O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) firmou uma parceria inovadora com o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE). Pelo documento, assinado no final de abril, as duas organizações se comprometem a colaborar em áreas fundamentais para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil.

Com a parceria, o CBVE – que reúne empresas, confederações, institutos e fundações empresariais –, assume o compromisso de mobilizar o setor privado e seus recursos para ir além do voluntariado empresarial, buscando apoio voluntário a projetos da ONU por meio da produção de conhecimento, monitoramento do investimento social das empresas que favoreçam a mobilização em programas de voluntariado da sociedade civil e acompanhamento da contribuição do voluntariado.

“Essa parceria é fundamental porque a grande maioria das entidades associadas ao CBVE já assinaram os seus compromissos planetários (ODS), e nós, gestores de voluntariado, em parceria com o UNV, estaremos contribuindo para o desenvolvimento das metas”, afirma Lilian Paparella, membro do Comitê Gestor do CBVE e representante da Itaipu Binacional.

O Programa de Voluntários das Nações Unidas (UNV) contribui para a paz e o desenvolvimento em todo o mundo por meio do voluntariado. Os voluntários se beneficiam com a experiência adquirida, o engajamento e a participação, ao passo que contribuem para uma sociedade mais justa e igualitária, fortalecendo a confiança, a solidariedade e a reciprocidade entre as pessoas.

Todos os anos, mais de 7 mil mulheres e homens, de mais de 170 nacionalidades e com grande experiência profissional, servem como voluntários da ONU em mais de 140 países. Eles contribuem para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: reduzindo a pobreza, fomentando a governança democrática, promovendo políticas ambientais, fortalecendo recursos para prevenir e responder a crises e lutando contra o aumento de doenças como o HIV/AIDS.

O CBVE tem por propósito a promoção e o desenvolvimento do voluntariado empresarial tanto dentro quanto fora do país, proporcionando um espaço de construção coletiva e diálogo para os seus associados.

Fonte: Nações Unidas no Brasil