Notícias

Publicação do GIFE apresenta desafios e oportunidades para investimento social privado independente no Brasil

Publicação do GIFE apresenta desafios e oportunidades para investimento social privado independente no Brasil

Já está disponível para download o material Investimento Social Independente: Para Fortalecimento e Autonomia das Organizações da Sociedade Civil – uma publicação do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE), que conta com a Fundação FEAC entre suas associadas. A publicação traça o perfil e destaca o importante papel dessas entidades para a sobrevivência e atuação de diversas organizações da sociedade civil.

A publicação mostra o quão relevante e diverso é o campo de atuação do investimento social independente hoje em dia. De acordo com o estudo, o ISI é um subsistema de fundos e instituições fundamental para a sustentabilidade de entidades – que muitas vezes não encontram recursos em outras fontes. São atores dedicados ao apoio institucional, técnico e financeiro de diversas OSCs.

O material apresenta uma série de artigos produzidos especialmente para esta publicação por nove fundos independentes, fundações comunitárias e instituições gestoras de fundos para projetos. A seleção levou em consideração atores de grande expressão no investimento social independente. São eles: CESE, BrazilFoundation, Fundo ELAS, Fundo Brasil de Direitos Humanos, Fundação CASA, Instituto Rio, ICom, Fundação Tide Setúbal e Instituto Arredondar. Cada caso destaca alguma experiência ou desafio vivenciados por essas organizações como captação de recursos, capacitação e assessoria técnica ou relacionamento com entidades de base comunitária.