Evento gratuito acontece no dia 24 às 19h no Sesi Amoreiras

A importância do brincar no desenvolvimento infantil. Esse é o tema do Conecta Educação que acontece no dia 24 de maio, às 19h, no teatro do Sesi Amoreiras. Especialmente pensado para compor a “A Semana do Brincar “, que acontece de 19 a 28 de maio, o evento visa despertar a reflexão e o debate sobre as brincadeiras como fator essencial no desenvolvimento da primeira infância (crianças até 6 anos), já que por meio do brincar se promove a liberdade de criação.

Para debater sobre o assunto, as pedagogas Eliana Pires e Patricia Bignardi Torres estarão presentes no Conecta. Eliana é professora universitária do curso de pós-graduação em educação infantil da UNISAL e possui ampla experiência como professora. Ela abordará teoricamente o tema.

Já Patrícia é especialista em educação infantil e pesquisadora da primeira infância. Ela atua como diretora pedagógica do Instituto Dona Carminha, organização da sociedade civil que recebe apoio institucional da Fundação FEAC através do Programa Primeira Infância em Foco (PIF). Ela apresentará as práticas do brincar que são desenvolvidas na instituição.

“Acreditamos na importância do brincar e no movimento e brincadeiras para um desenvolvimento infantil pleno, pois é através desse brincar que as crianças criam condições de desenvolver as suas capacidades, formam conceitos, criam suas hipóteses, selecionam ideias, estabelecem relações lógicas, integram percepções e se socializam”, explicou Patrícia.

Segundo ela, as educadoras no Dona Carminha procuram proporcionar momentos lúdicos e apresentam situações que dão valor às interpretações infantis, criando conflitos superáveis e estimulando o raciocínio. Assim, ajudam as crianças na construção e ampliação do repertório cultural e conhecimento de mundo.

Coisa séria

Segundo Adriana Aparecida Nunes da Silva, técnica de referência do Departamento de Educação e assessora técnica do Projeto Novo Olhar para a Primeira Infância da Fundação FEAC, a infância é um processo contínuo de mutação em que estágios de transformações emocionais, cognitivas, físicas, perceptivas e psíquicas, aguçam na criança um espírito de curiosidade. E é por meio de tentativas e descobertas, que a criança vai descobrindo o brincar desde o seu nascimento.

Estudos fundamentados revelam a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. A criança desde bebê brinca. Brinca com as pessoas, brinca com outras crianças, brinca com objetos. Interage, inventa, cria, significa, constrói.

A criança entende o mundo por meio da brincadeira e o corpo se manifesta em diversas linguagens e códigos que usa, seja através dos olhos, dos ouvidos, do nariz, da boca, da pele, da audição e de muitos outros mecanismos.

Falar do brincar como conduta livre, espontânea, que a criança expressa por sua vontade e pelo prazer que lhe dá, é falar dessa ação que ajuda a entender o mundo e a construir conceitos, que alcançam níveis cada vez mais complexos no processo de desenvolvimento infantil.

Semana do Brincar

A edição de maio do Conecta Educação compõe a Semana Mundial do Brincar 2018 que acontece, em versão local, de 19 a 28 de maio. Este ano, a Fundação FEAC contribui com a Semana Mundial do Brincar, que tem o objetivo de refletir e debater o brincar e sua importância no desenvolvimento da primeira infância.

A iniciativa está alinhada com a Semana Mundial do Brincar que desde 2009 é uma grande mobilização para sensibilizar a sociedade sobre a importância do brincar e a essência da infância.

Conecta

Com apoios da Fundação Educar DPaschoal e Iguatemi Campinas, o Conecta Educação faz parte do projeto Semana da Educação, que compõe o Programa Educação da Fundação FEAC. 

O Conecta Educação tem como objetivo discutir assuntos relevantes do atual cenário educacional com temas que devem nortear os eventos da 9ª Semana da Educação de Campinas, que está planejada para acontecer de 22 a 29 de setembro de 2018.

O Programa Educação é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe em projetos que contribuem para uma educação pública cada vez melhor, como pilar fundamental para o desenvolvimento da sociedade.

Serviço: Conecta Educação –  ‘A importância do brincar no desenvolvimento infantil’

Data: quinta-feira, dia 24 de maio

Horário: 19h

Local: Teatro Sesi Amoreiras (Av. das Amoreiras, 450 – Parque Itália)

Informações: (19) 3794-3512

Evento gratuito e aberto ao público, com vagas a serem preenchidas por ordem de chegada. Certificados de participação serão emitidos posteriormente a quem solicitá-los.