Durante encontro no dia 25 de outubro serão abordados aspectos como fatores de risco e prevenção

“Suicídio: precisamos falar sobre”. O tema – urgente e atual – será discutido durante o Conecta Educação que acontece no dia 25 de outubro, às 19h, no auditório da Fundação FEAC. Quem ministrará a palestra é a Dra. Elizete Prescinotti Andrade, médica hebiatra (especialista em adolescentes) e mestre em pediatria.

Mundialmente, 800 mil pessoas se suicidam por ano, uma a cada 40 segundos. É uma tragédia que tem um aspecto ainda mais dramático: as taxas de suicídio entre os jovens estão mais altas do que nunca.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde apontam que entre jovens de 15 a 19 anos, o suicídio teve um aumento de 20% no período de 2011 e 2016. É a quarta causa mais frequente de morte entre jovens.

Segundo Elizete, o suicídio e a autoagressão não suicida são problemas de saúde pública global que exigem atenção, mas evitá-los não é tarefa fácil.

“Pesquisas atuais indicam que a prevenção, embora factível, envolve uma série de ações, como o fator protetor na escola, avaliação precisa e oportuna dos transtornos mentais e seu tratamento efetivo. Além do controle ambiental dos fatores de risco, como violência sexual, bullying, preconceitos e outros. Portanto, a divulgação adequada de informações e a conscientização são elementos essenciais para o sucesso da prevenção do suicídio”, comentou.

A médica irá abordar questões como a autoagressão não suicida (cutting); suicídio (ideação e tentativa); estatísticas do Brasil e do mundo; fatores de risco. A abordagem também trará questões relacionadas com a prevenção, como identificação precoce de adolescentes de risco; como agir; onde buscar ajuda e como abordar o assunto com os filhos e na escola.

Segundo Thaís Speranza Righetto, técnica responsável pelo Conecta Educação, o tema da palestra foi pensado pela recorrência e destaque que o assunto ganhou recentemente, com o aumento dos índices de suicídio e como no caso de dois adolescentes matriculados no Colégio Bandeirantes em São Paulo, capital, que cometeram suicídio em abril deste ano.

“Esse Conecta vai ser uma forma de conscientizar pais e educadores para estarem atentos aos sinais de angústia que podem evidenciar atitudes suicidas entre os jovens e, dessa maneira, prevenir e evitar esse tipo de atitude”, explicou Thaís.

Conecta Educação

O Conecta Educação tem como objetivo discutir assuntos relevantes do atual cenário educacional. A iniciativa faz parte do projeto Semana da Educação e compõe o Programa Educação, que é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Os temas debatidos durante este ano inspiraram os eventos da 9ª Semana da Educação de Campinas, que aconteceu de 22 a 29 de setembro. A iniciativa tem apoios da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas.

A entrada para o Conecta Educação é gratuita e 90 vagas serão disponibilizadas. As inscrições devem ser feitas pelo telefone (19) 3794.3512 ou pelo e-mail [email protected] Para quem quiser acompanhar a palestra online, será feita a transmissão ao vivo do evento via Facebook (https://www.facebook.com/fundacaofeac/?ref=bookmarks).

Serviço:

Conecta Educação – Suicídio: precisamos falar sobre

Data: quinta-feira, dia 25 de outubro

Horário: 19h

Local: Auditório Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP)

Inscrições e mais informações: (19) 3794-3512 ou [email protected]