(Por Laura Gonçalves Sucena)

Numa manhã repleta de atividades, os moradores do Campo Belo, região Sul de Campinas/SP, puderam aproveitar os espaços do bairro para se divertirem com a ação UrbanizARTE. Promovida pela Fundação FEAC, a iniciativa teve como objetivo promover a cidadania, o encontro entre as pessoas e o fortalecimento da identidade comunitária, por meio de diversas atrações artísticas, culturais e esportivas.

Para o presidente da Associação de Moradores do Jardim Dom Gilberto, Paulo Alberto, é preciso fazer regularmente um trabalho de pertencimento da população com relação à região. “As pessoas querem ficar nos seus territórios e um evento como esse supre a nossa carência. As crianças querem brincar aqui, precisam se divertir e hoje o dia está sendo muito produtivo”, elogiou.

O envolvimento da comunidade na elaboração das atividades também contribuiu para o sucesso da ação. “Contamos com a participação da população e também das lideranças comunitárias da região que opinaram sobre as atrações do dia e isso é muito importante porque significa o trabalho em conjunto”, contou a assessora técnica do Departamento de Assistência Social (DAS) da Fundação FEAC, Natália Valente.

Lincoln Moreira, gerente do DAS, explicou que a ideia do UrbanizARTE é promover um estreitamento de vínculos junto aos moradores. “Nossa ideia é criar uma convivência entre as pessoas e propiciar o fortalecimento dos laços comunitários. Queremos que essas atividades de esporte e lazer possam acontecer mais vezes e estamos, inclusive, estudando realizar uma nova atividade na região sul em julho”, pontuou.

Moradora local, dona Cida Lima participou ativamente do planejamento das atividades do UrbanizARTE. “Moro na frente da praça e a gente vê que tem espaço para ser aproveitado. Se nos unirmos e lutarmos juntos, conseguimos fazer melhorias para todos e mais manhãs como esse poderão acontecer, embora muitas coisas dependam do serviço público”, falou a comerciante, que elogiou a manhã esportiva-cultural.

Para a coordenadora do Distrito de Assistência Social – Sul, Maria Margarida Silva, promover a cidadania ativa e o pertencimento ao território garante o empoderamento da população. “As pessoas querem ter qualidade de vida no lugar onde vivem, ocupar os espaços públicos locais, querem ter esporte e lazer e é isso que está acontecendo hoje. Esta ação só vem trazer força para os moradores”, disse.

Atividades

Durante toda a manhã, houve campeonato de futebol, slackline –  o exercício consiste em se equilibrar em uma corda ou fita amarrada a uma certa altura do chão – oficinas de hip hop e zumba, atividades recreativas, palestras, rodas de conversa, dança e teatro.

O Centro de Voluntariado da Fundação FEAC também participou com um mutirão de limpeza no entorno da praça. Além dos voluntários, diversos moradores colocaram a mão na massa para ajudar nas tarefas. “Estou ajudando porque quero deixar o local mais bonito e com estrutura para meu filho brincar aqui. Temos que participar e dar o que podemos, afinal é o local onde moramos”, falou o comerciante Marcio de Souza.

Lilian Lima jogou damas, participou do hip hop, levou as crianças para brincar e adorou a apresentação de capoeira. “Melhor ainda seria se tivesse isso todos os sábados. Eu e minha família estamos adorando”, admitiu a dona de casa.

Entre uma oficina e outra, a criançada também aproveitou a manhã com muita disposição. Muitas participaram das oficinas de bolas de sabão, pintura de rosto e brincadeiras com balões. Pipoca e churros também fizeram a festa dos pequenos.

“Promovemos atividades para todos e nossa intenção era que a comunidade ocupasse os espaços públicos locais com manifestações de arte, cultura, esportes, recreação e lazer. A participação da população foi muito grande e um sucesso”, explicou a assessora técnica do DAS, Nadir Semenzin.

A ação contou com apoio de diversas instituições, como COMEC; Sorri Campinas; Obra São João Bosco; Associação Assistencial Bom Pastor; Associação dos Moradores, entre outras.

UrbanizARTE

O UrbanizARTE é uma ação do Programa FEAC Arte e Cultura que, em 2017, prioriza sua atuação nos territórios buscando incentivar e divulgar o trabalho das organizações da sociedade civil que desenvolvem ações de arte, cultura e esportes como estratégias meio para atendimento aos objetivos do serviço executado nas políticas públicas de Assistência Social, Saúde e Educação.

Ao logo do ano, serão promovidas intervenções UrbanizARTE nas cinco macrorregiões de Campinas.

FEAC Arte e Cultura é um programa da Fundação FEAC, desenvolvido pelo Departamento de Assistência Social, que tem como premissa valorizar e fomentar o desenvolvimento de ações socioculturais e esportivas como estratégia de convivência e fortalecimento de vínculos, enquanto direito fundamental de todos os cidadãos.

 

Saiba mais AQUI