Atitude Educação edições2018-05-21T15:59:38+00:00

Criada em 2014, a iniciativa Atitude Educação nasceu como premiação para qualificar a educação pública em Campinas. Neste sentido, em sua 1ª edição, o Atitude Educação premiou professores a partir do tema “O que faz a minha vida profissional ser mais valorizada pelos meus estudantes? Histórias que mudaram a minha vida como professor a partir do reconhecimento recebido pelos meus alunos”. Já em 2015, o público alvo do Prêmio foram escolas convidadas a participar considerando o tema “Leve a escola para o seu mundo, traga o seu mundo para a escola”. Em 2016, a temática do Prêmio foi “Alunos Protagonistas. Que diferença vocês fazem?” e reconheceu coletivos de estudantes responsáveis por projetos que contribuam para a solução de situações/problemas reais de sua escola ou comunidade, ou ainda, que colaborem na aprendizagem dos alunos.

No ano de 2017 a premiação passou por uma nova fase dedicada a oficinas que tiveram como objetivo conscientizar, incentivar e estimular o protagonismo de crianças e adolescentes das escolas vencedoras do Prêmio Atitude Educação 2016.

Ao longo do ano foram realizados 11 encontros fundamentados nos quatro pilares da educação preconizados pela Unesco: aprender a ser; aprender a conviver; aprender a aprender; aprender a fazer e compartilhar aprendizagens. A ideia foi possibilitar aos alunos a redescoberta de novas formas de um agir protagonista. Outro foco da proposta foi despertar a implantação de novos espaços e situações nas escolas que sejam inovadores e transformadores, onde os alunos efetivamente sintam-se preparados para discutirem e criarem possibilidades protagonistas, tanto no seu aspecto pessoal e familiar, mas também se abrindo para ideais maiores, na perspectiva social e comunitária, seja na escola, no bairro ou município.

X