(Por Laura Gonçalves Sucena)

Estimular a adoção de práticas conscientes em relação à saúde, informar sobre os direitos sexuais e reprodutivos e ainda alertar sobre qualquer tipo de abuso ou violência sexual. Com esses objetivos, adolescentes capacitados pelo projeto “Jovens Mobilizadores/as dos Direitos Sexuais e Reprodutivos”, que faz parte do Programa Juventudes da Fundação FEAC, estão visitando escolas e instituições para uma conversa com estudantes da mesma faixa etária.

A iniciativa visa fortalecer e ampliar as ações dos jovens mobilizadores capacitados durante o primeiro ano do projeto (saiba mais aqui), nos territórios das regiões Leste, Sudoeste e Norte de Campinas/SP. A ideia é falar sobre prevenção em saúde sexual e reprodutiva e incidência política na tentativa de incluir a Educação Integral em Sexualidade no Projeto Político Pedagógico das unidades escolares e de organizações da sociedade civil.

De acordo com o consultor da Reprolatina e coordenador do projeto, Rodrigo Correia, alguns jovens mobilizadores estão, especialmente neste mês, realizando pontuais ações em razão do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente, lembrado em 18 de maio. “Nosso objetivo é realizar ações de informação, educação, prevenção e mobilização nas escolas, instituições e outros espaços que tenham adolescentes e jovens. Além disso, convidamos todas as pessoas que trabalham com crianças e adolescentes para assumirem o cuidado, proteção e garantia de seus direitos”, explicou.

“Falar sobre prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez na adolescência está diretamente ligado ao dia 18 de maio. Não podemos ficar em silêncio sobre a questão da violência sexual. Muitas vezes esses atos acontecem em ambientes domésticos e familiares e todos precisam ser sensibilizados. Nesses encontros, os jovens mobilizadores alertam sobre a temática e a importância de denunciar”, completou o líder do Programa Juventudes, Lincoln Moreira.

Resultado de uma parceria entre Fundação FEAC e Reprolatina, o projeto “Jovens Mobilizadores/as pelos Direitos Sexuais e Reprodutivos” visa contribuir na diminuição de vulnerabilidades de jovens, em especial da gravidez não planejada, de doenças sexualmente transmissíveis (DST/HIV-Aids), violência e bullying.

Encontro entre jovens

Durante recente encontro ocorrido no Centro Espírita Allan Kardel (CEAK) – Educandário Eurípedes, os jovens mobilizadores Richard Giovani, Vitória Gomes Cunha e Bernardo Nascimento, apropriados da missão de replicar conhecimento em suas comunidades, falaram sobre a diferença entre abuso e exploração sexual, além das doenças sexualmente transmissíveis e da importância de se falar sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescente.

“O abuso e a exploração estão inseridos no contexto da violência sexual. No abuso, a criança ou adolescente são instrumentos da gratificação sexual de um adulto, que induz ou força a prática sexual. Já a exploração, pressupõe uma relação que envolve pagamento, favores ou presentes e o sexo é utilizado como moeda de troca”, explicaram os jovens mobilizadores.

Separados em grupos, os adolescentes participaram de dinâmica com o estudo de três casos que lembram situações ocorridas na vida real. Um dos casos expôs a situação de uma menina que sai de casa para ir numa festa com bebidas, drogas e sexo. No outro, um menino pede para a namorada enviar nudes e as fotos vazam para toda a escola. Já a terceira situação é sobre um adolescente que começa a voltar do seu treino de ginástica cabisbaixo e sem vontade.

“Propomos essas dinâmicas pensando em situações que realmente acontecem no nosso dia a dia e o objetivo é discutir essas questões e saber como eles agiriam diante delas; o que pode ser feito para evitar; e o que a lei diz sobre isso”, explicou a jovem Vitória.

Para a coordenadora técnica da assistência social do CEAK, Silmara Quintana, o encontro entre os jovens mobilizadores e os da instituição garante uma conversa mais fluida. “Eles se entendem e é preciso ter informações para além dos muros da instituição. São outros olhares, experiência e vivências que discutem um tema tão presente na vida da nossa comunidade e que muitas vezes passa desapercebido, e isso compõe o tecido social. Essa discussão é essencial para que de fato esses jovens possam tomar conta deles próprios e imprimir em suas vidas a autonomia tão desejada”, comentou.

Larissa Helena Simões, que participa do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do CEAK, aprovou o encontro. “Foi esclarecedor, principalmente porque acredito que a data de 18 de maio ainda não é muito conhecida. É preciso falar mais sobre abuso e as diversas formas que ele pode ser praticado”, relatou

Encontros de jovens mobilizadores e seus pares acontecerão durante todo o ano de 2018 em escolas e entidades sociais visando o aumento da rede de informações sobre temas de interesse da juventude.

Programa Juventudes

O Programa Juventudes é uma iniciativa da Fundação FEAC que investe na criação de espaços de participação e aprendizado social, autogeridos por jovens, com o intuito de incentivar o protagonismo juvenil propositivo e engajado com o desenvolvimento social.

Saiba mais: https://www.feac.org.br/juventudes/ 

www.reprolatina.org.br