Campanha sobre acolhimento familiar de Campinas ganha dimensão nacional

(Por Laura Gonçalves Sucena)

O tema acolhimento familiar ganha mais força a partir deste mês de junho quando a campanha publicitária “Família Acolhedora”, desenvolvida em Campinas/SP, pela agência Soma Criativa, passa a ser disponibilizada em âmbito nacional. A administração municipal doou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) os direitos sobre as peças que têm como principal objetivo sensibilizar e atrair famílias interessadas em acolher, por tempo determinado, crianças e adolescentes afastados judicialmente de seus familiares.

Com o slogan “A tempestade passa, mas a vida continua”, a campanha, que foi elaborada e divulgada em 2012, alcançou bons números e conseguiu atingir seus objetivos. “Creio que a divulgação capturou a alma do acolhimento e, por isso, se tornou nacional. Com isso, será possível criar uma identidade única e nacional para o serviço”, afirmou a secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Jane Valente.

Conforme a secretária, Campinas sempre esteve muito presente no cenário nacional da assistência com uma cultura de compartilhar o conhecimento. “Nosso município trabalha em rede, interligado, e isso traz bons resultado. A campanha se tornar nacional é uma prova disso. Acreditamos que acolhimento gera acolhimento”, resumiu.

De acordo com os diretores da Soma Criativa que elaboraram o conceito criativo, Humberto Almeida e Roberto Galian, a campanha é muito singela, simples e objetiva. “Buscamos esta simplicidade na utilização da imagem do guarda-chuva acolhendo uma família. Este guarda-chuva abriga mais de uma pessoa, até nas tempestades. É uma imensa honra poder contribuir para o despertar pelo cuidado infantil, é muito gratificante. Este cuidar ajuda famílias a se transformarem e superarem dificuldades da vida”, ressaltou Roberto.

Para os municípios que queiram utilizar a campanha, todo material publicitário está disponibilizado no site do MDSA. A campanha publicitária conta com peças como cartazes, folhetos, vídeo, spot, anúncios de mídia impressa, entre outras. A Soma Criativa abriu mão de todos os direitos autorais.

A campanha “Família Acolhedora” surgiu de uma parceria entre Prefeitura Municipal de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, como gestora dos serviços de acolhimento familiar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), que deu apoio financeiro com a deliberação de recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), além da Fundação FEAC, que atuou como articuladora para que a campanha fosse idealizada, produzida e veiculada.

Acolhimento em Campinas

Em Campinas/SP, o Acolhimento Familiar é de responsabilidade de dois serviços: o SAPECA, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Segurança Alimentar da Prefeitura Municipal de Campinas e o Conviver, executado pela Associação de Educação do Homem de Amanhã – AEDHA, Guardinha.

Atualmente, o SAPECA conta com 13 crianças recebidas por 13 famílias acolhedoras. Já o Conviver, tem 14 crianças acolhidas em 10 famílias, ou seja, existem famílias que acolhem mais de uma criança.

As famílias interessadas em participar do programa como Famílias Acolhedoras devem entrar em contato com os Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes de Campinas pelos números (19) 3772-9697 e 3256-6067 ou e-mails do Sapeca ([email protected])  e ConViver ([email protected])

Mais informações: www.familiaacolhedoracampinas.org.br

 

X