“Educação e inclusão: o uso da tecnologia assistiva” é o tema do Encontro Mensal do Compromisso Campinas pela Educação (CCE) que acontece no dia 31 de agosto, quinta-feira, às 19h, no auditório da Fundação FEAC (Rua Odila Santos de Souza Camargo, 34, Jardim Brandina, Campinas/SP).

Sonelise Auxiliadora Cizoto, pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Tecnologia Assistiva e autora de livros didáticos, será a palestrante da noite e falará sobre o termo ainda novo que é usado para identificar recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e promover autonomia.

A pesquisadora defende que a tecnologia assistiva pode ser usada na educação não só por alunos com deficiência, mas também por crianças que não possuem deficiência, mas sim dificuldades de aprendizado. “Todo mundo tem sua especificidade. Se eu fizer algo para um aluno cego aprender matemática, será que isso não serve para quem enxerga que pode se identificar com aquele recurso ou metodologia diferente? Este tema nos leva a pensar que os recursos podem ser usados independentemente da deficiência, e podem ser oferecidos para todos”, defendeu.

Sonelise ainda vai abordar boas práticas da implementação e desenvolvimento da tecnologia assistiva em escolas e falar sobre a importância do professor se interessar, pesquisar e estudar sobre os recursos e metodologias que podem ser usadas em sala de aula. “O fato das crianças com deficiência chegarem nas salas de aula tirou o professor da zona de conforto, já que ele precisou se preparar e ter conhecimento para receber esses alunos. Os recursos da tecnologia assistiva estão aí e o educador não pode se intimidar em usá-los”, afirmou.

Segundo Sonelise, a tecnologia assistiva também deve ser acessada e discutida por toda a sociedade organizada. “A iniciativa da FEAC em discutir este assunto já é uma ação importante e valiosa para dar visibilidade à tecnologia assistiva. Hoje, um quarto da população brasileira possui algum tipo de deficiência e a tendência é que esse número aumente, já que a população está envelhecendo. Então em algum momento, todos precisarão de algum recurso relacionado com a tecnologia assistiva, seja para enxergar, andar ou comer“, explicou.

Encontros Mensais

Com o objetivo de evidenciar e promover debates e reflexões sobre temas atuais e relevantes da área educacional, os Encontros Mensais do CCE já se tornaram referência para o público que prestigia o calendário de palestras voltadas ao tema e causa Educação. Educadores e demais interessados são presenças constantes nos Encontros, que são realizados geralmente na última quinta-feira de cada mês. O evento é gratuito e aberto ao público. As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de chegada. Certificados são emitidos posteriormente a quem solicitá-los.
Neste ano, os Encontros Mensais serão eventos preparatórios para a 8ª edição da Semana da Educação de Campinas que acontecerá de 28 de setembro a 4 de outubro e terá como tema “Possíveis caminhos, soluções possíveis”.

Informações: (19) 3794 3512 ou [email protected]