Ivan Capelatto chamou a atenção para a educação familiar como base para demais fases da criança

(Por Ingrid Vogl)

 “Os dois dias mais importantes de sua vida são quando você nasceu e o outro o dia que você descobre porquê”. Com a intrigante frase do escritor norte-americano Mark Twain, o psicólogo Ivan Capelatto começou sua palestra “Os desafios de educar crianças e jovens no Século XXI”, no Conecta Educação de agosto, que aconteceu na Fundação FEAC.

A instigante citação se conecta com o assunto que Ivan trouxe ao auditório lotado de educadores e pessoas interessadas no assunto. Ele ressaltou que o afeto e o cuidar são a base da educação para a vida, e que isso começa ainda com o bebê, vai embasar a vida dessa criança para as próximas fases da educação formal, apoiando assim a construção de um ser crítico e que sabe o que quer.

Para o psicólogo e especialista em crianças e adolescentes, fala-se muito em modelos de educação e seus desafios, mas não se entende o significado de educar. “A educação é um processo que se inicia dentro da família, desde o nascimento, para que uma criança tenha possibilidade e estrutura para receber o que a escola vai lhe proporcionar, como educação formal”, falou.

Ivan explicou que quando a criança chega na escola sem essa estrutura, problemas de comportamento e aprendizagem são perceptíveis, e nenhuma pedagogia conserta isso. “À medida que essa criança fica maior, vira adolescente e vai para o ensino médio, ela não sabe o que quer da vida, e às vezes acaba escolhendo uma profissão por opressão ou dinheiro. Isso ocasionou, por exemplo, um fenômeno, de desistência em universidades públicas, como Unicamp e USP, onde a taxa de desistência em todos os cursos chega a 50%”, revelou.

“Educação é oferecer a chance ao sujeito dele poder mostrar possibilidades, interesses, motivação. A criança é um sujeito em formação, que precisa expressar seus desejos. Se ela não tiver sido preparada na família, a escola não prepara, e isso acaba tendo impacto em outras fases de sua vida”, ressaltou. Outras consequências que podem ser desenvolvidas pela falta de educação que começa na família são a virtualidade, desinteresse e atração pela escola, depressão e suicídio. Ao longo da palestra, Ivan explicou as fases do desenvolvimento do ser humano e conceitos como o selfie e ego. “A educação falha na medida em que a gente não vê o início dela acontecendo. Estamos perdendo a chance de fazer com que as pessoas deem o seu melhor e façam a diferença no mundo. Vivenciar todas as fases do desenvolvimento humano é essencial para desenvolver no sujeito humano o sentimento de ser si mesmo, não perder a autoestima nem o sentimento de pertencer ao que escolhe e acredita”, disse.

Neste ponto, Luciana Gracioli de Oliveira Iacovacci se identificou com a fala de Ivan. “Não tem como não sair outra pessoa dessa palestra, porque sempre temos informações novas e acho que o conceito que a gente precisa para o mundo de hoje é do afeto, do cuidar e ver as pessoas com outro olhar. Para os professores que trabalham com crianças e adolescentes é fundamental ter esse olhar diferente, se aproximar, conversar e dialogar com a criança. O resultado é positivo e multiplicador, como se fosse uma contaminação do bem. É um trabalho difícil, mas necessário”, comentou.

Para refletir

Como Ivan planejava, os presentes no Conecta Educação saíram da palestra com muita coisa para refletir sobre o assunto tratado.  “Trabalhamos na Casa da Criança Maria Luiza Hartzer, e é necessário ter um olhar diferenciado, com afeto e diálogo. O Ivan trouxe questões que são tão automáticas em nosso dia a dia que não paramos para pensar, mas que são necessárias e aplicáveis no cotidiano”, afirmou Helena Francisca Souto de Carvalho, coordenadora da Casa da Criança Maria Luiza Hartzer.

Mesmo não sendo da área educacional, Olavo Faraco Junior, gerente da Caixa Econômica Federal, gostou do que ouviu. “O que o Ivan nos trouxe sobre educar crianças e jovens serve para a vida profissional e pessoal. Para mim é muito conhecimento novo e isso foi muito bom, porque traz aprendizado, principalmente à questão do afeto, que foi o que mais me chamou a atenção, e a necessidade de ouvir e de ser atencioso. Isso me leva a crer que sem afeto e empatia, o ser humano se torna obsoleto, e não podemos deixar que isso aconteça”, concluiu.

Para Cláudia Chebabi, líder do programa Educação da Fundação FEAC, a reflexão que o psicólogo trouxe ao Conecta Educação foi ampla e rica. “A discussão sobre resultados na educação não pode se limitar a índices: precisamos falar de formação do sujeito de forma integral. Nessa perspectiva, o encontro com o Ivan foi uma grande oportunidade para refletirmos sobre o impacto de estabelecermos relações afetivas também na escola.”, avaliou.

Conecta Educação

O Conecta Educação tem como objetivo discutir assuntos relevantes do atual cenário educacional com temas que devem nortear os eventos da 9ª Semana da Educação de Campinas, que irá acontecer de 22 a 29 de setembro de 2018. A iniciativa tem apoio da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas.

Este ano, a intenção é trazer para a reflexão, muito além de falas, práticas inovadoras e que têm impacto positivo na área educacional. A iniciativa faz parte do projeto Semana da Educação e compõe o Programa Educação, que é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

A entrada para o Conecta Educação é gratuita, com vagas preenchidas por ordem de chegada. Certificados de participação são entregues posteriormente ao evento a quem solicitá-los. O próximo Conecta Educação acontece durante a Semana da Educação, mais precisamente na noite do dia 27 de setembro, com o tema “A importância do brincar no desenvolvimento infantil”, que excepcionalmente acontecerá na Escola de Educação Infantil Santa Rita de Cássia – salão Ainda Selmi, localizada a rua Helena Steimberg, nº 1411, Nova Campinas – Campinas/SP. 

Confira a programação completa da Semana da Educação de Campinas 2018: https://www.feac.org.br/semanaeducacao2018/