Atitude Educação seleciona 18 escolas municipais e estaduais para mentoria

(Por Laura Gonçalves Sucena)

Com o objetivo de evidenciar e valorizar o protagonismo juvenil, o projeto Atitude Educação 2018 selecionou 18 ideias e ações de escolas municipais e estaduais de Campinas/SP. As unidades escolares irão receber mentoria para a qualificação de seus projetos e participarão da próxima etapa da iniciativa que já tem início este mês. Confira abaixo as escolas e projetos.

Com o tema “Participação: Transformar ideias em ações”, o Atitude Educação integra o Programa Juventudes da Fundação FEAC e visa conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades. Com as mentorias, que acontecem nos dias 19 e 26 de junho, os núcleos de alunos e professores selecionados irão participar do processo formativo e experimentar vivências que proporcionam visão sistêmica, o despertar para o empreendedorismo, o desenvolvimento de liderança e outras habilidades e competências.

Correalizado em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual do município.

A expectativa é que o processo formativo estimule o protagonismo dos jovens e contribua para a formação de cada um deles como indivíduos.

“Para a Fundação Educar o Atitude Educação é mais uma oportunidade de promover o protagonismo juvenil nas escolas de Campinas. Uma vivência transformadora para os alunos e com potencial enorme de gerar impacto socioambiental na comunidade escolar”, falou Camila Figueiredo, gerente da Fundação Educar DPaschoal.

Mentoria

A mentoria especializada acontece em parceria com a equipe do Coletivo Sem Rótulo que contribuirá para qualificação das ideias e ações.  “Nosso objetivo é ampliar as potencialidades das propostas apresentadas pelos participantes e propiciar aos jovens ferramentas e vivências que os estimulem a identificar qual o conjunto de elementos que expressam o propósito de atuar em determinadas realidades.  Pretendemos provocar esses grupos de protagonistas a refletirem e desenvolverem propostas de ações com potencialidade de impacto social nas comunidades escolares”, falou a responsável pelo Projeto Atitude Educação, Raika Aquino.

Segundo Raika, após a etapa de mentoria, os 18 grupos de protagonistas finalistas do projeto Atitude Educação farão a apresentação das ideias para uma banca examinadora que selecionará as nove ideias vencedoras. “Pensando nisso, ofertaremos nas oficinas, ainda na etapa de mentoria, atividades que contribuam para qualificação da comunicação desses grupos de protagonistas”, completou.

Para Azis Ramos, diretor educacional da Oziel Alves Pereira, escola municipal finalista, participar do Atitude Educação é consolidar a integração da comunidade escolar. “Pensamos sempre em propor ações que envolvam a comunidade, professores e alunos de maneira voluntária. O “CulturAção: Circo e Teatro” tem integração com o grêmio estudantil e com a Comissão Permanente de Avaliação e todos estão ansiosos para participar”, contou.

Esperando ansiosamente pela seleção no Atitude Educação 2018, a Escola Estadual Professor Joaquim Ferreira Lima recebeu a notícia com muito entusiasmo. “Nosso projeto envolveu toda a comunidade escolar. Nossos alunos farão uma gincana para a organização dos espaços da escola, cuidando da manutenção. Isso é importante porque cria o sentimento de pertencimento. Acreditamos que essa mentoria irá qualificar ainda mais nosso projeto”, garantiu a vice-diretora da instituição, Valdirene Fonseca.

Premiação

Das 18 finalistas, nove unidades escolares se tornarão vencedoras e como prêmio receberão formação de 18 horas voltadas ao desenvolvimento das competências para o século 21, que incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como o autoconhecimento, colaboração, liderança, criatividade e resolução de problemas.

Além da formação, as escolas vencedoras por categoria receberão recurso financeiro de até R$ 5.000,00 cada, que deverá ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento das ideias e ações selecionadas. Os nomes das nove unidades escolares vencedoras, três por modalidade, serão divulgados até o dia 04 de julho de 2018, através do site www.feac.org.br/atitudeeducacao

Sobre o Programa Juventudes

O Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

Escolas e Projetos selecionados

Municipal
EMEF Benevenuto de Figueiredo Torres: “Horta do Benê”
EMEF Oziel Alves Pereira: CulturAção: Circo e Teatro
CEMEFEJA Prof Sérgio Rossini: A Inclusão escolar de alunos surdos
EMEF Pres. Humberto de Alencar Castelo Branco: Projeto: justiça restaurativa bulling não 
EMEF Maria Pavanatti Fávaro: Intervalo Participativo
Emef Padre Leão Vallerie: #Papodemenina


Estadual Oeste
EE Reverendo José Carlos Nogueira: Projeto Química da Limpeza
EE Dep. Jamil Gadia: Arte sem limite
EE Prof Newton Pimenta Neves: Quadra em Foco
EE Jornalista Roberto Marinho: Mais Lazer na Escola
EE Vila Vitória: Jovens de uma nova geração
EE Professor Luiz Galhardo: Leitores em ação


Estadual Leste
EE Francisco Glicério: Ciclo de debates sobre os problemas dos jovens relacionando-os com os problemas da sociedade, ou seja, suas origens.
EE Culto à Ciência: Manejo de resíduos sólidos: Bio,Ésfera – Engenheiros mirim
EE Adalberto Prado e Silva: Projeto INMI – Interagindo na Melhor Idade
EE Profª Castinauta de Barros Mello e Albuquerque: Amigos do Recreio
EE Dr. Mário Natividade: Revitalização da Biblioteca Escolar
EE Prof. Joaquim Ferreira Lima:  Projeto Gincana 2018

Informação: (19) 3794.3547

2018-06-15T16:49:15+00:0015 de junho de 2018|Categories: NOTÍCIAS|Tags: , , |
X