(Por Ingrid Vogl)

Como um verdadeiro mosaico montado a partir de vários elementos, o jornal Satélite Hoje é desenvolvido com a contribuição de diversos equipamentos públicos e privados que atendem moradores do bairro Satélite Íris, formando assim uma grande rede de apoio que tem como objetivo engajar a comunidade nos assuntos relacionados ao território onde vive.

Organizado e publicado pela unidade Satélite Íris I do Projeto Gente Nova (Progen), entidade parceira da Fundação FEAC, o jornal possui matérias de interesse da comunidade, divulga serviços existentes na região e serve como meio de utilidade pública para os moradores, que rapidamente repassam as informações e compartilham o material. São 1 mil exemplares distribuídos a cada três ou seis meses.

Para compor as matérias do Satélite Hoje, escolas, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da região, entidades assistenciais, Centro de Saúde, e o próprio Progen elaboram textos para as edições do jornal. A quantidade de matérias que chegam para compor cada número do periódico é tão grande, que a equipe que cuida da edição, revisão e diagramação do jornal precisa fazer uma triagem para a publicação dos textos.

Engajamento

A circulação do Satélite Hoje faz parte da estratégia do Progen Satélite Íris de promover a sensibilização da comunidade para cuidar do bairro, que é o principal objetivo da entidade. Hoje são atendidas 870 pessoas na unidade por meio dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (6 a 14 anos) e o Centro de Convivência Inclusivo e Intergeracional.

Em 2017 o tema que norteia o trabalho da entidade é relacionado ao empoderamento da comunidade pelo território: “Reconhecer, cuidar e transformar: nossa comunidade, nossa história”. Segundo Ricardo das Chagas Chaves, coordenador técnico do Progen Satélite Íris I, apesar do bairro ter 50 anos de existência, a população é transitória, com média de cinco anos de residência no local e vinda principalmente do Nordeste do país.

Dentro deste contexto, há uma tendência dos moradores focarem muito em reclamações relacionadas à vulnerabilidade e falta de estrutura do bairro. E de acordo com Ricardo, o jornal é justamente um dos meios adotados para sensibilizar a população para que conheça e ressignifique a história do território e assim, perceba que é possível reivindicar e alcançar melhorias para o bairro.

“O jornal tem o papel de justamente ampliar e potencializar o que há de bom no território e incentivar a comunidade a conhecer, utilizar e cuidar da rede de serviços da região. Assim, as pessoas se reconhecem dentro desse espaço e conseguem autonomia para lutar por mais direitos, por mais serviços”, analisou o coordenador da entidade.

Segundo Alann Scheffer Oliveira, assessor social do Departamento de Assistência Social da FEAC, a articulação que existe na região do Satélite Iris é potencializada por ações dos equipamentos públicos e privados. “Enquanto entidade de assistência social no território, o trabalho do Progen tem grande relevância, pois além de contribuir para o sentimento de pertencimento e modificações nas experiências dos lugares, propicia o fortalecimento dos vínculos comunitários. Portanto, mesmo o Satélite Iris apresentando grandes índices de vulnerabilidades, reconhece-se que neste lugar há muitas potencialidades”, avaliou.

Rede de colaboradores

Criado há cerca de cinco anos, a primeira tiragem de 2017 do jornal comunitário foi publicada recentemente em mais uma edição do Comunidade em Ação, que é um evento promovido pela rede de serviços da região do Satélite Íris com várias atividades destinadas à população local. A demora para a publicação tem um bom motivo, já que o Satélite Hoje está com um novo layout, mais colorido e informal.

Segundo Aline Alves, pedagoga do Progen, o intuito é atrair mais leitores com uma proposta de interatividade, principalmente as crianças, com a inserção de passatempos como cruzadas e gêneros como poemas que são feitos pelos próprios atendidos na instituição

“Algumas matérias do jornal são feitas em conjunto com os educandos e nosso intuito é ampliar cada vez mais a participação das pessoas no Satélite Hoje”, disse Aline. Com participação garantida na publicação, a Escola Estadual Professora Rosina Frazzato dos Santos é sempre pauta de textos que divulgam o trabalho pedagógico e as diversas ações da escola.

“Esta parceria é muito importante e valorizada por nós, pois dá visibilidade ao que desenvolvemos e ultrapassa os muros da escola. Toda a comunidade sempre aguarda as edições e isso também acaba nos aproximando dos moradores, que ficam orgulhosos de se verem no jornal e acabam desenvolvendo mais respeito e admiração pelos equipamentos que oferecem os serviços dentro do bairro”, avaliou Cláudia Nobre Marques Ortolan, coordenadora pedagógica da escola.

Segundo ela, matérias do jornal sempre são abordadas nas reuniões de pais, onde a publicação também é distribuída. Por enquanto, os textos são escritos pelos profissionais da escola, mas em breve os alunos devem assumir esta tarefa, já que o grêmio estudantil reivindicou esta responsabilidade. “Os assuntos e informações para as pautas serão discutidas em assembleias de classe que pretendemos fazer”, planejou Cláudia.

Para a finalização e publicação do jornal, um grupo de educadores do Progen é responsável pela triagem, edição, revisão e diagramação do material. Todo o processo de produção ainda conta com parceiros da emissora EPTV, que desenvolve junto à entidade o projeto Com.Você.

Definitivamente, o Satélite Hoje é um veículo eficaz de comunicação dentro de sua região que alia o trabalho em rede de instituições diversas que atendem o bairro e permite que os moradores se apropriem do que acontece em seu território.

Saiba mais sobre o Progen: www.progen.org.br