fbpx
Empreendedorismo de Base Comunitária2018-07-26T09:51:25+00:00
INSCRIÇÕES ENCERRADAS
CHAMADA ENCERRADA

O PROJETO

Apostamos na atuação de grupos engajados, que fazem a diferença e buscam contribuir para o bem-estar de suas comunidades! Por isso, incentivamos a articulação e o desenvolvimento das comunidades locais para potencializar as iniciativas transformadoras de cada território de Campinas/SP.

Essa ação faz parte do Programa Desenvolvimento Local, uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na mobilização comunitária com o objetivo de transformar territórios gerando bases para uma cidade mais inclusiva, acolhedora, eficiente e sustentável.

CONTEXTO E MISSÃO

Acreditamos no poder de conectar pessoas e soluções! Ao fomentar o empreendedorismo de base comunitária é possível fortalecer o coletivo e disseminar ideias transformadoras.

Entendemos que o município apresenta diversas demandas e áreas de vulnerabilidade social, com comunidades vivenciando contextos específicos de múltiplas carências e escassas oportunidades. Essas populações possuem um potencial de inovação social para catalisar melhorias significativas nas suas comunidades. Por isso, garantir oportunidades aos cidadãos conscientes do seu papel na comunidade pode fomentar soluções contextuais que atendam a prioridades locais e com potencial para transformar realidades.

TRANSFORMAR A COMUNIDADE
Apoiamos projetos que superam desafios

NOSSA PROPOSTA

Contribuir com a transformação social colaborativa por meio da cidadania, cultura, fortalecimento de vínculos, lazer, tecnologias inovadoras para viabilizar uma série de melhorias no trabalho e renda, educação, inclusão e qualidade de vida.

TEMÁTICAS

CULTURA

Promoção da cultura como instrumento de transformação social e apoio à educação e assistência social.

LAZER E ESPORTE DE RECREAÇÃO

Trabalhar o lazer como forma de promoção do bem-estar, da saúde e da inclusão.

CIDADANIA

Articulação comunitária, acesso a direitos, fortalecimento de vínculos comunitários e pertencimento local.

MEIO AMBIENTE

Promoção de tecnologias inovadoras, manejo sustentável de recursos, acesso democrático à água, geração de energia renovável e tecnologias de prevenção a doenças.

GERAÇÃO DE RENDA

Viabilizar a geração de trabalho e renda, melhoria da qualidade de vida para população economicamente vulnerável, inclusão de grupos marginalizados na cadeia de valor, negócios locais e soluções financeiras inovadoras.

OUTROS

Demais áreas de atuação  que proporcionem mudanças positivas no cenário social e promovam melhorias para a comunidade.

SELEÇÃO – ENCERRADA

21/06/2018 a 13/07/2018- ENCERRADO
Divulgação da chamada

13/07/2018 a 17/07/2018- ENCERRADO
Seleção das propostas recebidas.

18/07/2018- ENCERRADO
Divulgação dos resultados.

Serão divulgados na data indicada através do envio de e-mail endereçado a todas as inscrições realizadas, selecionadas ou não.

20/07/2018 a 30/07/2018 – EM ANDAMENTO
Entrega de documentos e avaliação de conformidade das organizações.  

01/08/2018 a 07/08/2018
Reunião com selecionadas para detalhamento das propostas.

15/08/2018
Previsão de assinatura dos Termos de Parcerias.

01/09/2018
Início da execução dos projetos.

Organizações da Sociedade Civil de Campinas/SP, constituídas legalmente e que tenham atuação ativa em uma comunidade ou território deste município. Se o grupo ou coletivo não possuir CNPJ, é necessário o apoio de uma organização constituída legalmente no território*.

*Não são aceitas iniciativas que tenham caráter político partidário e/ou religioso.

Cada Organização pode apresentar um (1)  projeto. 

O comitê de seleção das propostas é formado pela equipe técnica da Fundação FEAC.  A seleção é realizada com base nos seguintes critérios:

  1. Viabilidade técnica e financeira: coerência entre contexto, problemática, ações, objetivos esperados e orçamento proposto;
  2. Sustentabilidade: possibilidade de continuidade do projeto e perspectivas de continuidade a médio e longo prazo;
  3. Impacto: potencial transformador da proposta, durabilidade dos efeitos, número de beneficiários, capacidade de gerar escala e influenciar políticas públicas;
  4. Envolvimento comunitário: legitimidade e visibilidade do proponente no território, envolvimento da população local, estímulo ao protagonismo e processos participativos;
  5. Inovação: entendimento aprofundado do problema, originalidade da proposta e uso de metodologias inovadoras.

Em caso de empate serão priorizados projetos em territórios e comunidades distintos. A decisão do comitê é final, não cabendo recurso.

As OSCs responsáveis pelas propostas pré-selecionadas deverão encaminhar para a Fundação FEAC documentação para análise de conformidade.

Serão disponibilizados R$250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais) podendo apoiar projetos com valor de até R$ 25.000,00 (vinte e cinco mil reais). Os recursos financeiros serão aplicados exclusivamente nos projetos selecionados.

Após seleção das propostas será avaliada, mediante a entrega da documentação, a conformidade das organizações proponentes e o atendimento das condições para realização de parcerias estabelecidas no estatuto da Fundação FEAC e demais regramentos internos.

A Fundação FEAC  será responsável por:

  • Repassar o recurso financeiro para desenvolvimento do projeto conforme planilha financeira apresentada e aprovada;
  • Acompanhar o desenvolvimento do projeto.

A Organização será responsável por:

  • Executar o projeto conforme aprovado;
  • Apresentar prestação de contas do projeto;
  • Apresentar relatório das atividades;
  • Estar em conformidade com a legislação vigente e não desvirtuar seu caráter filantrópico de fins não econômicos e comunitários.

“Inspire-se e empreenda, aproveite essa experiência de poder gerar novos modelos de negócios que poderão dar origem a iniciativas inovadoras criando soluções viáveis para problemas reais em suas comunidades.”
Viviane Nale – Líder do Programa Desenvolvimento Local

“Esta chamada tem por objetivo contribuir com grupos e organizações de base comunitária para que estes ampliem a qualidade de vida nos territórios. Os temas são diversos e as ideias podem mudar a realidade da sua comunidade. Empacote suas ideias e ajude a mudar o seu bairro.”
Lincoln Moreira, responsável pelo Projeto

X