Comunicação e Mobilização de Recursos será o próximo tema a ser abordado

 

Cerca de 20 entidades foram convidadas a participar do módulo ‘Planejamento Estratégico’ –  o primeiro dos cinco que irão compor o Curso de Gestão -, que integra o programa ‘Qualificação da Gestão das Organizações da Sociedade Civil (OSC)’, recentemente criado pela Fundação FEAC.

Ministrado por Alonso Mazin Soler – doutor em Engenharia de Produção (POLI-USP), pós doutorado em Administração (FEA – USP) e MBA em Finanças Corporativas (FEA-USP) –  este Módulo teve a duração de 24 horas com três encontros realizado em  duas turmas. “A minha proposta não foi dar um treinamento de planejamento estratégico, isso ficaria muito vago. A ideia foi emponderar as instituições, transferindo uma metodologia para se apropriarem e se tornarem autônomas”, contextualizou Alonso.

“A receptividade das entidades foi muito grande e os três encontros foram bastante produtivos. Todas elas saíram deste primeiro Módulo com seus planejamentos estratégicos já previamente elaborados e, por conta dessas ferramentas, já têm condições de trabalhar junto às suas diretorias com aprofundamento”, observou Lincoln Moreira, gerente do Departamento de Assistência Social.

No primeiro encontro foram destacados Fundamentos Estratégicos como missão, visão, valores, stakeholers (partes interessadas). A análise do ambiente também foi realizada, por meio da ferramenta SWOT/FOFA apontando as potencialidades, fraquezas, oportunidades e ameaças no ambiente interno e externo das instituições. Já o segundo dia convidou as entidades para a construção de Mapa Estratégico, no qual identificaram o direcionador estratégico nas perspectivas de sociedade, processos internos, financeira, aprendizado e crescimento e, em seguida, indicaram ações para cada um deles. No terceiro e último encontro, as pontuações do Mapa Estratégico foram complementadas com objetivos, indicadores, metas e iniciativas.

“Nos consideramos privilegiados em participar deste Curso. Esse primeiro módulo veio a calhar. Vimos que é possível olhar para dentro da nossa instituição conciliando o operacional, as gerencias e a gestão da forma que ela está organizada hoje, enalteceu Antônia Cacilda dos Santos, da Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (AFASCOM). “Estamos saindo deste curso bastante animados e empenhados em aplicar tudo que conhecemos aqui, na busca da melhoria do nosso trabalho, da nossa missão e dos nossos princípios e valores”, completou.

Segundo Alonso, a proposta deste Módulo foi instigar o lado emocional dos participantes para que olhassem para o futuro da instituição, e só então mostrar que os envolvidos nesse processo precisam tratar estes propósitos de uma forma profissional. “O ‘Planejamento Estratégico’ como primeiro Módulo fez todo o sentido, pois mostra para as instituições que elas precisam aprimorar suas gestões. É também uma forma de organizar o raciocínio – de como pensar o futuro de uma forma estruturada para um ambiente de terceiro setor”, concluiu.

Para o Lar dos Velhinhos, já no primeiro Módulo o Curso superou a expectativa.  “Foram três encontros que somaram muito, pois precisávamos desta capacitação para melhorarmos o nosso desenvolvimento interno”, enalteceu Natália Rodrigues Chaves, assessora de imprensa da instituição. Segundo Natália, este módulo veio em um momento adequado, pois a instituição está passando por uma reestruturação interna e o que nele aprenderam irá contribuir significativamente nesse momento.

A metodologia também fez com que as entidades enxergassem suas fraquezas, seus pontos positivos e negativos. “Temos uma missão para o futuro e essas ferramentas deixaram claro quais são os nossos objetivos e a estratégia que deveremos utilizar daqui para frente para tornarmos a entidade equilibrada financeiramente”, pontuou Carlos Bilharinho, presidente da Instituto Assistencial Dias da Cruz.

O segundo módulo do Curso, a ser realizado nos meses de outubro e novembro, abordará o tema Comunicação e Mobilização de Recursos. Os três outros acontecerão no primeiro semestre de 2017 e cada um deles contará com uma liderança dentro de cada área de competência da Fundação FEAC. “A ideia deste segundo Módulo é, a partir do planejamento estratégico do anterior, mostrar a relevância de um bom plano de comunicação para contribuir com a visibilidade e a execução das ações, e assim otimizar a mobilização dos recursos necessários”, realçou Lincoln.

Além do Curso de Gestão das Organizações da Sociedade Civil, o Programa Qualificação da Gestão das OSC receberá alguns projetos e a partir de agora, atividades que a FEAC já faz como oficinas, capacitações e seminários temáticos, também passam a fazer parte de seus projetos.