Educação2018-07-06T12:30:21+00:00

O Programa Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

A educação, como direito de todos, é imprescindível ao desenvolvimento humano e cumpre o papel de promotora da mobilidade social. Para isso, priorizar uma educação melhor se constitui um dos principais investimentos para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e com igualdade de oportunidades.

O programa procura influenciar na melhoria da educação no município de Campinas. Articula atores para que se reconheçam capazes de contribuir com uma educação cada vez melhor. Para tanto, promove espaços de reflexão, onde diversos cenários educacionais e recomendações de ação estratégica são construídos de forma participativa.

Inovação nos currículos, nas práticas pedagógicas, nos espaços e tempos da escola, nas relações e papéis dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem, são também frentes apoiadas pelo programa que ainda fomenta ações de incidência técnica, política e de comunicação com objetivo de envolver, engajar e convidar a sociedade a agir na melhoria contínua da educação.

Adicionalmente, investe em projetos que partem de problemas reais bem delimitados e apontam soluções com potencial de gerar impacto positivo sistêmico na educação. Neste sentido, identifica, analisa e busca saídas inovadoras para os gargalos dos sistemas educacionais e define investimentos com base em evidências.

A Fundação FEAC investe em educação há muitos anos e a partir da década de 90 amplia seus investimentos na sensibilização e mobilização da sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade.

Incentivar que a educação seja prioridade para toda a sociedade.

  • Energizar a sociedade para agir em prol de uma educação pública cada vez melhor em Campinas;
  • Fomentar que a educação seja prioridade na agenda política do município de Campinas.

Contribuir para uma educação relevante, com significado, e que assegure a igualdade de oportunidades e mobilidade social.

  • Integrar os conhecimentos científicos relativos a como aprendemos no processo educacional;
  • Garantir a alfabetização na idade certa de forma a sustentar o aprendizado ao longo da vida escolar;
  • Repensar o processo de valoração do aprendizado e atribuição de notas como vetor de mudanças nas dinâmicas educacionais;
  • Reavaliar a lógica do conceito vigente de educação integral e do tempo que alunos passam no ambiente escolar;
  • Incentivar um modelo de gestão escolar baseado na autonomia e responsabilidade dos diretores;
  • Investir na desburocratização e eliminação de controles e processos desnecessários ou redundantes que desviam o foco e a energia dos profissionais de educação;
  • Reconhecer profissionais da educação como capazes de garantir o aprendizado pleno de seus alunos mudando o foco dos mecanismos de controle gerenciais de processos para resultados;
  • Pensar novos caminhos e referenciais para a formação inicial dos professores;
  • Reconhecer e valorizar o aluno como sujeito de direito e protagonista de seu processo formativo;
  • Criar mecanismos que garantam que o recurso público destinado à educação seja aplicado de fato na escola;
  • Desconstruir o modelo atual dos espaços escolares e propor novos layouts que facilitem aprendizagem.

Ciclo de diálogos

Promoção de espaços de diálogos participativos entre lideranças influenciadoras da Educação Básica de Campinas na busca de caminhos e soluções viáveis para os inúmeros desafios da educação.


Conecta Educação

Conectar pessoas e instituições a partir da reflexão sobre práticas inovadoras e de impacto positivo na área da educação.


EducaLab – Laboratório de Inovação Social

Laboratório de design de protótipos de transformação sistêmica no campo educacional.


Mobilização pela Educação

Campanha dedicada a mobilizar a sociedade sobre o impacto positivo de se investir na educação como imprescindível ao desenvolvimento humano e, consequentemente, da sociedade.


Semana da Educação

Mobilizar a sociedade para o debate sobre os diversos temas da educação e que os mesmos resultem em ações que contribuam para uma educação pública cada vez melhor em Campinas.


Compromisso Campinas pela Educação 

Sensibilizou e mobilizou a sociedade para contribuir com a defesa e garantia dos direitos à educação pública de qualidade, especialmente na cidade de Campinas/SP.


Alfabetização solidária (concluído)

Criado pelo Conselho do Comitê da Comunidade Solidária, tinha por objetivo diminuir o alto índice de analfabetos no Brasil.


Aliança Campinas pela Educação (concluído)

Movimento de mobilização social pela educação. A Aliança procurou unir os diversos setores sociais em torno do lema “nenhuma criança fora da escola e ensino de qualidade”.


FEAC na Escola (concluído)

Qualificou processos pedagógicos que fazem da escola um espaço acolhedor, estimulante e eficaz na promoção da aprendizagem.


Pela Educação em Tempo Integral (concluído)

Qualificou técnica e financeiramente projetos de educação integral, desenvolvidos em rede, envolvendo escolas, organizações sociais e poder público. Projeto em parceria com Instituto Arcor e Instituto C&A.


PQE- Programa qualidade na escola (concluído)

Promoveu capacitação sistemática dos professores para o aprimoramento do ensino em Português e Matemática.

PARCERIAS

X