PRIMEIRA INFÂNCIA EM FOCO

Criado em 2013, o então Educação: Conquista Coletiva, hoje programa Primeira Infância em Foco (PIF), tem como objetivo direcionar esforços às entidades de Educação Infantil, considerando que o público atendido por estas instituições está em uma fase de extrema relevância no conjunto da vida humana.

O objetivo é contribuir com as entidades de Educação Infantil parceiras da FEAC para estruturarem e qualificarem iniciativas com vistas à participação efetiva da família no desenvolvimento da criança de zero a três anos.

Etapas do Programa:

  • Preparação – Divulgação e Sensibilização, Encontros Formativos e Assessorias (elaboração do diagnóstico e do projeto)
  • Processo de Seleção – Edital, Recebimento e Seleção dos Projetos
  • Execução dos Projetos – Assessoria Financeira e Técnica in loco

O programa atua no desenvolvimento infantil integral e integrado, com vistas ao envolvimento efetivo da família nesse processo.

Está organizado em três edições, 2014 a 2019, com duração de 02 (dois) anos cada até a cobertura 100% das creches parceiras da Fundação FEAC.

Ao ofertar o programa para todas as instituições de educação infantil (zero a três anos de idade) parceiras, a Fundação FEAC reitera seu compromisso com a Primeira Infância.

Na 1ª Edição (2014/2015) as entidades apoiadas foram:

Contempladas na 2ª Edição 2016/2017 (em andamento)

Todas as instituições participantes, desde a 1ª edição, a cada 2 (dois) anos, realizam a aplicação do instrumental “Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – IQEI”, autoavaliação necessária para elaboração de diagnóstico atualizado de necessidades. Fundamentadas no panorama gerado, as instituições são, durante o lançamento de cada edição, estimuladas a propor projetos candidatos ao apoio do Programa. Aquelas que já tiveram seus projetos contemplados têm oportunidade de avaliar o impacto dos investimentos realizados e continuar a definir novas prioridades em seus planejamentos.

Relatório  1ª edição 

2 Comments

  1. […] o interesse da FEAC em participar da Rede Nacional Primeira Infância surgiu quando foi lançado o Programa Educação: Conquista Coletiva, que tem como objetivo investir em iniciativas que promovam o desenvolvimento infantil. “Quando a […]

  2. […] à FEAC, reuniram-se, no último 02 de dezembro, na sede da Fundação FEAC, com a equipe do Programa Educação: Conquista Coletiva (ECC) para discutir as ações, a serem promovidas no próximo ano, com vistas ao fomento da […]