Programação em Campinas inclui 26 eventos gratuitos e abertos ao público

Você já parou para pensar que a educação é capaz de conectar conhecimentos capazes de colaborar com o desenvolvimento da sociedade? Essa reflexão é a proposta da 9ª Semana da Educação de Campinas, que em 2018 acontece de 22 a 29 de setembro, com 26 atividades gratuitas como palestras, oficinas, exposições, mesas redondas, apresentações culturais, entre outras. Todas os eventos são abertos ao público com a entrega de certificados aos participantes.

Pensando nas múltiplas conexões que a educação tem com áreas como economia, saúde, segurança e cidadania, contribuindo para a transformação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária, no calendário estão planejados eventos que unem a educação com temas como ciência, meio ambiente, inovação, política, finanças, saúde, além de outros. A Semana da Educação de Campinas, em sua 9ª edição, tem como tema “Conectar educação, superar desafios”.

Segundo Thaís Righetto, técnica responsável pela Semana da Educação, a diversidade de conteúdos e parceiros declara o objetivo da Semana de explorar as múltiplas conexões da educação. “Precisamos evidenciar que a educação está diretamente ligada a saúde, economia, meio ambiente, sustentabilidade, empregabilidade e tantos outros temas que se fazem urgentes na agenda.  Temos também a expectativa de atrair outros públicos para além daqueles já interessados e envolvidos com educação, para que esse esforço de mobilização resulte em ações que contribuam para uma sociedade cada vez melhor”, declarou. 

Para a realização dos eventos, a Semana da Educação de Campinas conta até agora com 26 parceiros. Empresas de comunicação também apoiam a iniciativa por meio da divulgação da campanha publicitária que convida toda sociedade a prestigiar o calendário. Já são mais de 10 parceiros de mídia: EPTV Campinas, JML/Imediata, Revista Prado, Record, VTV, TV Bandeirantes, Elemídia, GM7, Antena 1, Rádios Educadora FM, Band AM e Nativa, entre outros em fase de captação.

A edição 2018 da Semana da Educação conta ainda com patrocínios do Iguatemi Campinas e Fundação Educar DPaschoal.

Programação

A 9ª Semana da Educação de Campinas começa no dia 22 de setembro com abertura das portas do Museu Exploratório de Ciências da Unicamp para visitação. Na ocasião, o Prof. Dr. Marcelo Knobel, reitor da Unicamp, fará uma palestra sobre o tema Inovação da Educação. O Museu de Ciências segue aberto durante a tarde de sábado, até 17h, e ainda será palco de uma oficina de ciências.

No domingo, dia 23 de setembro, a programação começa na Lagoa do Taquaral, com um warm up sobre regras do sistema político. No mesmo local acontece também a apresentação de uma maquete do ciclo de resíduos. Para completar a agenda de domingo, haverá ainda programação cultural que acontece no Sesc Campinas.

Na segunda, dia 24 de setembro, assuntos como saúde e empreendedorismo estarão em pauta. À noite está programada a palestra magna nesta 9ª edição da Semana será ministrada pelo professor José Pacheco, educador português e idealizador da Escola da Ponte. O evento será no Teatro Iguatemi Campinas.

A terça-feira, dia 25 de setembro, começa com o painel A importância da avaliação: o novo Saeb, que abordará a importância da avaliação institucional do ensino público, com a presença de Maria Inês Fini, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). No período da tarde, o assunto em pauta será a preparação para o mercado de trabalho na Unisal e um encontro dos grêmios de escolas estaduais de Campinas.

A quarta, dia 26 de setembro, terá o 14º Encontro Educação e Participação, com uma palestra sobre comunicação facilitadora. O evento é comandado pela Fundação Educar DPaschoal que todos os anos promove reflexões relacionadas com a educação. A tarde está reservada para rodas de conversa sobre educação ambiental e abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O dia será encerrado com uma palestra sobre educação financeira, na Fundação FEAC.

Na quinta feira, 27, será dia de falar sobre política, com um curso de multiplicadores comandado pelo Fast Food da Política. O dia continua com um painel sobre a importância das pesquisas e dos dados educacionais para o avanço da educação brasileira; prevenção e violência no ambiente escolar; criatividade e inovação na educação. A noite do dia 27 está reservada para edição especial do Conecta Educação que abordará a importância do brincar no desenvolvimento infantil.

O tema juventudes será tratado na manhã do dia 28 de setembro, com a ação Educação Já. A programação da sexta-feira ainda terá uma oficina de capacitação e contação de histórias e lançamento de livros da Fundação Educar DPaschoal.

O compartilhamento de boas práticas pedagógicas entre escolas fecha a programação da Semana da Educação, na manhã do dia 29 de setembro, com a realização do Congresso de Práticas em Sala de Aula do ICLOC.

Semana da Educação

A Semana da Educação é um projeto do Programa Educação, da Fundação FEAC, que promove um calendário de eventos e convida a sociedade a prestigiá-lo. Todos são convidados a comparecer e se mobilizar em torno do tema educação.

Sobre o Programa Educação

O Programa Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Confira a programação completa em www.semanadaeducacao.org.br

Mais informações: (19) 3794 3512.