o acesso à arte e à cultura, por meio de um musical interpretado por crianças, adolescentes e idosos com foco no reconhecimento de capacidades humanas, integração, fortalecimento de vínculos familiares e sociais.


Ação Regional (concluído)

Facilitou o processo de articulação e integração da rede de relações dos recursos sociais e serviços existentes no município de Campinas, estimulando a atuação integrada e otimização de resultados para os próprios recursos, usuários e comunidade.


Aprendendo com o Esporte e o Lúdico (concluído)

Incentivou a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer com vistas ao desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo das crianças e adolescentes.


Calendário Cultural (concluído)

Difundiu e valorizou ações e projetos artístico culturais, implementados pelas entidades conveniadas, junto ao público interno (quadro de colaboradores FEAC) e externo.


Cidadãos do Futuro (concluído)

Ofereceu aos educadores a vivência de atividades práticas e teóricas para enriquecer o planejamento, qualificar sua ação junto aos usuários e a proposta socioeducativa da entidade.


Co-mover (concluído)

Incentivou a ampliação do universo de possibilidades de movimento e expressão, favorecendo a educação e interação social.


EducAção (concluído)

Incubou iniciativas de criação e desenvolvimento de projetos sociais ligados à prática esportiva, como meio de desenvolvimento integral e de transformação social para crianças e adolescentes, através de assessoria sistemática e garantia de participação em práticas esportivas regulares.


Iniciação esportiva e cultural (concluído)

Incentivou a prática de atividades esportivas, culturais e de lazer com vistas ao desenvolvimento do potencial pessoal e coletivo das crianças e adolescentes.


Identidade Comunitária (concluído)

Identificou o perfil da comunidade atendida pela entidade e expôs os interesses e expectativas com relação à entidade.


Leitura em Foco (concluído)

Realizou ações voltadas ao fomento à leitura, de modo a incorporá-la como uma prática espontânea e natural no cotidiano das pessoas, promovendo o desenvolvimento humano e cultural e o exercício da cidadania.

PARCERIAS

X