Acontece

Acontece2018-07-13T11:19:34+00:00

Acontece no próximo sábado, dia 14 de julho, a partir das 17h, a tradicional Festa Julina do Instituto Campineiro dos Cegos Trabalhadores. A entidade comemorou 85 anos de fundação no mês de abril e realiza anualmente o evento aberto ao público. Entre as atrações estão apresentações musicais, quadrilha com os usuários do instituto e deliciosas comidas típicas como cachorro quente, espetinhos, sanduíche de pernil, milho cozido, quentão e vinho quente.

DATA: 14 de julho

HORÁRIO: 17h às 23h

LOCAL: Av. Washington Luís, 570- Vila Marieta – Campinas.

Estacionamento no local a 5 reais.

A  Festa Julina “Família: Juntos por um Mundo Melhor”, promovida pela APAE Campinas, acontece no dia 28 de julho, às 12h30, na sede da instituição.

Evento gratuito

Data: 28 de julho

Horário: a partir das 12h30

Local: Rua Francisco Bueno Lacerda, 120 – Parque Itália, Campinas/SP


A tradicional feijoada do Restaurante Paioça do Caboclo será realizada em prol da Casa da Criança Paralítica, no dia 21 de julho, das 13h às 17h. O evento, que acontecerá no Distrito de Joaquim Egídio, oferece diversidade no cardápio para todos os gostos, como feijoada bacon, feijoada calabresa, feijoada costelinha, feijoada carne seca e feijoada completa; também há diversas opções de acompanhamentos: arroz branco e carreteiro, couve, farofa, torresmo, polenta, batata e mandioca fritas, banana à milanesa, vinagrete e salada. As sobremesas mineiras incluem doce de leite, doce de abóbora e goiabada com queijo, além de café coado na hora. O valor é de R$ 75 por pessoa. O público irá desfrutar de um ambiente rústico e aconchegante em meio à natureza, servido de feijoada à vontade, ao som da dupla sertaneja Tiago e Rodrigo, e com sorteio de brindes.


Data: 21 de julho

Horário: 13h às 17h
Local: Paioça do Caboclo
Endereço: Estrada das Cabras, km 5,5 – Joaquim Egídio – Campinas/SP
Valor: R$ 75,00
Convites: Podem ser adquiridos direto na instituição, pelo telefone (19) 2127-7230,
ou pelo link: https://goo.gl/zkVxTb  (há uma taxa de conveniência para compras realizadas pelo site).


A Fundação Síndrome de Down promove o evento HORA DO LANCHE: COMO MONTAR UMA LANCHEIRA SAUDÁVEL. Pensando na missão de cuidar e ensinar hábitos saudáveis para crianças e adolescentes, o evento é voltado para pais, familiares, profissionais da saúde, assistência e educação! Contará com a participação da Nutricionista Clínica e Pediátrica, Jéssica Bonella, que dará dicas de como montar uma lancheira nutritiva que contribui para o desenvolvimento cognitivo e físico, prevenindo obesidade e outras doenças.

Gratuito

Data: 01 de agosto

Horário: 18h às 20h

Local: Rua José Antônio Marinho, 430, Jardim Santa Genebra II (Barão Geraldo)- Campinas/SP

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/hora-do-lanche-como-montar-uma-lancheira-saudavel__316351

Informações: (19) 3790-2818

www.fsdown.org.br

A Fundação Síndrome de Down promove o evento “Judith Scott: A Arte Bruta e Pessoas com Deficiência Intelectual”. A palestra pretende criar um paralelo entre história da arte, o interesse pela expressão criativa daqueles não considerados artistas e inclusão cultural pela expressão criativa.

Ao considerar os artistas aqueles que, pela experimentação estética, pretendem comunicar algum conteúdo à seu público – conteúdo esse aberto a diversas interpretações -, como explicar a expressão de pessoas que, sem a intenção de se autointitularem artistas, possuem uma produção de alta qualidade estética? Aliás, quem diz o que é e não é arte? Quais são os locais apropriados para o que é nomeado arte?

Esses questionamentos e o encontro com as produções criativas de pacientes psiquiátricos fizeram com que o artista plástico francês Jean Dubuffet criasse o termo Arte Bruta. Art Brut (em francês) se trata de uma produção que afirma-se por rejeitar o que é dominantemente considerado arte e é realizada por pessoas que, sem formação artística, deixam emergir, espontaneamente, suas possibilidades criativas.

Esse parece ser o caso de Judith Scott. Judith, falecida em 2005, aos 61 anos, era diagnosticada com a Síndrome de Down e perdeu a audição na infância devido a febre escarlate. Por ser compreendida como uma criança ineducável, foi encaminhada pela família para uma instituição especializada de tempo integral. Já adulta, é retirada da instituição por sua irmã gêmea Joyce e passa a frequentar o Creative Growth Art Center, em Oakland, Califórnia, onde começa uma intensa jornada de expressão e criatividade.

Palestrante: Agda Brigatto – Doutoranda em Saúde, Interdisciplinariedade e Reabilitação – FCM/Unicamp.

Gratuito

Data: 14 de agosto

Horário: 18h às 20h

Local: Rua José Antônio Marinho, 430, Jardim Santa Genebra II (Barão Geraldo)- Campinas/SP

Inscrições:

https://www.sympla.com.br/judith-scott-a-arte-bruta-e-pessoas-com-deficiencia-intelectual__317932

Informações: (19) 3790-2818

www.fsdown.org.br

A Fundação Síndrome de Down promove o evento “Quem tem cuidado de você?” A palestra abordará a temática sobre quem cuida e precisa reconhecer suas emoções, conflitos e sentimentos, para estar disponível a ouvir, acolher e olhar o outro sem interferências de si mesmo. A vivência prática é um convite às famílias, profissionais das áreas da saúde, assistência e educação a se conectarem, descobrirem recursos internos para lidarem com emoções e estarem prontos para cuidar do outro.

O evento será mediado por Thaís Adriana Cavalari, Mestre em Corporeidade pela Fef/Unicamp e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp.

DATA:20 de agosto de 2018

HORÁRIO: 10h às 12h

LOCAL: Fundação Síndrome de Down- Rua José Antônio Marinho, 430, Jardim Santa Genebra II (Barão Geraldo)

Mais informações: (19) 3790-2818
www.fsdown.org.br