(Por Laura Gonçalves Sucena)

 

Um trailer colorido e divertido chama a atenção da criançada que chega querendo diversão. Esse é o Circolando, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares móvel itinerante do Instituto Padre Haroldo, que atua nas regiões Sul e Sudoeste de Campinas/SP, nos bairros Jardim Dom Gilberto e Vida Nova.

Quando as portas se abrem a diversão é garantida. A equipe itinerante oferece três modalidades de atividades: o circo, que conta com perna de pau, malabares (bolinhas, aro e clave) e diabolô; a dança de rua, com coreografias; e grafite, com pinturas e desenhos.

De acordo com o coordenador do projeto, Daniel Elias Carvalho, o serviço tem como diferencial o atendimento aberto ao público. “Todos que chegam são atendidos, independentemente da idade. Queremos oferecer cultura, diversão e fortalecer o vínculo com a comunidade”, explicou.

Como o serviço não funciona com inscrições e não há número de vagas, todos são bem-vindos. “É preciso ter espaços de lazer para a população e havendo profissionais que ofertam atividades fica ainda melhor. Bom mesmo seria se todas as regiões do município pudessem oferecer ações como essa, uma vez que colabora para o desenvolvimento da criança, do adolescente e também para a relação com a comunidade”, completou Daniel.

Funcionando às segundas e quartas-feiras, no Vida Nova, e às terças e quintas-feiras, na região do Campo Belo (Jardim Dom Gilberto), das 9h às 16h, o trailer oferece muito mais do que recreação. “Além do espaço de convivência, as atividades proporcionam vários benefícios. A dança, por exemplo, trabalha a coordenação motora, o equilíbrio e a autoestima”, apontou o coordenador.

A professora de circo, Elisa Sartori, garante que é muito prazeroso levar um pouco de arte e cultura para as crianças. “São vários benefícios que as atividades circenses proporcionam. Eles adoram a perna de pau, que dá equilíbrio e ajuda a desenvolver a consciência corporal. Trabalha ainda a concentração, conhecimento corporal, autoconfiança e superação dos medos”, concluiu.

A pequena Raiza Rodrigues da Silva Andrade, de 10 anos, aluna da Escola Estadual Residencial São José, é uma das meninas que adora a perna de pau. “Venho sempre no Circolando porque é animado e tem a perna de pau. A gente fica mais alta, treina bastante e é divertido, passo muito tempo aqui com minhas amigas”, falou.

A dança de rua é outro sucesso do Circolando. As crianças chegam aos poucos e logo estão embaladas pelo ritmo. “A atividade é tão procurada que uma vez por ano fazemos uma batalha de dança de rua. A ação acontece no Campo Belo e levamos o pessoal que se destaca para uma competição saudável. É uma verdadeira festa”, disse Daniel.

Já o pessoal do grafite ganha na concentração. A ideia é que crianças e jovens conheçam a arte urbana e mostrar a eles que os grafites vão além das marcas que ficam nos muros da cidade. “No ano passado conversamos com o pessoal de uma escola do bairro Vida Nova e conseguimos um espaço do muro para grafitar. Levamos tintas e convidamos artistas para fazer a arte em conjunto com as crianças e adolescentes do bairro”, contou Daniel.

O Circolando conta com uma equipe animada e sempre disponível. São educadores sociais e artísticos, que desenvolvem as oficinas culturais, esportivas e artísticas; uma psicóloga e uma assistente social, que fazem o atendimento psicossocial e ainda o coordenador do projeto e o motorista do trailer. “Todos são muito importantes e essenciais para que o Circolando funcione”, constatou Daniel.

 

Trabalho conjunto

Atuando em regiões de alto índice de vulnerabilidade social, o Circolando também inova com o trabalho da equipe que está sempre em contato com os outros serviços dos bairros. “Trabalhamos com a perspectiva de fortalecer as comunidades, as famílias, então procuramos construir uma parceria saudável com os serviços do território. É necessário um diálogo para que tudo funcione”, disse a psicóloga da equipe, Anaie Chineltto Alves.

Muitas vezes, as próprias crianças levam as situações vivenciadas do dia a dia para a equipe do Circolando. “Temos um olhar diferenciado e conhecemos bem o pessoal que frequenta regularmente o serviço, por isso estamos sempre atentos e abertos ao diálogo. Quando percebemos que alguém está doente há dias, procuramos encaminhar ao Centro de Saúde. Se um jovem quer procurar emprego, podemos auxiliá-lo na confecção do currículo, enfim queremos participar e fazer a nossa parte”, frisou Daniel.

De acordo com o assessor social do Departamento de Assistência Social da Fundação FEAC, Alann Scheffer Oliveira, com a proposta do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Móvel Itinerante, o Instituto Padre Haroldo inova na oferta deste serviço que visa fortalecer os vínculos familiares e comunitários por meio da convivência. “A possibilidade da oferta, em espaço público de caráter institucional não cercado em ‘muros’, proporciona a adesão espontânea e a aproximação com a família. As regiões do Jardim Dom Gilberto e Vida Nova têm recebido impactos significativos com o trabalho realizado pela entidade”, destacou.

Assim, o Circolando, acaba fazendo um trabalho em rede que se traduz por meio de conexões entre todos os serviços, para que, de forma complementar e continuada, possa atender às demandas dos indivíduos, famílias e comunidade.

 

Saiba mais: www.padreharoldo.org.br/