CAMINHOS DA ESCOLA2020-01-15T14:26:16-03:00


O QUE É?

O Caminhos da Escola oportuniza a vivência da criança no espaço público com o intuito de disseminar a cidadania pelo meio mais adequado ao aprendizado infantil: a experiência.

A iniciativa estimula as brincadeiras, atividades físicas e o amadurecimento integral que beneficie o desenvolvimento infantil, entendendo que a cidade e seus espaços são bens que podem promover o convívio e a permanência.


COMO FAZEMOS?

A estratégia do projeto é fazer dos territórios um lugar amigável para as atividades naturais e cotidianas da infância. O Caminhos da Escola estimula redes locais a promoverem coletivamente um projeto que exercite a escuta voltada para o desenvolvimento de um bom tratamento urbanístico onde possam ser adequados trajetos e espaços públicos para brincar, e que também resgate a identificação do coletivo com o espaço público de seu território.


DESAFIOS

Resgatar os espaços de brincadeira, lazer e encontro, com ampla sensação de segurança onde questões como trânsito de veículos, as condições das calçadas, espaços de lazer e o fortalecimento dos laços comunitários possam ser tratados como uma oportunidade de experiência cotidiana extremamente rica para o desenvolvimento infantil e para a construção de novas relações locais. 

Fazer com que a vivência da criança no espaço público estimule sua criatividade e a formação de vínculos entre ela e a cidade, incentivando a convivência com as diversidades e a identificação com o território, criar vínculos afetivos, desenvolver sua cidadania e se perceber como ator social corresponsável pela cidade. 


ETAPAS 


TRAJETOS CONCLUÍDOS

A iniciativa foi iniciada em dezembro de 2018 e foi concluída em fevereiro de 2019. O projeto atingiu um grau de maturidade bastante rápido, cumpriu com 100% de seus objetivos, já que a comunidade segue com várias atividades de intervenção urbana pelo bairro, dando continuidade à proposta do projeto. A iniciativa na região teve parceria da Rede Abraço, executora do projeto e da Acupuntura Urbana, responsável por aplicar a metodologia que mobilizou a comunidade para sonhar, planejar, executar e cuidar das intervenções. Para a escolha dos dois trajetos e 10 pontos transformados, foram levados em conta os caminhos que perpassam os bairros do entorno com maior fluxo de pessoas.

Por esses caminhos, estima-se que pelo menos 1 mil crianças e adolescentes passem todos os dias. A decisão levou em conta as opiniões de crianças e dos representantes da Rede Abraço, que fizeram todo o percurso junto com a equipe do projeto para que fossem identificadas as intervenções necessárias.Os dois trajetos somam 2.027 metros, sendo o primeiro com ponto inicial no Movimento Assistencial Espírita (MAE) Maria Rosa e ponto final na praça que fica na Avenida Maria Luísa Pompeo de Camargo, 527 (779 metros) e o segundo trajeto parte do Grupo Primavera, passa pela passarela em cima da rodovia Dom Pedro até a mesma praça, com extensão de 1.248 metros.

A Rede Abraço é composta por nove instituições que englobam Organizações da Sociedade Civil (OSC) e escolas que estão na região dos Amarais: MAE Maria Rosa, Associação Beneficente Direito de Ser, Serviço Social da Paróquia São Paulo  Apóstolo (SPES), Associação Beneficente Campineira (ABC), Grupo Primavera, Centro de Educação Infantil Dr. Roberto Telles Sampaio, Vedruna, Centro de Referência de Assistência Social Vila Esperança (CRAS) e União Cristã Feminina.

Ir ao Topo