Mobilização para Autonomia

O Programa Mobilização para Autonomia surgiu em 2015, após a realização de uma pesquisa sobre o Panorama da Pessoa com Deficiência no município de Campinas que resultou em um Guia.

O resultado deste estudo e suas recomendações deram subsídios ao Programa em 2016, cuja premissa é ativar processos de melhorias públicas, bem como empreender com suas ações o fortalecimento e conhecimento sobre os direitos das pessoas com deficiência, ao trabalhar os eixos de formação, incidência e comunicação.

Formação
Durante o ano de 2016 foram realizados dois módulos de formações. O Módulo I abordou o Marco Legal da Inclusão das pessoas com deficiência; políticas públicas de assistência social, educação e saúde e o atendimento às pessoas com deficiência; sistema de garantia de direito de fluxo de notificação no município de Campinas. A “Abordagem das Famílias das Pessoas com Deficiência”; “Inclusão no Mercado de Trabalho – sua metodologia e emprego apoiado” e o Envelhecimento das Pessoas com Deficiência”. Já o Módulo II, destacou o tema “Introdução à Lei Brasileira de Inclusão dos Direitos da Pessoa com Deficiência” e no mês de outubro o “Atendimento Educacional Especializado”.

Incidência
Participação em 26 atividades entre reuniões, palestras, fóruns e assessorias; distribuição de 600 exemplares da Lei Brasileira de Inclusão; distribuição de 1.500 exemplares do Panorama da Pessoa com Deficiência no município de Campinas; e publicação da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) Comentada, envolvendo 25 especialistas no tema.

Comunicação
Boletim Informativo Veiculação trimestral com artigos e matérias AbrilJulhoDezembro
Campanha PublicitáriaReveja seus Conceitos

A campanha publicitária surgiu da parceria entre o programa Mobilização para Autonomia, a agência SALA e as Faculdades de Campinas, FACAMP, por intermédio dos alunos do 2º ano do curso de Propaganda e Marketing.

Esta iniciativa tem como objetivo central dar visibilidade às pessoas com deficiência, por meio da divulgação das peças criadas em diversas mídias como rádio, TV, outdoors, jornais, portais e sites.

Acesse o vídeo AQUI

Novas Ações para 2017
Em 2017, o Programa Mobilização para Autonomia seguirá com novos direcionamentos à acessibilidade e estudos técnicos, e ainda dará continuidade aos três trabalhos de 2016 – formação, incidência e comunicação.