(Por Ingrid Vogl)

A noite de quinta-feira, dia 22 de junho, foi de cinema na praça acompanhado de pipoca e tecnologia movida a energia solar. O Cinesolar, iniciativa que leva o cinema itinerante a vários locais do país, esteve na Praça do Sena, em frente ao CRAS Flamboyant e reuniu crianças, adolescentes, jovens e adultos para assistir a diversos curtas metragem brasileiros e o filme Colegas.

A ação foi trazida a Campinas com o apoio do Urbanizarte, iniciativa que compõe o programa FEAC Arte e Cultura que visa valorizar e incentivar ações artísticas, culturais e esportivas como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos.

Segundo Nadir Aparecida Semenzin Braga da Silva, arte-educadora responsável pelo FEAC Arte e Cultura, a equipe do Cinesolar entrou em contato com a Fundação FEAC para trazer o cinema para Campinas. A iniciativa está alinhada aos objetivos das atividades realizadas por meio do Urbanizarte, que pretendem incentivar os moradores a se apropriarem de espaços ainda pouco utilizados no entorno de onde moram.

“Partindo do princípio de que a arte deve ser para todos e que os espaços públicos devem ser ocupados por todos, o cinema foi um ingrediente importante para promover o encontro entre as gerações, o convívio, a possibilidade de ter uma experiência que estimula a imaginação, a criatividade e a sensibilidade. Apostar na cultura e na arte e oportunizar experiências como assistir o cinema no convívio comunitário tem um impacto positivo na autoestima das pessoas e na valorização do pertencimento”, avaliou Nadir.

Aline Romero Figueiredo, assessora social de referência da região Leste, do Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação FEAC, explicou que o cinema na praça é uma das atividades de mobilização também para a ação integrada que será promovida pela FEAC em parceria com a Rede Intersetorial Mosaico e está prevista para ocorrer no mesmo local no próximo dia 21 de outubro.

“A ideia é promover a articulação entre as organizações da sociedade civil, equipamentos públicos e privados, lideranças comunitárias e moradores, para a apropriação do espaço público propiciando a convivência, o fortalecimento de vínculos e o pertencimento territorial”, explicou.

Para planejar as ações deste grande evento que ocorrerá em outubro, das 10h às 17h, um núcleo criativo foi criado com representantes do território, entidades, poder público e FEAC. O grupo é responsável por criar a programação do evento com foco na valorização das manifestações esportivas, culturais e artísticas que existem dentro do território. Pensar a revitalização deste espaço, de maneira contínua, também é uma premissa do núcleo.

A praça é nossa

Com toda a estrutura montada para receber os espectadores do Cinesolar, os moradores foram chegando aos poucos à praça e se acomodando nas cadeiras dispostas em frente ao grande telão. João Vitor Maximiliano David, 15 anos, frequenta o local para soltar pipa e jogar bola, mas nunca tinha vivido a experiência de assistir a um filme ao ar livre. “Foi uma boa surpresa o cinema no meio da praça do meu bairro. Acho que o acesso a esse tipo de diversão deve ser maior para a população”, disse o menino, que tem a comédia como gênero favorito de filmes.

Cinesolar

O Cinesolar integra o circuito Caminhos do Brasil 2017, que exibe filmes com temas ligados à diversidade e inclusão. A ação é realizada pela Brazucah Produções por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio da Sanofi Genzyme.

A energia limpa e renovável é utilizada para as exibições dos filmes, integrado arte, cinema e sustentabilidade. A exibição acontece a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, por meio de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. Um telão com 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação compõem os equipamentos do Cinesolar. Quando chegam aos locais de exibição, tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. A pipoca sempre faz parte das exibições, para que o público se sinta de fato em um cinema.

No fim das exibições, os espectadores são convidados a conhecerem o Eco Estúdio Solar – exposição tecnológica sustentável que acontece dentro da van Cinesolar Tupã. No interior do veículo, infográficos e monitores mostram como tudo funciona e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar. Além disso, são expostos objetos sustentáveis e que utilizam energias renováveis, como um ventilador que economiza 90% de energia.

A ideia do Cinesolar foi inspirada em uma experiência holandesa, e a partir daí surgiu a ideia de fazer cinema itinerante de forma autônoma usando energia solar. “Além de oferecer acesso a filmes, o Cinesolar também pretende compartilhar informações sobre tecnologia e mostrar que as pessoas podem utilizá-la de maneira simples, inclusive com o uso de materiais recicláveis e até agua da chuva”, afirmou Paulo Perez, diretor de arte do Cinesolar.

O Cinesolar existe desde 2013 e é a primeira iniciativa nacional de cinema itinerante que utiliza energia renovável. Já foram realizadas mais de 400 sessões em cerca de 230 cidades do país, com cerca de 70 mil espectadores. A economia de energia elétrica durante as exibições chega a 306.900 watts, equivalente a mais de cinco mil horas de uma televisão de 20 polegadas ligada ininterruptamente.

Saiba mais sobre o Cinesolar: http://www.cinesolar.com.br/

Saiba mais sobre o FEAC Arte e Cultura: https://www.feac.org.br/feac-arte-cultura/