Programa Cidadania Ativa2018-06-12T11:51:01+00:00

O Programa Cidadania Ativa é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em mobilização e engajamento de todos, com objetivo de energizar a sociedade para agir na superação dos seus desafios e promover o bem-estar social.

Os cidadãos ativos, além de conhecerem seus direitos e deveres, praticam valores como solidariedade e tolerância e estão dispostos a agir para superação dos desafios de suas comunidades. O programa apoia ações que contribuem para promover o sentimento de pertencimento, o diálogo e incentivar a atuação coletiva e colaborativa.

Todo cidadão tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Neste sentido, o programa atua na promoção de competências e atitudes de cidadania ativa. Através da mobilização social, inspira indivíduos a tornarem-se agentes de mudança incentivando a cultura de participação e de corresponsabilidade pelo bem-estar social. 

Incentiva ainda o envolvimento de empresas em projetos sociais, oportunizando parcerias com organizações da sociedade civil em iniciativas com impacto social positivo.

Os investimentos do programa também buscam colaborar com os espaços de controle social das políticas públicas, estimulando a participação qualificada e propositiva dos cidadãos, indicando modelos de gestão eficientes e orientados para resultados. A Fundação FEAC acredita que o desenvolvimento e o bem-estar social só são possíveis com o engajamento de toda a sociedade.

Temas como engajamento e desenvolvimento social em prol do bem comum estão presentes na Fundação FEAC desde a década de 90. Um exemplo é o Programa Voluntários, de 1996, que tinha como objetivo fortalecer a ação voluntária e oportunizar experiências de formação para voluntários e instituições parceiras.

Despertar a responsabilidade individual e coletiva para superação dos desafios das comunidades

  • Mobilizar cidadãos para se tornarem agentes de mudança em prol do bem-estar-social;
  • Articular pessoas para a prática de ações transformadoras que fortaleçam a coletividade.

Inspirar atores para agir coletivamente em ações de transformação social na busca pelo bem-estar de todos

  • Fomentar a articulação das redes comunitárias, o protagonismo dos grupos e a convivência, contribuindo para a qualidade de vida da população;
  • Oportunizar investimentos de empresas que qualifiquem projetos de Organizações da Sociedade Civil.

Incentivar e qualificar a participação nos espaços de controle social das políticas públicas

  • Fortalecer os espaços de controle social para que orientem sua atuação a partir das premissas de participação social e transparência;
  • Propor modelos eficientes de gestão que ampliem os resultados dos conselhos em termos de impacto na garantia e defesa de direitos.

MUVO – Mutirão Voluntário

Realiza ações integradas de cidadania ativa em espaços públicos e Organizações da Sociedade Civil (OSC).


Motiva – Mobilização, orientação, treinamento e incentivo a voluntários

Inspira e prepara pessoas para atuação em iniciativas de cidadania ativa e de apoio às Organizações da Sociedade Civil. 


Manualização da Conferência Municipal de Assistência Social

Propõe uma nova atuação para realização da Conferência Municipal de Assistência Social que seja participativa, objetiva e viável de implantação.


Proposta Modelo de Gestão CMDCA/FMDCA

Propõe modelo de gestão que torne o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente participativo, eficiente e com decisões que sejam capazes de causar transformação social.


Rodada Social

Promove a aproximação entre OSC e empresas dispostas a realizar investimentos sociais por meio de projetos qualificados.


Grupo de Incentivo ao Voluntariado Empresarial/Movimento de Voluntariado Empresarial (MOVE)

Mobiliza empresas dispostas a realizar ações sociais em espaços públicos ou OSC.


Nós na Praça

Fomenta a formação de Núcleos Criativos para revitalização e apropriação  do espaço público do território em que as ações acontecem, além de envolver a população em atividades artísticas, culturais e esportivas.


Programa Voluntários (concluído)

Fortaleceu a ação voluntária e se propôs a ser o elo entre quem intencionava atuar como voluntário e entidades sociais filiadas à FEAC que demandavam recursos humanos voluntários. Ofereceu oportunidades de intercâmbio de experiências e de formação para voluntários e organizações parceiras. Entre os projetos desenvolvidos, Gincana Solidária e Voluntários Gestores.

PARCERIAS

X