Programa Desenvolvimento Local2018-08-29T14:01:45+00:00

O Programa Desenvolvimento Local é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na mobilização comunitária com o objetivo de transformar territórios gerando bases para uma cidade mais inclusiva, acolhedora, eficiente e sustentável.

Para promover essa transformação, o Programa articula ações de promoção econômica, social e ambiental nos territórios a partir de um processo que parte da valorização dos potenciais locais e coloca o cidadão como protagonista da mudança de sua realidade.

O território se constrói cotidianamente através das relações que se dão no espaço. São as diferentes dinâmicas políticas, sociais, econômicas e afetivas que caracterizam uma determinada área, influenciando os modos de vida daquele local.

Em comunidades em situação de vulnerabilidade social, os desafios são mais acentuados em decorrência de contextos específicos de múltiplas carências e escassas oportunidades. No enfrentamento dessa realidade, o programa incentiva ações de desenvolvimento local baseadas na participação, escuta e diálogo.

Esta abordagem promove reflexão acerca destas dinâmicas e gera conhecimento, tornando os cidadãos conscientes do seu papel na comunidade. Desta forma, fomenta soluções com maior aderência ao contexto, potenciais e prioridades locais.

Dar visibilidade aos desafios de desenvolvimento destes territórios possibilita engajar diferentes atores. Novos parceiros ampliam repertórios. O território se beneficia ao mesclar novos conhecimentos e perspectivas com a percepção do local.

Uma das estratégias é fomentar ambientes destinados às demandas sociais, de convivência, esporte e lazer. Assim, a utilização dos espaços pela população é estimulada, sendo um dos fatores para criar comunidades seguras. A sensação de segurança está diretamente ligada às conexões humanas existentes naquele ambiente.

O programa investe em projetos que atendam expectativas das comunidades e catalisem a transformação dos territórios gerando impacto duradouro no bem-estar social.

Criado em 2017, integrou uma iniciativa de promoção de projetos de empreendedorismo comunitário em bairros de habitações de interesse social em Campinas. Desta forma, teve início a jornada de incentivo à prática da cidadania ativa e da transformação dos territórios.

Promover a reflexão do papel do espaço nos processos de desenvolvimento social, bem como na educação, inclusão e equidade

  • Estimular a adoção de novos conceitos de desenvolvimento urbano que viabilizem as cidades como promotoras de desenvolvimento ;
  • Incentivar a inovação para tornar os espaços cada vez mais inclusivos;
  • Repensar a cidade como espaço educativo oportunizando a história, cultura, identidade e interações sociais.

Incentivar utilização dos espaços públicos pelas comunidades de forma ampla e democrática, fortalecendo o tecido social

  • Fomentar a utilização dos espaços públicos pelas organizações da sociedade civil para realização de suas atividades;
  • Intensificar a oferta de atividades sociais, eventos culturais e esportivos em espaços públicos;
  • Impulsionar a estruturação de grupos locais de gestão dos espaços públicos.

Contribuir com a construção de uma cidade mais inclusiva de crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência

  • Dar visibilidade a soluções, boas práticas e experiências exitosas de promoção da inclusão de crianças, jovens, idosos e pessoas com deficiência;
  • Promover nos espaços de controle social das políticas públicas um debate sobre o papel da cidade na efetivação dos direitos.

Fomentar o desenvolvimento de comunidades em situação de vulnerabilidade e risco social considerando o contexto, potencial e prioridades locais

  • Incentivar o protagonismo local positivo e propositivo que envolva a comunidade na superação dos seus desafios;
  • Desenvolver a capacidade local de articulação e atuação coletiva para promoção do bem-estar social;
  • Apoiar soluções locais e iniciativas piloto com potencial de promoção do desenvolvimento local.

#Com_Unidade

Qualificar os espaços públicos por meio de intervenções urbanas, com foco na criança e adolescente, para estimular a convivência e o pertencimento da comunidade e assim contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias.
Em 2018 o #Com_Unidade acontece nas regiões:

– Abaeté
– Campo Belo
– Jardim Novo Flamboyant (Buraco do Sapo)
– Distrito de Nova Aparecida


Empreendedorismo de Base Comunitária

Apoiar iniciativas que resultem em qualidade de vida e bem-estar social e estimulem o exercício de atuação coletiva para transformação do território.


Caminhos da Escola

Oportunizar a vivência da criança no espaço público disseminando a cidadania pelo meio mais oportuno ao aprendizado infantil: a experiência. Será realizado em duas edições, uma no Jardim São Marcos e outra no Parque Oziel.


Formação de Lideranças Comunitárias

Incrementar a participação social e controle social de lideranças e organizações comunitárias do município de Campinas frente às políticas públicas, em especial a de Assistência Social, instrumentalizando seus participantes para efetivação de ações comunitárias e garantia de direitos.


Novos Rumos (concluído)

Atuou na conscientização de educadores sociais de entidades participantes para estimularem seus usuários a se reconhecerem no papel de cidadãos com direitos e deveres.


Ação Regional (concluído)             

Apoiou a articulação e integração da rede de relações dos recursos sociais e serviços existentes no município de Campinas, estimulando a atuação integrada e otimização de resultados para os próprios recursos, usuários e comunidade.                                   


Mulher, Arte e Cidadania (concluído)

Fortaleceu, para pleno exercício de cidadania, grupos de mulheres artesãs. Propiciou ainda a comercialização do artesanato, contribuindo para geração de renda e autonomia.

PARCERIAS

X