Campanha ‘Reveja seus Conceitos’ promove evento para celebrar  resultados positivos da segunda edição

Dar visibilidade à pessoa com deficiência. Esse é o objetivo principal da campanha ‘Reveja seus Conceitos: somos todos diferentes’ que lançou oficialmente sua segunda fase no dia 29 de maio e celebrará a nova edição e seus resultados no dia 26 de junho, no Teatro Iguatemi. A cerimônia contará com a participação especial do grupo teatral ‘Turma do Bairro’ que estará à frente da solenidade. O grupo promove espetáculos interativos utilizando bonecos que representam personagens jovens com deficiências física, auditiva, visual e intelectual, e de forma divertida sensibilizam o público em relação às questões das pessoas com deficiência.

A segunda edição da campanha conta com uma forte presença digital. E durante o evento serão mostrados os resultados que comprovam o êxito da iniciativa. Nas redes sociais como Facebook, Instagram e Youtube  já foram promovidos 551 mil impactos, os vídeos tiveram acima  de 130 mil visualizações e mais de 10 mil curtidas, comentários e compartilhamentos fazem a campanha ecoar para além de Campinas. Com as hashtags oficiais #revejaseusconceitos e #somostodosdiferentes a campanha recebeu muitos feedbacks positivos e compartilhamentos de experiência e percepções, por pessoas, instituições e canais sociais.

Reveja seus Conceitos

Divulgada desde 2017, destacando que as barreiras existentes não propiciam a inclusão, a campanha continua neste ano provocando a reflexão para fazer com que a população reveja seus conceitos a respeito da pessoa com deficiência. Com o conceito ‘Somos todos diferentes’, a nova fase conta com diversos personagens que colocam em pauta a inclusão de um jeito diferente, por meio de situações cotidianas que quebram estereótipos ao mostrar as individualidades com suas questões em comum e também diferenças.

A campanha publicitária surgiu da parceria entre o Programa Mobilização para Autonomia (MOB), da Fundação FEAC, junto a agência SALA. A 1ª fase contou ainda com a FACAMP, Faculdades de Campinas, que na época envolveu alunos do 2º ano do curso de Propaganda e Marketing, coordenados pelos professores da disciplina Propaganda IV, Fábio Wanderley e Leopoldo Azevedo – também sócios na agência SALA.

Para além da divulgação nos ambientes digitais, as peças estão  sendo veiculadas em outras diversas mídias como rádios, TVs, jornais, revistas e salas de cinema. Alguns veículos gentilmente cederam espaços para divulgação no período de comunicação de massa que vai até 30 de agosto, entre eles EPTV; Grupo Bandeirantes, Portal Campinas.com; rádios Educativa e CBN, além do Iguatemi Campinas e SIM Media.

“Nada sobre nós, sem nós”

Respeitando o lema “Nada sobre nós, sem nós”, que traduz o conceito de participação plena das pessoas com deficiência, a campanha evidencia a presença e atuação dessas pessoas através de diversos personagens da vida real que se pronunciam em nome da pessoa com deficiência. Participaram do elenco principal Mayara Cristina Ferreira e Kevily Vitoria Rocha (deficientes visuais), os irmãos Marcos Justino e Lucas Justino (deficientes auditivos), Rafael Godoi e Luis Felipe Gagliardi (síndrome de down), Maria Vitória Felício e Maria Eduarda Carvalho (deficientes físicas).

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 24% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência, ou seja, 45,6 milhões de pessoas declararam ter pelo menos um tipo de deficiência (visual, auditiva, motora ou mental/intelectual). Porém, a realidade mostra que ainda existe o desafio da inclusão, que encontra barreiras não só na acessibilidade física, mas depende de mudanças atitudinais, arquitetônicas, comunicacionais, sociais e legislativas.

As dificuldades muitas vezes são criadas pela forma como a sociedade lida com as diferenças e  não pelas limitações funcionais, como revela o Dossiê das Intolerâncias nas Redes, levantamento da agência Nova/SB, que indica que em 2017 cerca de 90,1% dos 45.873 comentários nas redes sociais foram feitos de forma maldosa à pessoas com deficiência. 

Para romper com os preconceitos e tratar da inclusão plena na sociedade, a campanha busca promover a solidariedade incentivando a cidadania e participação social das pessoas com deficiência, contando com uma sociedade consciente e que compreende que todos têm suas capacidades e podem fazer tudo dentro dos seus limites. 

“A campanha tem o papel de diminuir o estigma relacionado à pessoa com deficiência, além de dar visibilidade a questão e melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Também nos mostra que todos somos seres singulares e não há possibilidade de nos encaixar em categorizações. Portanto, somos todos diferentes”, comentou Regiane Fayan, líder do Programa Mobilização para Autonomia (MOB).

Confira:

www.revejaseusconceitos.org.br

Programa Mobilização para Autonomia (MOB)

O Programa Mobilização para Autonomia (MOB) é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em soluções com o objetivo de assegurar a inclusão efetiva das pessoas com deficiência. Se dedica a romper barreiras para que as pessoas com deficiência possam participar da sociedade e exercer plenamente seus direitos.

Serviço:

Evento de celebração – 2ª fase da campanha Reveja Seus Conceitos

Data: terça-feira, 26 de junho

Horário: 10h

Local: Teatro Iguatemi – Avenida Iguatemi, 777- Vila Brandina – Campinas/SP

 

ENTRADA GRATUITA

Informações:

[email protected]

(19) 3794.3511/3515

https://www.feac.org.br/mobilizacaoparaautonomia/