(Por Laura Gonçalves Sucena)

Com muita animação e vontade de aprender, os alunos das escolas selecionadas para a fase de mentoria do projeto Atitude Educação participaram da atividade oferecida para a qualificação de seus projetos. Durante o encontro, realizado no auditório da Fundação FEAC, os estudantes puderam conhecer novas ferramentas para identificar os critérios de inovação, impacto e abrangência de suas ideias.

Já no primeiro exercício chamado Roda do Borogodó, os adolescentes analisaram seus projetos para saber se o tema escolhido gera aprendizado e se é interessante para todos. De acordo com a gestora de projetos do coletivo Sem Rótulo, Marina Carvalho, que ofereceu a mentoria especializada, é preciso analisar como cada critério está acontecendo no projeto.

“É importante fazer o processo de Design Thinking (conjunto de métodos e processos para abordar problemas relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções) e levantar os problemas a serem resolvidos. Hoje queremos abrir espaço para que os alunos proponham ideias para solucionar os objetivos socioambientais de cada projeto dentro das escolas”, falou Marina.

Todos os trabalhos seguiram os pontos de entendimento do projeto, definição do desafio, ideação (quando todas as ideias para o projeto foram colocadas pelos grupos), plano de ação e evolução. Os estudantes, em grupos, também fizeram uma atividade para entender onde precisam dedicar atenção no projeto para que este atenda aos critérios de avaliação.

Com os trabalhos, os estudantes escolheram um ponto de melhoria e um de fortaleza para aprimorar. “Os exercícios são realizados para que ideias sejam priorizadas e, desta forma, um plano de ação seja criado”, ressaltou Marina.

Na mentoria, também foi citada a importância da realização do orçamento e realizado um exercício de indicadores de sucesso para a avaliação do projeto. Desta forma, todos os estudantes, dentro de seus grupos, farão uma lição de casa com seus projetos que posteriormente receberá sugestões de melhorias pela equipe do coletivo Sem Rótulo.

De acordo com a responsável pelo projeto Atitude Educação, Raika Aquino, todos os integrantes dos grupos participaram ativamente de todos as etapas focados na qualificação de seus projetos. “Criamos espaço e mecanismos de escuta e participação e os grupos de protagonistas aproveitaram muito bem a oportunidade, pois o que vimos durante as atividades propostas foi o exercício do protagonismo juvenil. Foi sensacional identificar o quanto eles estavam empenhados em participar e absorver os aprendizados. Encerramos o dia com sensação de dever cumprido, pois acreditamos que os jovens são capazes de realizar coisas incríveis e foi exatamente o que eles fizeram”, pontuou.

Correalizado em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, o Atitude Educação tem como público alvo estudantes do Ensino Fundamental II e Médio das redes públicas municipal e estadual do município. Nesta fase das mentorias, a expectativa é que o processo formativo estimule o protagonismo dos jovens e contribua para a formação de cada um deles como indivíduos.

Atitude e protagonismo

Com o tema “Participação: Transformar ideias em ações”, o Atitude Educação integra o Programa Juventudes da Fundação FEAC e visa conscientizar e incentivar jovens a serem protagonistas em suas escolas e comunidades. Com as mentorias, os núcleos de alunos e professores selecionados participam do processo formativo e experimentam vivências que proporcionam visão sistêmica, despertar para o empreendedorismo, desenvolvimento de liderança e outras habilidades e competências.

Com o desafio de aprender a fazer, os adolescentes participantes da primeira mentoria encararam as atividades com muita criatividade e companheirismo. “Hoje percebemos que é possível encontrar novos recursos para o nosso projeto. Queremos adequar e equipar uma sala de leitura para nosso colégio e com o que aprendemos percebemos que ficou mais fácil”, garantiram os alunos Gustavo Pasolin e Giovana Lopes, da Escola Estadual Professor Luiz Galhardo.

Os estudantes Pedro Bento e Leonardo Augusto de Lima, da Escola Estadual Reverendo José Carlos Nogueira, participantes com o projeto Química da Limpeza se animaram com a mentoria. “Nós coletamos o óleo usado pela comunidade e produzimos sabão, sabão líquido e detergente na aula de química. Após a produção, fazemos a venda numa feira local e o dinheiro arrecadado serve para financiar outros projetos da escola.  Esse projeto já existe há um tempo, mas com a dinâmica de hoje pudemos perceber que ainda há pontos a serem melhorados. E é isso que vamos buscar”, disseram.

Premiação

Das 18 finalistas, participantes da mentoria, nove unidades escolares se tornarão vencedoras e como prêmio receberão formação de 18 horas voltadas ao desenvolvimento das competências para o século 21, que incluem um conjunto de habilidades que cada pessoa tem para lidar com as próprias emoções, se relacionar com os outros e gerenciar objetivos de vida, como o autoconhecimento, colaboração, liderança, criatividade e resolução de problemas.

Além da formação, as escolas vencedoras por categoria receberão recurso financeiro de até R$ 5.000,00 cada, que deverá ser utilizado exclusivamente para o desenvolvimento das ideias e ações selecionadas. Os nomes das nove unidades escolares vencedoras, três por modalidade, serão divulgados até o dia 04 de julho de 2018, através do site https://www.feac.org.br/atitudeeducacao/

Sobre o Programa Juventudes

O Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

Informação: (19) 3794.3547