Evento reúne integrantes de oito organizações da sociedade civil

Nos dias 12 e 13 de dezembro, terça e quarta-feira, acontece o espetáculo musical “Os Saltimbancos”, projeto que integra o programa FEAC Arte e Cultura, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação. A iniciativa inédita reunirá música, dança e teatro com diálogos falados e cantados em uma apresentação cênica com a participação de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência atendidos por Organizações da Sociedade Civil (OSCs) de Campinas/SP.

O evento, que conta com mais de 130 ‘artistas’ e é reservado a convidados e representantes de instituições do município, acontece a partir das 20h no Teatro Iguatemi, localizado no 3º piso do Shopping Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas/SP).

No palco, estará o elenco formado por atendidos de oito organizações da sociedade civil do município – Projeto Gente Nova (Progen); APAE Campinas; APASCAMP; Fundação Síndrome de Down; Associação Beneficente Semear; Associação de Assistência Social São João Vianney; Movimento Assistencial Espírita Maria Rosa; e Casa Maria de Nazaré (Unidade Casa dos Anjos).

Para a apresentação, os integrantes do espetáculo passaram por leituras e ensaios ao longo deste ano, auxiliados por seus educadores e pela preparadora de elenco e diretora do espetáculo, Daniela Fischer, que também assina o cenário e o figurino.

O espetáculo, que acontece a partir de uma atuação colaborativa, visa a oportunidade de interação entre os participantes. Também promove a convivência e a formação de grupos nos quais cada um reconhece seu papel, exercitando o pertencimento e o compromisso.

Os Saltimbancos

O texto do musical, inspirado na obra literária “Os músicos de Bremen”, criada pelos lendários irmãos Grimm, trata da união de um grupo de animais contra a exploração realizada por seus patrões. Cada bicho protagonista expressa sua angústia por meio do canto e decidem juntos mudar o rumo de suas vidas, lutando pela liberdade.

Para a assessora técnica do DAS, Sílnia Prado, a escolha de “Os Saltimbancos” contribui com uma discussão que, no Brasil, é sempre presente, atual e decisiva em busca da garantia da convivência intergeracional e a inclusão de pessoas com deficiência.

Sobre o FEAC Arte Cultura

FEAC Arte e Cultura é um programa próprio da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social – DAS, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de projetos socioculturais que possibilitem a crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos o contato, a fruição e o estímulo à produção artística e cultural como instrumento de inclusão social e direito fundamental de todos os cidadãos. Estes direitos são garantidos pela Constituição Federal, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Estatuto da Criança e do Adolescente e Plano

Serviço:
Os Saltimbancos

Data: 12 e 13 de dezembro, terça e quarta-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Iguatemi

Endereço: Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina, Campinas/SP

Informações: (19) 3794.3548