Conecta Educação trata da Abordagem Pikler e o Desenvolvimento Infantil

Evento gratuito abre o ciclo de discussões sobre educação em 2018 promovido pela FEAC

“O acolhimento às famílias segundo a abordagem Pickler” é o tema do primeiro encontro do Conecta Educação em 2018, que acontece no dia 22 de fevereiro às 19h no auditório da Fundação FEAC. O evento gratuito faz parte do Projeto Semana da Educação e compõe o Programa Educação, da FEAC.

O Conecta Educação é a nova denominação do que até então se chamava Encontro Mensal, mas a proposta está mantida: a discussão de assuntos relevantes do atual cenário educacional com temas que devem nortear os eventos da 9ª Semana da Educação de Campinas, que está planejada para acontecer no segundo semestre de 2018. Além disso, o Conecta Educação 2018 mantém a agenda tradicionalmente promovida às últimas quintas-feiras do mês.

A novidade está na intenção de trazer para a reflexão, muito além de falas, as práticas de escolas do Estado de São Paulo que estejam inovando em educação.

O evento de 22 de fevereiro contará com a presença de Leila Oliveira Costa, mestre e especialista em educação de 0 a 3 anos, e de Michelly Soares Salomão, orientadora educacional da unidade educacional Spes- Serviço Social da Paroquia São Paulo Apostolo, instituição de educação infantil que atende 120 crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e recebe apoio institucional da FEAC através do Programa Primeira Infância em Foco (PIF).

Durante o Conecta Educação, as pedagogas falarão sobre suas experiências de trabalho e os resultados positivos com a Abordagem Pikler, que defende uma relação estável e afetivamente rica entre adultos (família e educador) e criança, para garantir o desenvolvimento pleno das capacidades motoras dos pequenos.

Um dos princípios da Abordagem desenvolvida pela médica Emmi Pikler é o de que essa relação de confiança e interação com a criança deve acontecer durante os principais cuidados (banho, troca de fraldas, alimentação). A atenção com a organização do espaço, que permita uma movimentação com mais liberdade desde muito cedo, também é fundamental para proporcionar maior autonomia à criança.

Convite para observar

Segundo Leila, ajudar os pais a observarem seus filhos, constituía um dos aspectos essenciais do trabalho de Emmi Pikler. “Nesse sentido, convidar os pais à observação participante modifica, de forma qualitativa, a relação que se estabelece entre eles e seus filhos. Mas para que essa mudança se estabeleça de forma positiva é preciso que a observação deixe de ser a ferramenta para olhar o que o bebê não faz, e sim, o que ele é capaz de fazer”, explicou.

Também participante do encontro, a orientadora educacional do Spes levará a experiência da escola de educação infantil para o Conecta Educação. A instituição trabalha desde 2015 com a Abordagem Pikler graças à participação no Projeto Novo Olhar, que faz parte do PIF. A iniciativa ofereceu formações de especialistas às escolas de educação infantil parceiras, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento infantil.

O Conecta Educação é um evento  gratuito e aberto ao público, com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. Certificados de participação serão emitidos posteriormente a quem solicitá-los.

Serviço: Conecta Educação- “O acolhimento às famílias segundo a abordagem Pickler”

Data: quinta-feira, dia 22 de fevereiro

Horário: 19h

Local: auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)

Informações: (19) 3794-3512.

2018-02-23T14:10:50+00:0023 de fevereiro de 2018|Categories: SALA DE IMPRENSA|