PROGRAMA VOLUNTÁRIO

Perguntas Frequentes.

1. Como a Fundação FEAC pode me auxiliar a ser um voluntário?

Regularmente, a Fundação FEAC realiza encontros gratuitos com o objetivo de auxiliar e preparar pessoas que desejam atuar voluntariamente em instituições do Terceiro Setor. Nesses eventos, são apresentadas informações gerais sobre trabalho voluntário. É neste espaço que são também sanadas quaisquer tipos de dúvidas sobre a atuação voluntária.

Ao final do encontro, o participante recebe um certificado de participação e ainda um boletim onde são disponibilizadas as necessidades das entidades que pertencem ao rol de conveniadas à FEAC. Confira o Boletim Voluntários no menu superior.

2. Como faço para participar do Encontro de Mobilização ao Trabalho Voluntário? O evento é pago?

Para participar, basta que o interessado escolha a data para comparecimento na reunião de acordo com o cronograma previamente definido pela Fundação FEAC.

As inscrições podem ser realizadas clicando aqui ou através do telefone (19) 3794-3544. As confirmações de inscrições serão feitas por e-mail ou telefone dias antes do encontro em que o candidato optou por participar.

Os encontros são gratuitos, com duração média de 1h30. A Fundação FEAC se reserva o direito de cancelar encontros que não atinjam o número mínimo de inscritos para a oportunidade.
Confira a relação de encontros programados para este ano:

Data

Dia da semana

Horário

21/01

Quinta-feira

18h30

13/02

Sábado

09h

01/03

Terça-feria

15h30

17/03

Quinta-feira

18h30

02/04

Sábado

09h

20/04

Quarta-feira

15h30

07/05

Sábado

09h

24/05

Terça-feira

18h30

09/06

Quinta-feira

15h30

25/06

Sábado

09h

14/07

Quinta-feira

18h30

27/07

Quarta – feira

15h30

13/08

Sábado

09h

25/08

Quinta-feira

18h30

14/09

Quarta – feira

15h30

29/09

Quinta – feira

18h30

15/10

Sábado

09h

26/10

Quarta – feira

15h30

10/11

Quinta – feira

18h30

26/11

Sábado

09h

10/12

Sábado

09h

3. Posso escolher onde quero atuar?

Sim, é você quem escolhe onde atuará voluntariamente. Depois de elencar a entidade beneficente, basta que o voluntário entre em contato com o coordenador de voluntários da organização selecionada, agende uma visita para conhecer a instituição e converse sobre a possibilidade da realização de seu trabalho voluntário.

4. Qualquer pessoa pode ser voluntária?

Sim, basta ter vontade de realizar uma ação voluntária e disponibilizar algum tempo para isso.

5. A ação voluntária é somente presencial?

Há possibilidade de optar por ações/trabalhos que venham a ser desenvolvidos à distância, mas esta possibilidade só é possível dependendo da atividade e da necessidade da instituição.

6. Qual a idade mínima para ser voluntário?

Embora a Lei do Serviço Voluntário não mencione idade mínima, a recomendação é que o trabalho voluntário seja realizado a partir dos 16 anos, com a autorização dos pais ou responsáveis que devem assinar um termo de adesão ao serviço voluntário. De qualquer forma, as ações solidárias podem ser incentivas em qualquer idade.

7. Quanto tempo preciso disponibilizar para o trabalho voluntário? Posso escolher dia e horário?

É o voluntário quem define o tempo que pode ou quer disponibilizar, em concordância com a necessidade da organização escolhida.

Combine esses horários diretamente com o coordenador de voluntários da entidade.

É importante ressaltar, entretanto, que a maioria das entidades funciona de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Normalmente o voluntário doa entre quatro e oito horas semanais.

8. Posso alterar minha programação mesmo depois de ter me comprometido com a entidade em determinados dias e horários?

Sim, é possível que você mude sua agenda. Mas é essencial que a mudança seja previamente comunicada ao coordenador de voluntários da entidade, porque uma vez estabelecida a parceria, a instituição conta com seu trabalho que passa a fazer parte da programação, dos desafios, das metas a serem atingidas pela organização. Sua ausência, se não comunicada previamente, certamente comprometerá o andamento dos trabalhos.

Você não é remunerado, mas tem um compromisso com a entidade e ela com você!

9. Como posso escolher a instituição?

Para essa escolha, leve em consideração aspectos como o quanto você se identifica com o segmento de atuação e o serviço prestado pela entidade, seu interesse pelo trabalho solicitado pela instituição, a facilidade de acesso ao local e a sua disponibilidade quanto aos horários exigidos etc.

10. Qual o trabalho que posso realizar?

A atuação voluntária precisa ser prazerosa, trazer satisfação pessoal. Procure trabalhar no que mais lhe agrada: cantar, contar histórias, cozinhar, conversar, ouvir, ensinar, praticar esporte, mobilizar, escutar, organizar… As possibilidades são inúmeras.

11. Posso conhecer a instituição antes?

Esse conhecimento prévio é importante para que você possa conhecer não apenas o espaço físico, mas também a proposta de trabalho, o planejamento das atividades e a equipe técnica responsável que atua na entidade.

12. As instituições oferecem alguma ajuda de custo?

Normalmente não é oferecido qualquer tipo de ajuda de custo. Em algumas situações, a entidade pode, dentro de suas possibilidades, oferecer ao voluntário algum auxílio para transporte, mas isto deve ser pactuado no início do trabalho e registrado no Termo de Adesão ao Serviço Voluntário.

13. Preciso assinar algum contrato?

Todo voluntário deve assinar um Termo de Adesão com informações referentes à disponibilidade de dias e horários de trabalho e ainda detalhes das atividades que serão desenvolvidas pelo voluntário dentro da instituição, conforme preconiza a Lei do Voluntariado. Esse documento deve ser assinado pelo voluntário e por um representante da instituição na presença de duas testemunhas. Ao se desligar da entidade, é necessário que um termo de desligamento seja elaborado e assinado também pelo voluntário e por um representante da organização, conforme consta na mesma lei.

14. É preciso ter alguma formação profissional para ser voluntário?

Não. Há um trabalho voluntário adequado para cada pessoa. Algumas vagas exigem conhecimento técnico específico, mas, em geral, basta ter vontade de ajudar para ser voluntário.

15. Como faço para levar o Encontro de Mobilização ao Trabalho Voluntário para minha escola / instituição / empresa?

Entre em contato com o Programa Voluntários pelos telefones (19) 3794-3544 ou pelo e-mail: voluntarios@feac.org.br.

Se a sua dúvida não foi esclarecida, clique aqui e envie seu questionamento por e-mail.