1ª Rodada Social estimula parcerias entre instituições e empresas socialmente responsáveis

(Por Laura Gonçalves Sucena)

Estimular a parceria entre empresas e instituições, abrir portas e estabelecer relações que gerem reconhecimento institucional, comunitário e social.  Assim foi a 1ª Rodada Social, iniciativa da Fundação FEAC em parceria com a Amcham Campinas, que teve como objetivo aproximar as Organizações da Sociedade Civil de empresas socialmente responsáveis.

Para abrir a Rodada, a gerente de Comunicação da Fundação FEAC, Vanessa Taufic Gallo Salomé, falou da importância de viabilizar investimentos para que projetos sejam capitalizados ou saiam do papel. “A expectativa era oportunizar parcerias entre o setor empresarial e as Organizações da Sociedade Civil. E essa relação começou a ser hoje estabelecida. É um primeiro momento de extrema importância para que o vínculo estabelecido renda frutos que resultem em alianças de grande impacto social’, comentou.

Durante a tarde de ‘negócios’, realizada na última quinta-feira, 26 de outubro, 21 instituições parceiras da Fundação FEAC tiveram a chance de apresentar seus projetos a cerca de 40 empresas associadas à Amcham. Dentre as iniciativas das proponentes, projetos nas áreas social, educacional e esportiva.

Para a representante do Centro de Educacão Especial Síndrome de Down, Eulanda de Mello Bruno, a oportunidade de apresentar o projeto foi especial. “Houve interesse no projeto e também falamos sobre outras formas de apoio. Saímos daqui com muitas portas abertas e temos duas agendas com empresas que querem destinar Imposto de Renda”, falou.

As representantes do Grupo Primavera, Lilian Gibin, do Centro Cultural Louis Braille, Carla Valente, e da Associação Beneficente Campineira (ABC), Raquel de Souza, elogiaram a iniciativa e falaram sobre a importância de fazer contatos com empresas para futuras parcerias. “É uma oportunidade ímpar porque falamos com pessoas disponíveis e conseguimos abrir as portas das nossas instituições para essas empresas”, acrescentou Lílian.

Para os representantes da Creche Menino Jesus de Praga, Carlos Lopes e Erwin Kriegel, a iniciativa garantiu acesso a novas fontes e parcerias. “Uma das dificuldades das instituições é angariar novos parceiros e a Rodada Social fez esse papel. A FEAC e a Amcham estão de parabéns. A iniciativa ainda foi muito positiva no que se refere às parcerias, não somente das empresas que vieram hoje, como de atuações cruzadas porque muitos empresários conhecem pessoas que podem nos auxiliar com o projeto da creche. São novas parcerias que irão surgir”, comentaram.

O projeto piloto da Rodada Social deu a oportunidade às empresas de fazerem contatos para futuros investimentos sociais privados e proporcionou às organizações a possibilidade de estabelecer novas parcerias que ampliem o impacto social de suas ações.

Responsabilidade Social

Adotar posturas, comportamentos e ações que promovam o bem-estar envolvendo o benefício da coletividade e o compromisso com pessoas e valores humanos. Pensando nesses valores, as empresas que participaram da Rodada Social puderam conhecer as instituições parcerias da Fundação FEAC e saber mais sobre os projetos desenvolvidos por elas.

“A ideia da Rodada Social foi excelente e esperamos que aconteçam outras iniciativas como esta. Só de conhecer o trabalho realizado por essas ONGs já valeu a visita. Muitos projetos nos chamaram a atenção e queremos conhecer mais as instituições. Estamos implementando a responsabilidade social dentro do grupo e queremos participar ativamente de projetos sociais. Queremos nos envolver e estar presentes”, falaram as executivas da Pro Outplacement e Staut RH, Lívia Galhardo e Vera Staut.

Sonia Karen Chapman, da Chapman Consulting, participante do Comitê Estratégico de Mulheres Executivas da Amcham, enalteceu a iniciativa. “Temos muitas empresas comprometidas com a responsabilidade social e vi aqui uma possibilidade de profissionalizar contatos. Há muitos projetos encantadores e vou procurar saber mais sobre vários deles”, falou.

O executivo Fabricio Novo, da Lenovo, destacou a importância da aproximação entre empresas e ONGs. “Faço parte do comitê da solidariedade da Lenovo e nossa empresa acredita no engajamento com causas sociais. Hoje vi projetos bem descritos e diretos e isso desperta nossa vontade de participar. Foi um dia muito produtivo”, ressaltou.

A representante da DHL Logística, Patrícia Dere, também gostou da Rodada. “Foi uma iniciativa incrível, com diversos projetos interessantes e necessários. A DHL é uma empresa preocupada com a responsabilidade social e já trabalha com projetos na área. Com o conhecimento que tivemos hoje acredito que novas parcerias irão acontecer”, destacou.

Parceria

Para a assessora técnica da Fundação FEAC, Marcela Doni, a parceria entre a Fundação FEAC e a Amcham surge como uma alternativa importante para que as empresas realizem seu engajamento comunitário de maneira efetiva e eficiente. “As empresas já adotam uma postura mais responsável em relação à sociedade, a responsabilidade social definitivamente passou a ser um assunto encarado como estratégico”, falou.

A parceria inédita da Fundação FEAC com a Amcham em nome da 1ª Rodada Social deve proporcionar novas rodadas para o próximo ano. A ideia é que as empresas se envolvam no compromisso responsável com a comunidade e com a sociedade.

Informações: (19) 3794.3544

 

2018-06-07T15:27:05+00:0030 de outubro de 2017|Categories: NOTÍCIAS|Tags: , |
X