Crianças e adolescentes em acolhimento fazem viagem cultural pelo corpo humano

(Por Laura Gonçalves Sucena)

Com os olhos atentos e cheios de curiosidade, crianças e adolescentes de diversas instituições de acolhimento de Campinas visitaram a mostra internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano. Já na entrada, a imaginação tomou conta do grupo que foi transportado para uma viagem pela anatomia humana.

Para participar da exposição, o Programa Acolhimento Afetivo da Fundação FEAC foi convidado pelo Shopping Iguatemi Campinas e SmartMix Brasil, promotores da mostra, a estender o convite às instituições de acolhimento parceiras do Programa.

Na tarde do último 31 de julho, a criançada do Lar da Criança Feliz, do Centro Corsini e  dos Convívios Aparecida I e II (que têm a Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha como mantenedora) pode  conferir nove corpos reais, em poses inusitadas, e numa visão tridimensional da espécie humana.

Levando cultura, convivência comunitária e cidadania, a atividade ainda gerou curiosidade da molecada. Nos diferentes espaços da mostra, um profissional da área da saúde explicava as funções do corpo humano e os diversos órgãos, músculos, ossos e tecidos expostos.

Para os adolescentes, a experiência foi ainda mais empolgante. “Gostei de tudo e aprendi muito. São coisas que a gente vê nos livros, então é ainda mais legal ver de perto, na prática. Saber onde fica o intestino, o pulmão. É superinteressante”, falou Pedro, de 14 anos.

“Já é gostoso ter um passeio diferente e vir aqui foi muito legal. Gostei de saber onde fica o estômago, o fígado e de saber que o bebê sai da barriga. Gostei muito de saber porque o bebê sai da barriga”, contou Júlio, 10 anos. “Também achei legal conhecer tudo isso. E aprendi um monte de coisa interessante que acontece com nosso corpo”, completou Wesley, de 9 anos.

Para Marilze Castanho, supervisora do Lar da Criança Feliz, a atividade é interessante culturalmente. “É importante atividades que unem cultura, aprendizado e socialização. Hoje eles estão muito interessados, curiosos e já estão falando que querem estudar mais sobre o corpo humano”, afirmou. “Acreditamos que experiências novas são necessárias para a socialização das crianças e esses momentos são especiais”, completou Tatiane da Silva, cuidadora do Corsini.

De acordo com a líder do Programa Acolhimento Afetivo da Fundação FEAC, Ana Lídia Puccini, o Iguatemi Campinas é um grande parceiro do Programa Acolhimento Afetivo, possibilitando a participação das crianças e adolescentes acolhidos em espaços de interação e convivência. “Essas ações proporcionam a ampliação do repertório cultural e de convivência comunitária, tão importante para o pleno desenvolvimento dos acolhidos”, enfatizou.

Da cabeça aos pés

Na exposição, as peças são apresentadas em poses naturais como a “acrobata” e o “tenista”, aproximando ainda mais o público das obras. Ao longo de sete galerias, são exibidas ainda cerca de cem espécimes e órgãos para que os visitantes conheçam em detalhe a estrutura de cada sistema. Os corpos expostos foram submetidos a uma técnica desenvolvida na Alemanha conhecida como plastinação, que preserva o máximo de realismo. 

“As crianças se mostraram muito interessadas, trouxeram perguntas importantes e também muita curiosidade. A gente está aqui para tirar dúvidas e até mesmo incentivá-los a pesquisar e aprender mais”, disse o fisioterapeuta-guia da mostra, Ademilson Miguel.

Durante a visita, a criançada viu de perto como o corpo humano responde a danos externos, como o tabagismo, e problemas de saúde, como obesidade, artrite, câncer de mama. A mostra também conta com espécies de animais, que mostraram as semelhanças e diferenças com o ser humano.

“Estamos muito felizes em poder proporcionar momentos de diversão a essas crianças e adolescentes, ampliando o acesso deles à educação e à cultura. Realizamos recentemente uma parceria similar com a Fundação FEAC, levando grupos para a exposição temática do seriado Castelo Rá-Tim-Bum, e agora repetimos a experiência neste evento tão rico em conteúdo, no qual esses meninos e meninas com certeza aprenderão muito não só sobre o corpo humano e seu funcionamento, mas também sobre a importância de uma vida saudável”, afirma Renata Albuquerque, gerente regional de marketing da rede Iguatemi.

Para o coordenador da exposição, Suderlan de Oliveira Gomes, a mostra proporciona uma compreensão profunda e muito realista do corpo humano e é uma excelente oportunidade para as crianças aprenderem. “A mostra tem um aspecto social e educativo, permitindo aos visitantes compreenderem a importância e os impactos de uma rotina saudável de alimentação e atividades físicas para os seres humanos e isso também serve para as crianças e adolescentes”, pontuou.

O Iguatemi Campinas recebe a mostra internacional Human Bodies – Maravilhas do Corpo Humano até 23 de setembro.

Programa Acolhimento Afetivo

O Programa Acolhimento Afetivo é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe no bem-estar e proteção das crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de acolhimento. Tem como objetivo garantir espaços de construção de identidade e cidadania plena, ampliando as redes individuais de vínculos familiares e sociais protetivos.

Mais informações:

http://www.feac.org.br/acolhimentoafetivo/

https://iguatemi.com.br/campinas/eventos/exposicao-maravilhas-do-corpo-humano

 

2018-08-03T13:43:53+00:003 de agosto de 2018|Categories: NOTÍCIAS|Tags: |
X